Qual a diferença entre látex e borracha?

Perguntado por: Alexandre Baptista  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

A borracha é um polímero que pode ser natural ou artificial. A borracha natural é obtida por meio do látex, que é produzido em muitas espécies vegetais tropicais. Mas praticamente toda a produção mundial de borracha natural vem da extração de látex da seringueira (Hevea brasiliensis).

Qual a diferença do látex e da borracha?

A primeira é feita de látex, líquido espesso e branco extraído de uma árvore nativa da Amazônia: a seringueira (Hevea brasiliensis). A segunda é um derivado do petróleo, obtido por meio de processo industrial, e tem um custo três vezes menor.

Como o látex se transforma em borracha?

O látex é extraído por meio de incisões na casca da seringueira, processo que é chamado de sangria. Nesse método, é feita a remoção de um pequeno volume de casca da árvore, permitindo o escoamento da seiva. Depois de extraído, há algumas formas de armazenamento do látex para sua posterior comercialização.

Qual é a borracha?

A borracha é um polímero natural que é obtido da seiva de vários vegetais, sendo que as árvores da seringueira (Hevea brasiliensis) são as principais.

O que é látex e para que serve?

Ela é fonte de matéria-prima para a fabricação vários produtos, desde pneus a utensílios de cozinha, incluindo brinquedos, luvas de borracha e preservativos. Trata-se da seringueira, árvore nativa da Amazônia, de onde é extraído o látex, seiva que quando coagulada dá origem à borracha natural.

Máscara de Latex vs Silicone - entenda a diferença

25 questões relacionadas encontradas

Quais os alimentos que contêm látex?

O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da Hevea brasiliensis – a famosa seringueira.

Pode ingerir látex natural?

Entretanto, após a publicação da RDC 26/2015, e de acordo com o entendimento desta legislação, o uso de equipamentos e materiais contendo látex pode promover o risco de contaminação cruzada para o alimento, devendo então ser declarado como “ALÉRGICOS: PODE CONTER LÁTEX NATURAL”.

Quais tipos de borracha?

  • Borracha Natural – NR. ...
  • Borracha de Estireno Butadieno - SBR. ...
  • Borracha Etileno/Propileno – EPM e EPDM. ...
  • Borracha de Acrilo Nitrila Butadieno – NBR. ...
  • Borracha de Acrilo Nitrila PVC – N 7400. ...
  • Neoprene. ...
  • Silicone (SI) ...
  • Borracha Butil – IIR.

Qual é a fórmula da borracha?

Na análise efectuada atribuiu-lhe a fórmula empírica C5H8 e determinou ainda que esta substância era acompanhada por 2 a 4% de proteínas e 1 a 4% de substâncias solúveis em acetona (resinas, ácidos gordos e esteróides).

Onde Vem a borracha?

Enquanto a Borracha Natural é obtida por meio do látex, seiva da planta, que é produzido em algumas espécies vegetais tropicais, mas principalmente da extração da seringueira (Hevea brasiliensis), uma árvore nativa da região amazônica, a Borracha Sintética, como o próprio nome diz, é um material artificial que provém ...

Como é feito o processo de formação da borracha?

A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.

Como é feita a borracha de escola?

Látex sendo extraído da seringueira. Seringueira é a árvore da qual se extrai o látex, a partir desta substância é que se torna possível obter a borracha. Se seus alunos acharem a palavra látex complicada, use a expressão “leite da árvore”.

Como é feito a borracha da seringueira?

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.

O que é látex de borracha natural?

O látex, ou borracha natural, é obtido a partir de seringueiras onde a principal representante é a Hevea brasiliensis. ... O látex natural é obtido fazendo talhos no tronco da seringueira e recolhendo a seiva. Sua aparência é branca leitosa e pegajosa e precisa ser vulcanizada antes da confecção de produtos com ela.

Qual a diferença entre látex e silicone?

Borracha natural é obtida a partir do látex de Heveabrasiliensis. Cis-1, 4-poliisopreno é a estrutura da borracha natural. A maioria das borrachas contêm cadeias de polímeros de carbono. No entanto, borrachas de silicone contém silício em cadeias de polímero em vez de carbono.

Qual é a propriedade da borracha?

A borracha natural possui as seguintes propriedades: elasticidade, insolubilidade, a capacidade de aumentar seu volume com a ação da umidade. ... O látex é uma substância que pode ser extraída de algumas árvores, e sua coagulação, feita com a adição de ácido acético, resulta na borracha natural, um material elástico.

Qual a composição da borracha natural?

A borracha natural (NR) é obtida por coagulação do látex principalmente de árvores do gênero Hevea brasiliensis (seringueira). O polímero da borracha natural é o cis-1,4-poliisopreno. A borracha natural é um elastômero natural, o que significa que ela é um polímero que tem como principal característica a elasticidade.

Qual o ciclo da borracha?

O auge do ciclo da borracha aconteceu entre os anos de 1879 e 1912, tendo ainda, uma boa sobrevida entre os anos de 1942 e 1945, no decorrer da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Qual a estrutura da borracha natural?

Quimicamente, a borracha natural é um cis-1,4-poliisopreno, apresentando uma longa cadeia polimérica linear com unidades isoprénicas (C5 H8) repetitivas e com densidade aproximadamente igual a 0,93 a 20 °C. O isopreno é um sinónimo comum do composto químico 2-metil-1,3 butadieno.

Quais os tipos de borrachas existentes na fabricação de calçados?

As borrachas sintéticas mais utilizadas no fabrico de componentes para calçado são as seguintes:
  • Borracha de estireno-butadieno (SBR)
  • Borracha de poliisopreno (IR)
  • Borracha de polibutadieno (BR)
  • Borracha de policloropreno (CR)
  • Borracha de acrilonitrilo-butadieno (NBR)
  • Borracha de nitrilo hidrogenado (HNBR)

Qual a borracha mais resistente?

A força de ligação entre os átomos de carbono e oxigênio é considerada alta e até superior a ligação entre os átomos de carbono com enxofre. Esta característica explica a alta resistência da borracha de policloropreno enquanto ao seu envelhecimento quando é comparada a outros tipos de borracha.

Quais os tipos de borracha sintética?

Tipos de borrachas sintéticas:
  • Borracha de Poliisopreno (IR)
  • Borracha de Estireno Butadieno (SBR)
  • Borracha de Polibutadieno (BR)
  • Borracha Butílica (Poliisobutileno Isopreno) (IIR)
  • Borrachas Butílicas Halogenadas (CIIR e BIIR)
  • Borracha de Policloropreno (CR)
  • Borrachas de Polietileno Clorado (CM ou CPE)

Quais as marcas de camisinha que não contém látex?

  • Skyn tradicional. As camisinhas da marca Skyn, da Blowtex, além de prometerem a sensação de estar sem camisinha, também são feitas com outro material que não o látex. ...
  • Preservativo feminino Della. ...
  • Skyn texturizado. ...
  • Preserv Extra Premium. ...
  • Skyn Cocktail. ...
  • Jontex Pele com Pele.

Tem látex no chocolate?

Segundo comunica a Mondelēz Brasil, “não há adição de látex nos chocolates. O látex é uma substância presente nas embalagens devido ao seu sistema de fechamento.

Que tipo de alergia a camisinha pode causar?

Principais sintomas

Descamação na pele da virilha; Espirros constantes; Olhos lacrimejando; Garganta com sensação de estar arranhando.

Artigo anterior
Quais os principais atletas da ginástica brasileira?
Artigo seguinte
Como fazer uma pintura em metal que não descasca?