Qual a diferença entre gestão e administração escolar?

Perguntado por: Lisandro Ribeiro  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

Enquanto a administração é ligada à parte técnica, a gestão escolar é relacionada ao aspecto humano da escola. Por isso, é a área responsável por dar significado aos recursos e direcionar o modo como serão utilizados no dia a dia.

Qual é a diferença entre gestão e administração?

Administrar é planejar, controlar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização. Gestão é lançar mão das funções e conhecimentos necessários para, por intermédio de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.

O que é a administração escolar?

A administração escolar é a organização e aplicação das condições essenciais de que uma instituição de ensino precisa para progredir cada vez mais em busca da excelência educacional. Através dela é possível mobilizar alunos, pais e toda a equipe para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a diferença entre diretor escolar e gestor escolar?

A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino. O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia seja agregada às técnicas de ensino.

Qual a diferença entre diretor e gestor?

O Diretor é, então, o dono do mapa, aquele que coloca pinos sobre as localidades a atacar numa guerra, enquanto o Gerente organiza toda a complexidade de levar pessoas até lá e vencer a batalha.

A diferença entre gestão e administração

15 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de um gestor para um diretor?

Um gerente é responsável pelo gerenciamento geral da empresa, ou seja, pelo trabalho e pelo desempenho de todo o departamento ou unidade, que é monitorado por eles. Em contrapartida, o diretor cuida da administração de toda a empresa.

Qual a importância da administração escolar?

O objetivo principal da administração escolar é garantir que todos os setores da instituição de ensino funcionem em harmonia. Sendo assim, é por meio dela que os objetivos das áreas financeira, pedagógica, de marketing, entre outras, podem convergir para um ponto em comum ao invés de apresentarem-se de forma dispersa.

Quem faz parte da administração escolar?

Além de ser o responsável legal e administrativo pelo estabelecimento, o administrador escolar tem a missão de atuar junto ao corpo de professores e discente da sua instituição de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, bem como acompanhando e analisando o desenvolvimento do currículo.

Quais os objetivos essenciais da administração escolar?

O objetivo principal da gestão administrativa da escola é gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição.
...
Para garantir que sua atuação seja exemplar, é imprescindível:
  • Manter um estado de constante atenção às normas e leis educacionais;
  • Prezar pela manutenção dos bens da empresa;

O que é a gestão?

Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.

Qual é o salário de um gestor administrativo?

Hoje quem trabalha como Gestor Administrativo ganha em média um salário de R$ 3.036,00.

Qual a diferença entre gestão e administração hospitalar?

O administrador hospitalar tem um trabalho complexo e atua em muitas frentes ao mesmo tempo. Sua responsabilidade é grande, já que a gestão envolve instituições de saúde, onde estão em jogo a vida e o bem-estar de muitas pessoas.

Quais são os 6 pilares da gestão escolar?

Os 6 pilares da Gestão Escolar
  • Gestão pedagógica. De acordo com Luciane Fernandes, este é o primeiro pilar para a gestão escolar. ...
  • 2 . Gestão administrativa. ...
  • Gestão financeira. ...
  • Gestão de pessoas. ...
  • Gestão da comunicação. ...
  • Gestão de tempo e eficiência dos processos.

Quais são os tipos de administração escolar?

Quais são os tipos de gestão escolar?
  1. Burocracia e administração centralizada. Como o próprio nome diz, nesse modelo de gestão escolar a tomada de decisões e o planejamento são centralizados na direção da escola. ...
  2. Burocracia e administração descentralizada. ...
  3. Coordenadores de turno. ...
  4. Gestão participativa.

Quais os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?

206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...

Faz parte do conceito de administração escolar exceto?

São características específicas da Administração Escolar, EXCETO: A educação visa fins de difícil identificação e mensuração. A educação tem um caráter de prestação de serviços.

Como ser um administrador escolar?

Para se tornar um diretor de escola, é necessário ter formação em Pedagogia. Contudo, algumas instituições de ensino, principalmente particulares, autorizam que o profissional formado em alguma outra licenciatura assuma esse papel. No caso de escola pública, é muito mais rigoroso o processo seletivo.

Quem é responsável pela administração do ensino médio?

De acordo com a constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ensino médio é responsabilidade dos governos estaduais. Já o ensino fundamental e a educação infantil são atribuições dos gestores municipais.

Qual a importância da gestão pedagógica e administrativa na escola?

A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.

Qual a importância da equipe administrativa com a equipe pedagógica?

À Direção cabe à gestão dos serviços escolares, no sentido de garantir o alcance dos objetivos educacionais deste Estabelecimento de Ensino, definidos no Projeto Político Pedagógico.

Qual cargo é maior gerente ou gestor?

No dicionário, trata-se de sinônimos, mas no mundo das organizações, o gerente é mais um administrador, enquanto o gestor é aquela pessoa que, conforme os objetivos da empresa, cria um ambiente propício para que as coisas aconteçam. Pois bem, no mundo corporativo nem tudo é como descrito nos dicionários.

Quem manda mais gestor ou gerente?

Enquanto o gerente organiza todo o trabalho que deve ser desenvolvido pela equipe, o gestor lidera a equipe de forma a motiva-los a fazer melhor. O gerente é responsável por uma iniciativa, ao passo que o gestor se responsabiliza pelo sucesso, não só do seu trabalho, mas da empresa, como um todo.

O que é o gestor?

O que é ser gestor? Conceito e definição. No vocabulário do universo corporativo, o gestor é um líder estrategista que motiva as pessoas dentro da visão global da empresa. Inegavelmente, ele ocupa uma posição de grande responsabilidade na organização.

Quais são os três pilares da gestão escolar?

Por isso, é imprescindível que a instituição tenha total controle sobre os três principais pilares da gestão escolar: pedagógico, financeiro e administrativo. Esses pilares estimulam a otimização de tempo e de processos, buscando garantir autonomia administrativa, financeira e pedagógica.

Quais são os pilares da escola?

O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.

Artigo anterior
Quantos anos tem o planeta Terra em 2020?
Artigo seguinte
Quais são as fases do processo legislativo para os municípios e ele compreende a elaboração de que?