Qual a competência quando a autoridade coatora for promotor de justiça?

Perguntado por: Victória Raquel de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

96, III, da Constituição Federal, a competência originária para julgar habeas corpus,em sendo a autoridade coatora Promotor Público, é do Tribunal de Justiça Estadual.

Quem julga HC contra promotor de justiça?

A competência para processar e julgar habeas corpus contra ato de Promotor de Justiça do Distrito Federal é do Tribunal Regional Federal, porquanto, como integrante do Ministério Público da União (art. 128 - CF ), está submetido, em matéria criminal, à jurisdição originária daquela Corte (art. 108, I, a).

Quem pode ser autoridade coatora em HC?

A autoridade coatora será, normalmente, pessoa pública, como no exemplo da prisão injusta acometida por autoridade investida de poder de polícia. Será, entretanto, igualmente cabível impetrar HC diretamente contra um particular, por exemplo, no caso de injusta internação de alguém forçada por um familiar.

De quem é a competência para julgar habeas corpus?

Se quem determinou a prisão ilegal foi um juiz de primeiro grau, a competência para julgar o habeas corpus será do Tribunal, seja ele Estadual, Federal ou Especializado, conforme sua subordinação hierárquica.

Quem tem competência para julgar habeas data?

Superior Tribunal de Justiça, de Tribunal Regional Federal, de Tribunal de Justiça ou da Justiça Federal, o habeas data é da competência de Juiz de Direito, da Justiça estadual ou distrital.

Mandado de Segurança - parte 25 - Competência

18 questões relacionadas encontradas

Quem pode impetrar habeas corpus em 2 instância?

É possível que seja impetrado em qualquer instância do Poder Judiciário, sendo que, nos termos do art. 654 do CPP, qualquer pessoa pode fazê-lo, em seu favor ou de outrem, legitimando-se também o Ministério Público.

Quem é a autoridade coatora no habeas corpus?

Em sede de mandado de segurança, é a pessoa a que se atribui a violação do direito, e no âmbito do habeas corpus, é a pessoa responsável pela violência ou coação ilegal à liberdade de locomoção do paciente.

Quem é a autoridade competente para analisar um habeas corpus Imetrado contra ato ilegal do delegado de polícia?

DELEGADO DE POLÍCIA COMO AUTORIDADE COATORA. ... Tratando-se de habeas corpus impetrado contra ato ilegal atribuído a Delegado de Polícia, a competência para analisar a presente medida é do Juiz de Direito, nos termos do art.

Precisa de procuração para impetrar habeas corpus?

Recurso em habeas corpus é ato privativo de advogado e exige procuração nos autos. Embora seja possível que qualquer indivíduo impetre habeas corpus em seu próprio favor ou no de outra pessoa, tal liberalidade não se estende à interposição do respectivo recurso ordinário.

Precisa de advogado para pedir habeas corpus?

Por estar relacionado aos direitos fundamentais da pessoa humana, pode ser impetrado pela própria parte, por qualquer pessoa em seu favor ou de outrem e ainda pelo Ministério Público, sendo dispensável a presença do advogado.

Quem é o impetrado no habeas corpus no STJ?

O "habeas corpus", como mencionado anteriormente, pode ser impetrado por qualquer pessoa, quer tenha ou não capacidade postulatória. Não há necessidade do beneficiário outorgar procuração a quem redigir o remédio. Até mesmo o Ministério Público ou qualquer pessoa jurídica podem impetrá-lo.

É necessário estar investido de capacidade postulatória ou mesmo ter procuração específica para poder impetrar o habeas corpus em favor de alguém?

É necessário procuração para que alguém impetre habeas corpus em favor de outra pessoa? NÃO, não é necessário procuração para impetrar habeas corpus. Desse modo, qualquer pessoa pode impetrar um habeas corpus em favor de qualquer outra.

Onde impetrar um habeas corpus?

Para impetrar um Habeas Corpus (HC), você deve levar ou enviar a petição impressa ou escrita à mão, nos moldes do modelo abaixo ao Tribunal de Justiça. O HC não tem custas (despesas) e pode ser protocolado tanto pela pessoa que está presa quanto por outras pessoas em favor dela.

Quem é o impetrante no habeas data?

Sobre solicitação do habeas data

Assim, o titular dos dados pode impetrar o Habeas Data sempre que julgar necessário, independentemente de qualquer motivo. Nesse contexto, então, é importante destacar que existe uma diferença entre o direito de obter informações sobre si (art.

Como é o procedimento do habeas corpus?

1.6 Procedimento

No procedimento de primeira instância, o habeas corpus é sumaríssimo, pois não admite dilação probatório; o rito processual é desenvolvido basicamente em duas fases, postulatória e decisória, subdivididas em: a) apresentação da petição; b) apresentação do preso, salvo no art.

Quem pode impetrar?

Impetrar é a mesma coisa que acionar o direito de pedir um mandado de segurança. Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

Quem tem legitimidade para propor mandado de injunção?

Art. 3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.

Qual é o objeto da ação de habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Quem pode impetrar habeas corpus coletivo?

12 da Lei nº 13.300/2016 (Lei do Mandado de Injunção Coletivo) para a definição da legitimidade ativa, assegurada ao Ministério Público, partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação (para a defesa dos direitos de seus membros ou associados) e ...

Quando o advogado pode entrar com habeas corpus?

Diz o art 647 de nosso Código de Processo Penal: "Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar".

Onde impetrar o habeas data?

Para ingressar com um habeas data na Justiça, é necessária a atuação de um advogado ou defensor público.
  • Veja o que diz a lei:
  • Constituição Da Republica Federativa do Brasil de 1988.
  • Art. ...
  • LXXII - conceder-se-á habeas data:

Como protocolar um habeas corpus no PJE?

Na aba de Partes, o usuário deve cadastrar no polo ativo, clicando sobre o símbolo + e escolher o tipo de parte IMPETRANTE, inserindo os dados (CPF/CNPJ) do subscritor da peça, via de regra, a Defensoria Pública ou o Patrono constituído nos autos.

Quanto custa um pedido de habeas corpus?

6 – Habeas corpus é gratuito? Nesse sentido, o habeas corpus sempre será gratuito e o tribunal a quem ele é dirigido nunca poderá cobrar algum tipo de valor para seu ajuizamento.

Quem tem capacidade postulatória no processo?

Por definição, a capacidade postulatória consiste na aptidão a peticionar perante o Estado-juiz[1]. Essa capacidade é restrita aos advogados (públicos ou privados), membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, estes apenas para o desempenho de suas funções institucionais.

É indispensável capacidade postulatória para impetrar habeas corpus justifique?

Desnecessidade de capacidade postulatória – art.

654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.”

Artigo anterior
O que vestir em uma colação de grau como convidada?
Artigo seguinte
O que é código de autorização SMTP?