Qual é a importância do NCM?

Perguntado por: Carlos Afonso Amaral  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

O uso do NCM é indispensável para a definição de impostos como o IPI, COFINS, ICMS e PIS, que são aplicados a produtos locais. Qualquer erro em seu preenchimento pode gerar revisão da importação, multas ou até desclassificação fiscal.

Qual a importância da NCM?

Além dos benefícios citados sobre a padronização na circulação de mercadorias pelo mundo, devemos ter bastante atenção quanto à importância da NCM pois, é através dela que é possível saber os custos, exigências fiscais e administrativas para um processo de importação seguro.

O que significa a sigla NCM e para que serve?

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações de comércio exterior e de saída de produtos industrializados.

Qual a importância da NCM para o comércio exterior de cargas no Mercosul?

Ela é a base para identificar o Tratamento Administrativo das mercadorias, que é a verificação de quais procedimentos aduaneiros são necessários para exportar ou importar algum produto, como também a quais órgãos anuentes a mercadoria deve ser submetida.

Qual a finalidade do NCM no comércio exterior?

No processo de comércio exterior, todo produto importado deve receber um código NCM, considerando suas características técnicas específicas e também aspectos merceológicos. Estes códigos ordenam as mercadorias de acordo com sua natureza e características e classificam os itens seguindo os regulamentos do Mercosul.

Entenda a importância da NCM

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais vantagens de se classificar uma mercadoria através da NCM?

O objetivo da NCM é padronizar a classificação de todas as mercadorias que circulam entre esses países. Além de facilitar a classificação fiscal, o código também promove a unificação no mercado internacional e facilita as operações com o exterior.

Qual o NCM do produto?

O que é NCM

A NCM é um código de oito dígitos, criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países. Aqui no Brasil, o código correspondente ao bem vendido precisa constar na nota fiscal referente à transação, mesmo que seja uma operação feita no mercado interno.

Porquê foi criado o NCM?

O grande objetivo do NCM é realizar uma aproximação do comércio entre esses países, de forma que o código proporciona uma unificação, possibilitando, assim, o acesso às informações dos produtos e do mercado internacional.

Quem criou a NCM?

Afinal, quem criou esse sistema harmonizado foi a OMA (Organização Mundial das Alfândegas) que é responsável por esses processos e desde então ele serve de base para a NCM codificar todos os produtos.

Quando e por quem foi criada a Nomenclatura Comum do Mercosul?

O NCM ou Nomenclatura Comum do Mercosul foi adotada em 1995 pelo Uruguai, Paraguai, Brasil e Argentina, é uma categorização de mercadorias que utiliza como base o Sistema Harmonizado (SH), que é um sistema de padronização de codificação e classificação de produtos para importação e exportação, desenvolvido pela ...

Como saber a origem da mercadoria?

O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.

Como escolher o NCM correto de um produto?

A classificação da NCM é composta por oito dígitos. No entanto, apenas os dois últimos dígitos (sétimo e oitavo) foram acrescentados pelo NCM e são referentes às informações específicas das mercadorias usadas pelos países do bloco do Mercosul.

Quais as vantagens do sistema harmonizado?

-maior facilidade no comércio e nas negociações entre os países; -maiores fontes de dados para edificação de estatísticas úteis para que se possam implementar melhorias no sistema de comércio internacional; -classificação dos meios de transporte das mercadorias; -possibilidade de unificação de tarifas e fretes.

O que é código de Sistema Harmonizado?

O que é o Sistema Harmonizado (SH)? ... A composição dos códigos do SH, formado por seis dígitos, permite que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matéria constitutiva e aplicação, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

O que é Sistema Harmonizado NCM?

O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.

Quais são os princípios da classificação de mercadorias do SH?

No SH, toda referência a uma mercadoria deve ser expressa em 6 dígitos. Os dois primeiros dígitos indicam o capítulo no qual a mercadoria está inserida. O 3º e 4º dígitos indicam a posição da mercadoria dentro do capítulo. O 5º dígito indica a subposição simples, de primeiro nível ou “de um travessão”.

Como definir a NCM de um produto?

A NCM é feita de 8 dígitos com uma sequência específica para chegar na classificação final: Capítulo, Posição, Subposição, Item, Subitem, que definem os passos que devemos encontrar.

Quem classifica o NCM de um produto?

O que é NCM? Classificação fiscal ou NCM é um código, determinado e administrado pela Receita Federal, que classifica todo produto que pode ser vendido ou comprado no território brasileiro.

Como faço para saber a classificação fiscal de um produto?

Para ler um código composto pelo Sistema Harmonizado, deve-se considerar o seguinte:
  1. Cada código possui seis dígitos;
  2. Os dois primeiros indicam o capítulo no qual uma mercadoria está enquadrada;
  3. O conjunto dos quatro primeiros dígitos, por sua vez, indicam a posição da mercadoria dentro de seu capítulo;

O que é código de origem da mercadoria?

O Código de Situação Tributária ou CST foi instituído com a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação a que esta sujeita a mercadoria, na operação praticada.

O que é a origem de um produto?

Campo numérico que visa criar uma hierarquia entre os produtos da empresa. A Origem de número maior pode ter como componente em sua estrutura (ficha técnica) qualquer produto de origem com menor número de nível.

Como saber se o produto é nacional ou importado?

A partir da NCM ou descrição do produto é possível identificar se um produto importado possui ou não similar em território nacional, o que se faz necessário para determinar a aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais.

Qual é a Nomenclatura Comum do Mercosul?

NCM é a sigla para Nomenclatura Comum do Mercosul. Toda e qualquer mercadoria que circula no Brasil deve ter o código NCM e este código deve ser informado no preenchimento da nota fiscal e outros documentos de comércio exterior. A consulta ncm pode ser realizada no site da NF-E e em outros sistemas.

Qual o objetivo da Nomenclatura Comum do Mercosul?

O QUE É NCM? ... O grande objetivo do código NCM é realizar uma aproximação do comércio entre esses países de forma que o código proporcione uma unificação que possibilite o acesso às informações dos produtos e do mercado internacional.

Como é formado o NCM?

O código NCM é composto por 8 dígitos, os 6 primeiros representam a classificação SH da mercadoria e os 2 últimos dígitos representam classificações específicas do Mercosul, seguindo a estrutura apresentada a seguir: 2 primeiros dígitos do SH – Capítulo: características de cada produto.

Artigo anterior
Por que usar canudo de papel?
Artigo seguinte
O que é necessário em um quarto?