Qual a diferença entre melanoma e carcinoma?

Perguntado por: Salvador Matheus Fonseca de Loureiro  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Qual a diferença entre carcinoma e melanoma? Os carcinomas são tumores que se originam de células da pele, enquanto o melanoma é um tumor que tem origem a partir dos melanócitos (células produtoras de melanina), que são substâncias responsáveis pela pigmentação da pele.

Qual é o tipo de câncer de pele mais perigoso?

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Que tipo de câncer é o carcinoma?

Carcinoma – Câncer que começa na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos. Existe um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.

Qual é o câncer de pele Não-melanoma?

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide. Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica.

Quais são os 4 tipos de melanoma?

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

Qual a diferença entre tumor maligno e tumor benigno?

42 questões relacionadas encontradas

Qual mais perigoso melanoma ou carcinoma?

O que é mais grave: carcinoma ou melanoma? De maneira geral, o melanoma é um tumor mais agressivo por apresentar maior risco de se disseminar da pele para outros órgãos, mesmo com lesões pequenas, quando comparados aos carcinomas de pele.

Qual o melanoma mais grave?

Melanoma lentigo maligno

Geralmente, ele surge em áreas mais expostas à radiação ultravioleta, como rosto, pescoço, couro cabeludo e dorso das mãos. O melanoma lentigo maligno começa como uma mancha plana na pele, normalmente nas cores marrom ou preta, e que possui margens irregulares, com diversos pontos escurecidos.

Como saber se o melanoma é benigno ou maligno?

Quais as formas de detectar precocemente um melanoma maligno? A detecção precoce para encontrar um tumor na fase inicial possibilita maior chance de tratamento bem-sucedido. Ela pode ser feita por investigação de exames clínicos e laboratoriais por meio de biópsia e a dermatoscopia, levando em conta o aspecto da lesão.

Como é chamado o câncer de pele benigno?

- Lipoma: É um tumor benigno presente no subcutâneo, constituído por um acúmulo de células de gordura (adipócitos). Na maioria dos casos, o lipoma é totalmente assintomático e não necessita de nenhum tratamento, a não ser que ele seja esteticamente incômodo ou provoque dor.

Qual o tipo de câncer de pele que não tem cura?

Na maioria dos casos, o melanoma metastático não tem cura, por isso é importante detectar e tratar a doença o quanto antes. Embora não tenha cura, o tratamento do melanoma avançado evoluiu muito nas últimas décadas; hoje já é possível viver por mais tempo e com mais qualidade, controlando a doença em longo prazo.

Quando o carcinoma é perigoso?

Se você tem uma lesão suspeita para um carcinoma escamocelular da face, ela deve ser tratada o quanto antes. Seu perigo maior é que ele cresça a ponto de destruir estruturas importante do rosto, ou que se espalhe pelo pescoço e torne o controle da doença mais difícil.

Quais são os 4 graus do carcinoma?

Classificação em graus do tumor:
  • Gx = grau não pode ser avaliado (grau indeterminado)
  • G1 = bem diferenciado, semelhante ao tecido original (baixo grau)
  • G2 = tecido maligno moderadamente diferenciado (grau intermediário)
  • G3 = tecido maligno pouco diferenciado (alto grau)

Como saber se o melanoma está avançado?

É importante lembrar que os sinais e sintomas do melanoma metastático dependem de onde ele se espalhou. Quando o melanoma se espalha na pele, você pode notar:
  • Nódulos ou caroços sob a pele;
  • Marcas pretas novas ou alteradas;
  • Gânglios linfáticos inchados no pescoço, axila ou virilha.

Quem tem carcinoma tem cura?

Sim. Todos os tipos de câncer de pele, incluindo o carcinoma de Merkel e o melanoma, podem ter grandes chances de cura se diagnosticados em sua fase inicial. No caso do carcinoma basocelular, a doença raramente se espalha pelo corpo.

Quando o câncer de pele é preocupante?

A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm).

Qual o câncer de pele menos perigoso?

Carcinoma basocelular: é o tipo mais frequente e menos letal, surge das células da camada basal da pele. O crescimento é lento e dificilmente gera metástase, mas é capaz de danificar os tecidos ao redor, inclusive atingindo cartilagens e ossos.

Qual o tipo de câncer mais fácil de ser curado?

Quando a cura é menos provável? Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos. Alguns tipos da doença são também mais tratáveis do que outros.

Quais são os sintomas do carcinoma?

Os principais sinais e sintomas dos carcinomas espinocelulares são: Mancha persistente, escamosa, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente. Crescimento elevado, às vezes com uma área côncava no centro. Ferida que não cicatriza que persiste por semanas.

Como é feita a cirurgia de câncer de pele?

Curetagem e eletrodissecação: remove o tumor por meio da raspagem com uma cureta. Em seguida, a área de onde o tumor foi retirado é tratada com uma corrente elétrica que destrói as células cancerígenas remanescentes; Cirurgia a laser: usa o laser de CO2 para remover as células tumorais.

Quais as chances de cura de um melanoma?

Corresponde a 4% do total dos casos de câncer de pele no Brasil, tipo mais comum dentre todas as neoplasias. Apesar da gravidade, no entanto, a chance de cura é grande e chega a mais de 90% se o diagnóstico for precoce.

Quais os primeiros sinais de melanoma?

Pintas que mudam de cor, tamanho ou formato, passam a coçar ou a sangrar ou apresentam qualquer alteração ao longo do tempo são suspeitas de melanoma.

Quando o melanoma é grave?

Entre os principais sinais do melanoma maligno, podemos chamar a atenção para: lesão pigmentada — manchas na pele onde há aumento na coloração, tamanho e forma da lesão. Neste caso, com a presença de bordas irregulares; pinta escura — surge em uma região com pele aparentemente normal.

Quem tem melanoma precisa fazer quimioterapia?

No Brasil, atualmente, a quimioterapia (com dacarbazina ou em combinações) é o único tratamento não-cirúrgico para melanoma metastático usualmente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Os efeitos colaterais dependem do tipo e da dose dos medicamentos e da duração de tempo que eles são administrados.

Quanto tempo demora para evoluir um melanoma?

Embora seja um câncer agressivo, o melanoma costuma demorar algum tempo até provocar estrago. "O período varia muito, mas ele costuma evoluir em dois ou três anos, ou seja, tempo suficiente para que as pessoas notem algo estranho e procurem um médico", afirma Duprat.

Quem tem melanoma sente dor?

Já no tipo melanoma pode ser mais comum que uma lesão apresente coceira ou outro incômodo. Mas em nenhum caso deve-se chegar ao ponto de sentir dor ou coceira para procurar um médico.

Artigo anterior
Quantos cv tem a g310?
Artigo seguinte
O que significa sonhar que está sendo ameaçado com uma faca?