Qual a diferença entre lateralidade e lateralização?

Perguntado por: Fábio Álvaro Baptista  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

A lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna; a lateralização cortical é a especialidade de um dos dois hemisférios quanto ao tratamento da informação sensorial ou quanto ao controle de certas funções.

Qual o conceito de lateralização?

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

O que é o processo de lateralização?

A lateralização, um dos fatores psicomotores, relaciona-se com a especialização hemisférica do cérebro, a dominância homolateral (manual, pedal e ocular, principalmente) e o reconhecimento de direita e esquerda (em si e no outro).

Qual é a definição de lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

O que é o movimento de lateralidade?

Lateralidade, esquerda e direita - é o movimento que a mandíbula executa contraindo os músculos do lado de trabalho (lado para o qual a mandíbula se movimenta e as cúspides de mesmo nome relacionam-se), com exceção do pterigóideo lateral do lado oposto, e relaxando os do lado de balanceio (lado oposto ao de trabalho ...

Quais são os tipos de lateralidade? #educação #lateralidadecruzada #psicomotricidade

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de lateralidade?

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

Quais são os tipos de lateralidade?

Conforme protocolo e classifica a lateralidade como: Homogênea Direita, Homogênea Esquerda, Cruzada e Indefinida.

Quais são as atividades de lateralidade?

Outras atividades para trabalhar a lateralidade cruzada
  • Programe o robô (infantil)
  • O jardim misterioso (infantil)
  • Começa o jogo! (infantil)
  • Organize a estante (adultos)
  • Entrelaçados (adultos)
  • A horta do vizinho (adultos)
  • Separa os bichos (adultos)

O que é lateralidade na educação?

De modo geral a lateralidade nada mais é do que a preferência da utilização de uma das partes do corpo como mão, olho, ouvido e pernas sejam elas esquerda ou direta. Os aspectos da lateralidade tem sua extrema influência no desenvolvimento de aprendizagem do aluno, exemplo: nas disciplinas de português e matemática.

Como se desenvolve a lateralidade?

Peça às crianças que atravessem o labirinto, andando ou pulando, alternando entre o uso do pé direito e do pé esquerdo para contornar os obstáculos. Essa atividade estimula a lateralidade, pois as crianças precisam coordenar os movimentos dos pés e identificar qual pé usar para superar cada obstáculo no labirinto.

O que é lateralidade manual?

A preferência que cada indivíduo possui em utilizar a parte direita ou esquerda do corpo denomina-se lateralidade.

O que é lateralização neural?

Trata-se de um desenvolvimento que parte de uma descentração da dimensão lateral do sistema nervoso e resulta em uma subsunção deste problema à uma perspectiva mais global concernente à organização cerebral de funções e aos fundamentos para a construção teórica na neuropsicologia.

Como avaliar lateralidade na educação infantil?

Ao desenvolver a lateralidade, a criança percebe qual lado é o dominante em seu corpo. Pular de um pé só, pular em círculos, ou qualquer outra atividade que permita a criança viver cada lado do seu corpo é importante para desenvolver a lateralidade.

O que é lateralidade psicologia?

A lateralidade é um dos fundamentos da psicomotricidade o qual se refere a consciência de que o corpo possui uma linha média que o divide nos lados direito e esquerdo. Esse conceito vem sendo aprofundado desde os primeiros estudos sobre dominância cerebral (PACHER; FISCHER).

Qual a importância de trabalhar a lateralidade?

O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos isso mostra-se através dos relatos de diversos autores que estiveram presentes nesse estudo.

O que é lateralidade invertida?

Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.

O que é lateralidade e qual sua importância?

A lateralidade é uma bagagem inata, correspondendo à dados neurológicos. Porém, podendo ser uma dominância espacial adquirida, de acordo com as experiências vividas ou por influência de certos hábitos. Por isso, a importância da criança não ser forçada a adotar esta ou aquela postura.

O que causa a lateralidade cruzada?

Mas por que uma criança tem lateralidade cruzada? Segundo Bárbara, “as causas estão associadas a fatores genéticos! Frequentemente, crianças que apresentam algum tipo de transtornos de aprendizado como dislexia, discalculia, TDAH, dentre outros, também apresentam lateralidade cruzada”.

Como acontece a predileção no desenvolvimento da lateralidade?

Segundo esta hipótese, a preferência por uma determinada lateralidade se dá por meio do aprendizado. Aprendemos a escrever com a mão direita ou esquerda, de acordo com o nosso meio, seja por imposição, por imitação, por questão afetiva, ou por outros fatores.

Qual disciplina trabalha lateralidade?

Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica. O corpo é nosso primeiro espaço de vivência e, como tal, é parte fundamental dos estudos em Geografia.

Qual habilidade da Bncc trabalha lateralidade?

Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Como ensinar direita e esquerda para os alunos?

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

Quais são os objetivos específicos de se trabalhar a lateralidade?

Uma correta percepção sobre lateralidade tende a desenvolver um papel importante na criança, permitindo aquisição de boa noção de corpo e espaço, assim como de manipulação dos objeto.

Qual habilidade trabalha lateralidade na educação infantil?

Assim sendo, a lateralidade é a habilidade que uma criança tem de utilizar os dois lados do corpo para realizar diferentes atividades. Essa é uma habilidade que interfere, por exemplo, em tarefas que envolvem orientação espacial, como seguir um mapa.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Artigo anterior
Como interpretar o resultado do clearblue?
Artigo seguinte
Quais são os bens intermediários?