O que é a recapagem de pneus?

Perguntado por: Edgar Martinho de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
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Recapar um pneu significa raspar a banda de rodagem antiga e aplicar uma nova banda somente no topo do pneu. A nova banda de rodagem começa de um ombro do pneu e vai até o outro, porém eles não fazem parte deste processo. Geralmente a recapagem é feita a “frio”, com temperatura de vulcanização entre 110°C e 120°C.

O que é uma recapagem?

A recapagem de pneus é um processo que realiza a troca da banda de rodagem usada por uma nova. Por ser um sistema mais barato do que comprar novos itens, é comumente usado por empresas e transportadoras que possuem muitos automóveis na frota para administrar.

Porque recapar pneus?

Recapagem traz benefícios ao meio ambiente

Exatamente porque os pneus serão modificados em vez de descartados, o meio ambiente deixará de receber grandes quantidades de borracha, o que iriam poluirá o solo, os rios e muitos outros recursos.

Qual a diferença de recapagem e recauchutagem?

Já na recapagem a frio a temperatura vai a 115ºC e utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, isto é, já pronta para ser aplicada a carcaça do pneu. Recauchutagem: É a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus.

Quanto custa uma recapagem de pneus?

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado).

Recapagem de Pneus - Veja como é o processo!

30 questões relacionadas encontradas

Quanto custa para montar uma recapadora de pneus?

5. Investimento para montar uma empresa de recapagem de pneus. O investimento para montar uma recauchutadora de pneus é variável, mas não espere gastar menos de R$ 300 mil Reais para ter seu negócio em funcionamento.

Qual a diferença entre recapagem a frio e quente?

O processo pode ser realizado a quente ou a frio. Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu. Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C. Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.

O que é recapagem a frio?

Recapagem a Frio: A Recapagem ou reconstrução de pneus, consiste em aproveitar a carcaça desde que esteja em boas condições, dentro das especificações do INMETRO e assim, aplicando-lhe uma nova banda de rodagem, através do sistema de vulcanização a frio, onde utiliza-se uma autoclave com controles rígidos, de tempo do ...

O que é uma pessoa recauchutada?

Significado de recauchutar

Reconstituir, a quente, com camadas de borracha, a parte gasta de (um pneumático). Etimologia (origem da palavra recauchutar).

Pode usar pneu recapado?

O CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.

Qual a diferença entre pneu recauchutado e remoldado?

Não confundam Remold / Remoldados com pneu recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado. Embora o pneu recauchutado e recapado tem uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).

Como funciona a vulcanização de pneus?

Para unir as moléculas de elastômero do pneu, a vulcanização realiza a união em vários pontos através de ligações cruzadas dos mesmos através de calor (temperatura) e pressão.

Quantas recapagens aguenta um pneu?

Depois de ser vulcanizado a 110º C, em 2h30 o pneu pode voltar a rodar. Se a carcaça estiver em bom estado, o equipamento pode receber de dois a três recapamentos. Cada serviço custa em média R$ 380 e o pneu pode rodar mais dois anos, se for bem conservado.

Como funciona uma autoclave de pneus?

Uma Autoclave para Recapagem de Pneus por sua vez submete a borracha a Alta Temperatura e Alta pressão para a Vulcanização da Banda no Pneu. Já a Autoclave para Esterilização de RSS (Lixo Hospitalar) descontamina o resíduo através de Alta Temperatura e pressão, com auxilio de vapor saturado no processo.

Qual a melhor recapagem quente ou fria?

Reforma de Pneus a Frio

A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade. Mas a aparência não é das melhores, pneus recapados a frio nunca parecem pneus novos. Isso porque a emenda é visível.

Qual melhor remendo quente ou frio?

Remendos a quente

Este método é recomendado para reparar câmaras e pneus que foram furados ou rascados nas laterais. Além disso, os remendos a quente tem a finalidade também recuperar pneus para que não se perca quando ainda novo.

Pode andar com pneu remold?

Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.

O que é vulcanização a quente?

A Vulcanização de Correias a Quente nada mais é que um processo onde o principal objetivo é unir partes que antes estavam partidas e substituir um lance com defeito e fazer a correia rodar nas máquinas.

Quantos km dura um pneu remoldado?

Fernanda Campioni, gerente de Pneus e Recapagem, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que este processo prolonga a vida útil dos pneus em mais de 100%. Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km.

É seguro andar com pneu vulcanizado?

De todos os processos de reparação de danos em pneus, a vulcanização é maneira mais segura e confiável. Não é o ideal, já que a compra de um novo, no caso de um rasgo ou furo, é a melhor e mais segura opção.

Pode rodar com pneu vulcanizado?

Contudo, a prática de recauchutar, vulcanizar e até trocar a bandagem, feitas em muitas borracharias pela cidade, é considerada ilegal pelo Contran e está no CTB que, se autuado, o motorista pode ter o carro apreendido e levar sete pontos na CNH, infração gravíssima.

Quanto custa uma vulcanização de pneus?

Quanto custa: R$ 40. Como é: coloca-se um plugue para fechar o furo e, por cima, aplica-se uma camada de borracha. Quando usar: é a técnica mais indicada como solução definitiva na maioria dos tipos de furo, mas é muito difícil de ser encontrado em borracharias ou autocenters. Quanto custa: R$ 50 a R$ 60.

Quanto tempo dura um pneu recauchutado?

De acordo com a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), um pneu recauchutado dura, no máximo, mais ou menos metade do tempo que um pneu novo nas mesmas condições. Normalmente, é considerado uma média de 50 a 60 mil quilômetros de vida útil para um pneu novo.

O que é um pneu remoldado?

Um pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por uma espécie de reciclagem. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna.

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