Qual a diferença entre o artigo de opinião e o científico?

Perguntado por: Márcio Rafael de Morais  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Raul Sperotto, os artigos de opinião são produzidos com base em dados já publicados, o que os diferencia dos artigos científicos originais. “Os dados inéditos de uma pesquisa devem ser publicados em artigos originais.

Qual a diferença entre Artigo acadêmico e científico?

Diferença entre artigo acadêmico e artigo científico

Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos os artigos de revisão e os artigos originais. Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, além de respeitar o método científico ao buscar conclusões em respostas.

O que é um artigo científico de opinião?

O que é um artigo de opinião:

O artigo de opinião se caracteriza por ser um texto argumentativo, ou seja, ao escrever, o autor demonstra quais são as razões que o levam a ter aquela opinião. Isso é feito com o objetivo de convencer o leitor do seu ponto de vista.

Qual a diferença de um artigo de opinião?

O artigo de opinião é um tipo de texto que circula em jornais, sites e revistas e que tem um objetivo bastante definido: apresentar uma opinião sobre um determinado assunto (de relevância social), porém, assim como o texto dissertativo-argumentativo, não é suficiente que o autor apenas inclua seu ponto de vista no ...

Quais são as principais características de um artigo científico?

Um bom artigo científico apresenta claramente o propósito do trabalho, dá uma justificativa plausível para o que levou o autor a escolher determinado tema, explicitando qual é a relevância dele para a comunidade acadêmica. ... O autor deve dissertar sobre o que tem ligação direta com a sua pesquisa.

Existe alguma diferença entre Artigo de OPINIÃO e Artigo CIENTÍFICO?

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a função de um artigo de opinião?

Um artigo de opinião consiste em um texto do gênero argumentativo que tem o objetivo de expor uma ideia sobre determinado assunto e, com isso, convencer o leitor.

O que é um artigo de opinião exemplo?

Todo artigo de opinião apresenta o ponto de vista (a opinião) de quem o escreve. Neste exemplo, altos funcionários africanos da Organização das Nações Unidas (ONU) assinam um artigo com duras críticas à violência policial contra populações negras.

Quais são as partes de um artigo?

Estrutura do artigo científico
  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome dos autores. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e Abstract. ...
  5. Palavras-chave e Keyword. ...
  6. Conteúdo do artigo científico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

Como se faz um artigo de opinião?

Como escrever um artigo de opinião?
  1. Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto.
  2. Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes.
  3. Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução.

O que é um artigo científico acadêmico?

O que é um artigo científico? Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

O que é um texto acadêmico científico?

Texto científico. Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. ... Os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (NBR 6022).

O que diferencia um texto acadêmico?

O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.

Como iniciar um artigo exemplos?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como deve ser a introdução de um artigo de opinião?

Na introdução, apresente o tema e diga por que é importante pensar sobre ele. No desenvolvimento, assuma a sua posição. Expondo os seus argumentos, esclareça se você é a favor ou contra e o que pensa sobre o tema. Ainda no desenvolvimento, contra-argumente.

Quantas linhas tem que ter um artigo de opinião?

Portanto, recomenda-se o mínimo de três parágrafos, um para cada etapa, sendo que a de desenvolvimento pode ser dividida em dois, um para cada argumento, totalizando quatro parágrafos.

Quais são as divisões do corpo de um artigo científico?

A estrutura geral de um artigo é composta pelas seções Resumo, Introdução, Materiais e Métodos (também chamada de Metodologia), Resultados, Discussão e Conclusão, nessa ordem de apresentação. Abaixo seguem diretrizes de cada uma das seções de um artigo científico.

Qual a ordem de um artigo científico?

Uma estratégia recomendada é escrever o seu artigo na seguinte ordem:
  1. Materiais e Métodos.
  2. Resultados. Essas duas seções podem ser escritas primeiro, conforme você esteja fazendo os seus experimentos e coletando os resultados.
  3. Introdução.
  4. Discussão.
  5. Conclusão. ...
  6. Título.
  7. Resumo.

O que são as seções de um artigo?

Usualmente, os artigos científicos são organizados contendo as seguintes seções principais: Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Resultados & Discussão e Conclusões.

O que é artigos exemplos?

Os artigos também têm a função de ajudar a identificar o gênero (feminino e masculino) e o número (singular e plural) dentro de uma frase. Exemplos: o dó; a alface; a cal; o ônibus; os ônibus; umas mulheres; a mulher.

Qual o objetivo principal do artigo?

O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados ...

O que é o objetivo de um artigo?

Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa. Para fins acadêmico, ele é considerado uma fonte importante que vai contribuir e disseminar a democratização do conhecimento.

Como iniciar a introdução de um artigo?

Na introdução (parte inicial do texto, Quadro 1), deve conter a apresentação concisa do assunto (objeto de estudo) abordado e sua contextualização com a realidade; devem constar, também, “a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.” (ASSOCIAÇÃO ...

Como fazer um artigo fácil?

Confira os passos para fazer um artigo:
  1. 1 – Determine o tema (abrangente) do seu artigo. ...
  2. 2 – Pesquise o mercado para o tema que você selecionou. ...
  3. 4 – Crie um título atrativo para o seu artigo. ...
  4. 5 – Comece a escrever. ...
  5. 6 – Escreva a introdução do seu artigo. ...
  6. 7 – Escreva a conclusão do seu artigo. ...
  7. 8 – Revise todo o seu artigo.

O que se escreve na introdução?

Confira os 4 pontos essenciais da introdução:
  1. Apresentação do tema. Apesar de iniciar o texto, a introdução não tem necessariamente de ser escrita primeiro. ...
  2. Delimitação do assunto tratado. ...
  3. Esclarecimento do objetivo. ...
  4. Organização das ideias.

O que caracteriza um texto acadêmico?

O texto acadêmico tem como finalidade discutir uma temática em estudo durante a formação profissional em determinada área ou curso. Utiliza uma linguagem clara e objetiva, dissertando sobre um objetivo ou problema de autoria do estudante ou então, recomendada por um professor.

Artigo anterior
Qual pensador da qualidade idealizou o diagrama Causa-efeito?
Artigo seguinte
O que significa a santa preta?