Qual a diferença entre linfoma não Hodgkin e linfoma de Hodgkin?

Perguntado por: André Marques Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

A principal diferença entre essas duas categorias de câncer linfático é o tipo de linfócito afetado. O linfoma de Hodgkin é marcado pela presença de células de Reed-Sternberg, que podemos identificar usando um microscópio. No linfoma não-Hodgkin, essas células não estão presentes.

Qual tipo de linfoma é o mais grave?

É difícil falar qual linfoma é mais grave. A gravidade do câncer vai depender de vários fatores, como o momento em que ele foi diagnosticado. Se for um diagnóstico precoce, é muito mais provável que o câncer seja fácil de ser tratado. Da mesma forma que se for tardio, o prognóstico da doença pode ser mais complicado.

O que diferença linfoma de Hodgkin e não Hodgkin?

Assim como a leucemia, o linfoma também é classificado em subgrupos: os Linfomas de Hodgkin, que se espalha de forma ordenada de um grupo de linfonodos para outro grupo, e o Linfoma não Hodgkin, que se espalha de maneira não ordenada e pode começar em qualquer lugar do corpo.

O que quer dizer linfoma Não-hodgkin?

O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças.

Qual tipo de linfoma mais comum?

Ele tem progressão lenta e muitos pacientes são curados quando ele descoberto em seus estágios iniciais. Linfoma de zona marginal extranodal do tipo MALT: é o linfoma mais comum e tem origem fora dos gânglios linfáticos; por isso, é chamado de “extranodal”.

Linfoma de Hodgkin X não-Hodgkin

40 questões relacionadas encontradas

Qual o linfoma mais grave o Hodgkin ou o Não-Hodgkin?

O linfoma de Hodgkin é frequentemente diagnosticado em um estágio inicial e, portanto, é considerado um dos cânceres mais tratáveis e curáveis. O linfoma não-Hodgkin geralmente não é diagnosticado até que tenha atingido um estágio mais avançado.

Quais são os tipos de linfoma?

Os dois principais tipos de linfoma são classificados como linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas da doença podem acometer tanto adultos como crianças.

O que provoca o linfoma não Hodgkin?

Causas e fatores de risco

Infecção pelos vírus HIV, Epstein-Barr e HTLV1, e pela bactéria Helicobacter pylori; Exposição a agentes químicos, entre eles, os herbicidas, fertilizantes, inseticidas, pesticidas e solventes; Exposição a altas doses de radiação.

Como surge o linfoma não Hodgkin?

As alterações no DNA relacionadas ao linfoma não Hodgkin são normalmente adquiridas em vida e não herdadas. Mutações adquiridas podem resultar da exposição às radiações, produtos químicos cancerígenos ou infecções, mas muitas vezes essas alterações ocorrem sem qualquer motivo aparente.

Qual a diferença de linfoma e câncer?

O câncer no sistema linfático é também chamado de linfoma.

A diferença entre leucemia e linfoma é que a leucemia se desenvolve na medula óssea, liberando suas células malignas na corrente sanguínea; e o linfoma se desenvolve no interior dos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos.

O que significa linfoma de Hodgkin?

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Porque o nome linfoma de Hodgkin?

A idade de diagnóstico mais comum é entre os 20 e os 40 anos. A doença tem este nome em homenagem ao médico inglês Thomas Hodgkin, o primeiro a descrever a condição em 1832.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com linfoma?

Embora não seja possível antever a resposta do doente ao tratamento, em cerca de 75% dos casos de linfoma não-Hodgkin indolente de estadio avançado ocorre remissão. O tempo médio de sobrevivência situa-se entre os sete e os dez anos.

Como saber se o linfoma é maligno ou benigno?

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Qual a taxa de mortalidade do linfoma?

A taxa de sobrevida relativa em 5 anos para pacientes com linfoma não Hodgkin é de 71%. Mas é importante ter em mente que as taxas de sobrevida podem variar para diferentes tipos e estágios do linfoma. Para alguns tipos de linfoma, o estágio não determina o prognóstico do paciente.

Qual é a causa do linfoma?

A causa da expressiva maioria dos linfomas é desconhecida. Alguns linfomas podem surgir em pacientes com deficiências imunológicas, como a AIDS e uso de drogas imunossupressoras. Em outras situações, podem ser decorrentes de infecções, como o vírus EBV, o vírus HTLV-1 e a bactéria Helicobacter Pylori.

Como o linfoma se desenvolve?

O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático sofre mutações, passam a se multiplicar sem parar e se disseminar pelo organismo. Os diversos tipos de linfomas têm comportamento e grau de agressividade diversos. Eles podem ser divididos em 2 grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

Onde nascem os linfomas?

Este tipo de câncer desenvolve-se principalmente nos linfonodos, também conhecidos como ínguas, que se encontram na axila, virilha e pescoço, levando à formação de caroços e que pode causar sintomas como febre, suor noturno, cansaço excessivo e emagrecimento sem causa aparente.

O que fazer para evitar o linfoma?

Outros estudos sugerem que uma dieta rica em gordura e carnes pode aumentar o risco. Manter um peso saudável e ter uma dieta saudável pode ajudar a proteger contra o linfoma, mas, ainda, são necessárias mais pesquisas para confirmar isso.

O que leva uma pessoa a desenvolver leucemia?

O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.

Onde ataca o câncer linfoma?

Para manter-se saudável, o corpo precisa não apenas estar em pleno funcionamento, mas também defender-se de ataques. Este é o papel dos linfócitos, os glóbulos brancos do sangue responsáveis por defender o organismo contra vírus, bactérias e outros perigos.

Como saber se o linfoma e agressivo?

Como saber se o linfoma não-Hodgkin é indolente ou agressivo? Durante o processo para identificar o linfoma, o oncologista já consegue saber em qual dos grupos a doença está. Com isso, o paciente recebe a informação de qual o tipo do câncer, subtipo e velocidade da evolução.

Quem tem linfoma sente dor?

Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos do tórax, o aumento de tamanho dos linfonodos pode pressionar a traqueia e provocar tosse ou mesmo dificuldade para respirar, principalmente quando deitado. Algumas pessoas podem sentir dores nessa região.

São considerados linfomas de alto grau o linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin?

São considerados linfomas de alto grau o linfoma não-Hodgkin difuso de grandes células B (LNHDGCB), o linfoma folicular pouco diferenciado (grau 3), o linfoma de células do manto, o linfoma de células T periférico, o linfoma de grandes células anaplásico e o linfoma de Burkitt.

Artigo anterior
Como se cadastrar como mediador judicial?
Artigo seguinte
Porquê usar protetor diariamente?