Porque a luz se comporta como onda é partícula?

Perguntado por: Eva Brito de Borges  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

Partícula ou onda? A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

O que significa dizer que a luz é uma dualidade Onda-partícula?

Um dos conceitos mais complexos da física é o da dualidade onda-partícula. Ele está baseado no fato de que os objetos em dimensões atômicas (muito, muito pequenos) se comportam como matéria e energia ao mesmo tempo, criando uma natureza difícil de quantificar.

O que é uma partícula de luz?

Bem mais adiante, as partículas de luz foram batizadas de fótons, termo consagrado e usado atualmente. Segundo Einstein, cada partícula de luz carregaria energia E = h.f.

Qual é a relação entre a luz e as ondas eletromagnéticas?

Essa relação reflete um fato importante: toda radiação eletromagnética, independentemente de comprimento de onda ou frequência, viaja na velocidade da luz.

Qual a diferença entre uma onda e uma partícula?

Os conceitos de onda e partícula (representada, nesse caso, pela bola) são bastante distintos em nosso cotidiano. Partículas ocupam determinado lugar no espaço e ondas se propagam por todo o espaço.

Por Que Precisamos da Dualidade Onda-Partícula?

39 questões relacionadas encontradas

Por que precisamos da dualidade Onda-partícula?

A diferença fundamental entre as duas é que uma onda não carrega matéria com ela. ... As ondas apenas se movem através da matéria, propagando energia e informação.

Quais são os elementos básicos de uma onda?

Outros elementos de uma onda
  • Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas.
  • Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales.
  • Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale.
  • Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos.

Qual a diferença entre as ondas de rádio e a luz visível?

As ondas eletromagnéticas podem ser classificadas e organizadas de acordo com seus comprimentos de onda e frequências. ... Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena do espectro todo.

Qual é o conceito de luz?

Significado de Luz. substantivo feminino Claridade que emana de si mesmo (Sol) ou é refletida (Lua). ... Objeto que serve para iluminar; lâmpada, lanterna: traga a luz. O que ilumina os objetos e os torna visíveis: luz do poste.

Qual o nome dado a partícula de luz?

O fotão ou fóton é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da radiação eletromagnética (incluindo a luz).

Como Newton conceituou a luz?

A base da teoria de Newton era a natureza corpuscular da luz. “Sendo o fundador da mecânica moderna, era natural que ele procurasse entender os fenômenos luminosos por meio das leis da mecânica, que lida com corpúsculos de massa”, diz Bagnato.

Como Newton descreveu a luz?

Em 1672, o físico inglês Isaac Newton (Fig. 1.1) apresentou uma teoria conhecida como modelo corpuscular da luz. Nesta teoria, a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por uma fonte de luz que atingia o olho estimulando a visão.

O que expressa a dualidade onda-partícula de De Broglie?

A dualidade partícula-onda é expressa matematicamente relacionando o comprimento de onda associado à matéria em função do momento que a mesma possui (ver equação 1). Não pare agora... ... O fenômeno difração, antes da hipótese de de Broglie, era apresentado somente por ondas.

O que é a proposta da dualidade onda-partícula do elétron?

Segundo os conceitos de De Broglie, o movimento de um elétron se apresenta associado a um dado comprimento de onda. ... Essa proposta de De Broglie para a dualidade partícula-onda envolve não apenas os elétrons, mas toda a matéria, tais como prótons, nêutrons, átomos e moléculas.

O que é o princípio da dualidade?

O Princípio de dualidade onda-partícula de De Broglie

Nesta teoria, ele defendeu a hipótese de que os elétrons poderiam comportar-se como uma onda. ... Semelhantemente a difração da luz por meio de uma fenda, ao passarem por uma fenda sufucientemente pequena, os elétrons difratam e geram o mesmo padrão da luz difratada.

O que é a luz na arte?

A luz evidencia o que é real e se revela na pintura através de tons diferenciados, porém na pintura a ideia de uma realidade não é somente resumida ao que está iluminado, esta realidade abrange tudo, desde a representação da luz sobre os objetos até a representação das sombras.

Quais são as 3 propriedades da luz?

Podemos resumir as propriedades da luz da seguinte forma: elas possuem uma dualidade onda-partícula, é uma radiação eletromagnética, podem se propagar pela matéria e pelo vácuo, podem ser refletidas e refratadas.

O que a Bíblia diz sobre a luz?

As palavras hebraicas ner e nir têm a mesma tradução: lâmpada, luz. Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa.

O que são ondas de rádio?

O que são ondas de radiofrequência? São radiações eletromagnéticas utilizadas nas comunicações sem fio como, por exemplo, nas transmissões de televisão ou rádio, nos telefones celulares, nos rádios utilizados por policiais, bombeiros e ambulâncias, nos radares de controle de aviões e nos telefones sem fio.

Qual a diferença entre ondas de rádio e TV?

A diferença básica é que a radiodifusão só transmite áudio, enquanto as transmissões televisivas, quer analógicas ou digitais, transmitem tanto os sinais de áudio quanto os de vídeo.

Qual a diferença entre ondas de rádio e Micro-ondas?

Ondas de rádio são um tipo de onda eletromagnética cujas frequências são menores que as frequências das micro-ondas e do infravermelho. As frequências correspondentes às ondas de rádio estendem-se entre 3 kilohertz (3 kHz ou 3.10³ Hz) e 300 giga-hertz (300 Ghz ou 300.109 Hz).

Quais são as principais características de uma onda?

Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.

Qual o nome do elemento que provoca uma onda?

O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras. A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória.

O que o princípio da complementaridade nos traz de novo na compreensão da dualidade onda-partícula?

O princípio da complementaridade foi enunciado por Niels Bohr em 1928 e assevera que a natureza da matéria e radiação é dual e os aspectos ondulatório e corpuscular não são contraditórios, mas complementares. ... Assim, o princípio da complementaridade atesta a ambigüidade e natureza dupla da matéria e energia.

Por que não podemos ver essas ondas eletromagnéticas?

Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu. A energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético. Localizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.

Artigo anterior
Quem está por trás da AVT em Loki?
Artigo seguinte
Quem defendeu o direito natural?