Quando a vírgula restringe?

Perguntado por: Hélder Joaquim Sá de Barbosa  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Quando não possuem vírgulas, são restritivas (como em 1); quando possuem, explicativas (como em 2). Você sabia, todavia, que, por conta dessas vírgulas, o sentido entre elas é bastante diferente? Restringir significa limitar, separar, dividir.

Quando a oração é restritiva?

Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

Como saber se uma frase é restritiva?

Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

Que explicativo e restritivo vírgula?

Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. ... Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

O que é expressão restritiva?

As orações subordinadas adjectivas classificam-se, quanto ao sentido, em restritivas e explicativas. As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase. Exemplo: «Este é um livro que não tem igual na nossa literatura».

Uso da Vírgula! Com Prof. Noslen!

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre explicação e restrição?

É uma diferença facilmente observada nas orações adjetivas, que podem ser restritivas e explicativas. Como só existem esses dois tipos de orações adjetivas, colocou-se, nele, uma vírgula antes do “que” (pronome relativo) para indicar que o que vem depois é uma explicação. ...

Que explicativo exemplos?

Exemplos de frases com orações explicativas

Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.

Que explicativo tem vírgula?

Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

O que é vírgula explicativa?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Que pronome relativo explicativo?

Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual. Vamos analisar um caso de oração subordinada adjetiva: ex: Comprei o carro daquele homem que trabalhava na loja do bairro. Veja que há ali o pronome relativo “que”, o qual retoma o substantivo “homem”.

Como identificar uma oração substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto.
...
Oração subordinada substantiva objetiva direta
  1. Os alunos avisaram que se atrasariam. ...
  2. Os jornalistas perguntaram quem daria a entrevista.

Como classificar uma oração exemplos?

São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Quando o enterro passou os homens que se achavam?

(UE PONTA GROSSA-PR) “Quando o enterro passou / Os homens que se achavam no café / Tiraram o chapéu maquinalmente” (Manuel Bandeira).

Qual é a função da oração destacada em negrito?

A oração em negrito refere-se ao projeto Pimp My Carroça, tendo a função de caracterizá-lo, ou seja, acrescentar uma informação sobre ele.

O que é uma oração explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

Como por exemplo vírgulas?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Tem vírgula antes de pronome relativo?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. Por exemplo: ... Isso é possível, porque as orações adjetivas explicativas são meramente comentários, acessórios explicativos.

Quais são as conjunções explicativas?

Conjunções explicativas exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções explicativas: Estude, porque é importante!

Tem vírgula antes da palavra conforme?

Se equivaler a segundo, em frases do tipo «Conforme se prevê no roteiro divulgado no Portal de Notícias, os procedimentos a seguir são os seguintes:…», em princípio, coloca-se vírgula a separar a frase em que entra conforme da outra. No Brasil, este tipo de relação frásica tem o nome de conformativa.

Que como conjunção explicativa exemplo?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Que com valor explicativo?

A conjunção subordinativa porque é que pode ter um valor explicativo ou um valor causal. ... As orações causais explicativas, por sua vez, apresentam um facto B que, no juízo do locutor, pode ser uma explicação razoável ou apropriada do facto A, com base num raciocínio prévio.

Que é explicativa?

Significado de explicativo

Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.

Porque causa explicação?

Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. Porque é sinônimo de: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de.

Artigo anterior
Quantas advertências para uma suspensão?
Artigo seguinte
O que é o planeta Marte?