Qual a diferença entre disartria e afasia?

Perguntado por: Luna Adriana Figueiredo  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

A afasia é diferente dos distúrbios de desenvolvimento da linguagem e da disfunção das vias motoras e músculos que produzem a fala (disartria).

Qual a diferença de afasia e disfasia?

Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

O que vem a ser disartria?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Qual é o conceito de afasia?

A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala.

Qual a diferença entre disartria e Apraxia da fala?

Enquanto disartria deva ser referida a “controle motor dos órgãos fonoarticulatórios para a produção da fala”, apraxia de fala nos remete a uma dificuldade na programação e organização dos movimentos necessários para a fonação e para a articulação.

DISTÚRBIOS DE FALA E LINGUAGEM (Afasias, Disartria, Dislexia, Disfonia)

20 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de dispraxia e apraxia?

Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.

Qual a diferença entre Dislalia e apraxia?

Ocorrem distúrbios variados do processo motor básico necessários à produção da fala, incluindo alterações na respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. Na apraxia de fala, os erros articulatórios são complicados e variados, já na disartria estes erros são de simplificação.

Quais são as afasias?

Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.

São características da afasia?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Quais são as características da afasia?

A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos. A principal causa da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC), que resulta em uma lesão cerebral.

Quais são os sintomas da disartria?

Sintomas de Disartria
  • Fala arrastada;
  • Ritmo lento de fala;
  • Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro;
  • Discurso muito rápido e difícil de entender;
  • Voz rouca;
  • Voz anasalada;
  • Ritmo irregular ou anormal de fala;
  • Voz com volume irregular;

O que leva uma pessoa a perder a fala?

Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.

O que pode causar problemas na fala?

Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados – e aqui estão incluídas as crianças que ficam muito tempo ligadas nos eletrônicos. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.

Qual afasia mais comum?

Os sinais variam de acordo com a extensão do dano e a região do cérebro afetada, sendo os mais comuns:
  • Dificuldade para falar – Afasia de Broca. ...
  • Dificuldade para compreender – Afasia de Wernicke. ...
  • Outros tipos.

Como avaliar afasias?

O diagnóstico para afasia é clínico embora os testes neuropsicológicos, com imagens cerebrais fornecidas por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, sejam indispensáveis para identificar a causa (MOHOVIC; FIGUEIREDO, 2004).

O que é afasia motora?

Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.

O que é a afasia de Wernicke?

A afasia de Wernicke é um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade de fala. Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido. Ele consegue falar várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente mas que não faz sentido.

Como identificar a apraxia?

Apraxia de Fala na Infância – Quais São os Sintomas?
  1. Demora para começar a falar as primeiras palavras;
  2. Dificuldade para pronunciar as letras, tanto as vogais quanto as consoantes;
  3. Quietude e pouca comunicação;
  4. Fala de difícil compreensão;

Quais os sintomas de apraxia?

O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria. A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.

Como diagnosticar apraxia?

Sintomas de Apraxia
  1. Distorcer e repetir palavras ou sons ou ficar sem fala. ...
  2. Dificuldade em pronunciar a palavra certa.
  3. Maior dificuldade em dizer palavras mais compridas.
  4. Melhor capacidade de escrever do que de falar.
  5. Uso excessivo de formas não verbais de comunicação.
  6. Problema com coordenação e habilidades motoras finas.

O que é dispraxia da fala?

Dispraxia oral é considerado um distúrbio dos movimentos orofaciais para gestos não verbais e dispraxia verbal reflete a incapacidade de planejar e programar os comandos sensório motores necessários especificamente para a fala.

O que é dispraxia de fala?

A dispraxia é uma condição na qual a pessoa apresenta dificuldade para planejar e coordenar os movimentos do corpo devido a alterações no sistema nervoso, de forma que pode haver dificuldade para manter o equilíbrio e a postura e, em alguns casos, dificuldade para falar.

Quais os tipos de dispraxia?

– espacial- carateriza-se por uma desorganização do esquema corporal e da relação da criança com o espaço; – postural- carateriza-se pelas dificuldades na postura, que se refletem em movimentos pouco ritmados e sem fluidez; – verbal- carateriza-se por ser uma perturbação do desenvolvimento da linguagem.

Quais os tipos de distúrbios da fala?

Classificação e tipos de distúrbios de linguagem
  • 1 – Disartria: ...
  • 2 – Disglossia: ...
  • 3 – Disfemia. ...
  • 4 – Afasias. ...
  • 5 – Dislexia. ...
  • 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ...
  • 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 8 – Discalculia.

O que são distúrbios da fala?

Distúrbio da Fala (ou Articulatórios)

Dificuldades relativas à aquisição dos sons ou fonemas da língua, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.

Artigo anterior
O que é balanço hídrico exemplos?
Artigo seguinte
Como fazer backup do Windows 10 para um pen drive?