Quais são as leis de imigração brasileira?

Perguntado por: Filipa Ema Lopes Gaspar  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

A Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017, disciplinou a migração no Brasil e estabeleceu princípios e diretrizes para as políticas públicas para o imigrante. Também a nova Lei de Migração substituiu a Lei n. 818/49.

O que diz a nova Lei de imigração?

Participação em protestos e organização sindical: o direito à mobilização era proibido pelo Estatuto do Estrangeiro. A nova lei estabelece como direitos a reunião de migrantes para fins pacíficos e de associação, inclusive sindical, para fins lícitos.

Quais são os direitos dos migrantes?

A nova Lei de Migração brasileira estabelece direitos e deveres para migrantes e turistas no Brasil. Ela reconhece o migrante, independentemente de sua nacionalidade, como um sujeito de direitos, e promove o combate à xenofobia e a não-discriminação como princípios da política migratória brasileira.

Quais os tipos de vistos previstos pela nova Lei de Migração?

TIPOS DE VISTOS

Em seu Capítulo II da Nova Lei de Migração, este trata da regularização da permanência do migrante: “Situação Documental do Migrante e do Visitante” de forma que normatiza as regras para concessão, vistos temporários, de visita, diplomáticos, oficiais, cortesia e a naturalização.

O que diz a Lei de imigração do Brasil vigente até 2017?

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante.

AGU Explica - Lei de Migração

41 questões relacionadas encontradas

Quais os 6 pontos que mudaram com a Lei da Migração?

Entenda algumas das principais mudanças introduzidas pela nova Lei de Migração do Brasil e o que o decreto de regulamentação altera nela.
  1. Vistos.
  2. Reunião familiar.
  3. Expulsão, deportação e repatriação.
  4. Direito de manifestação política.

Como o imigrante era visto pelo Estatuto do Estrangeiro legislação de Migração vigente até 2017 )?

O Estatuto aprovado pelos militares trata o imigrante como um estranho, como uma suposta ameaça à segurança nacional. A nova Lei, por sua vez, cuida para que os imigrantes não sejam vitimados pela xenofobia.

Quais são os tipos de vistos no Brasil?

São eles:
  • Visto Diplomático – VIDIP.
  • Visto Oficial – VISOF.
  • Visto de Cortesia – VICOR.
  • Visto de Turista – VITUR.
  • Visto de Trânsito – VITRA.
  • Vistos Temporários – VITEM.
  • Vistos Permanentes – VIPER.
  • Visto de Residência Temporária – VRT.

Quais os princípios e diretrizes da nova Lei de Migração?

A Lei tem como princípios a universalidade dos direitos humanos, o repúdio e a prevenção à xenofobia, ao racismo e a qualquer tipo de discriminação, não criminalizando a migração. Garante a igualdade de tratamento e de oportunidade ao migrante, além de inclusão social, laboral e produtiva através de políticas públicas.

Como os migrantes são tratados?

No Brasil, a Lei nº 13.445/2017 dispões sobre direitos e deveres do migrante em território nacional. No entanto, não existe uma definição legal internacional aceita do termo migrante, sendo assim esse grupo tem direito à proteção geral dos direitos humanos, sem importar o status migratório.

Qual a relação entre migração e direitos humanos?

Os direitos humanos dos migrantes, seja nas travessias, seja durante sua inserção nas sociedades de destino, são freqüentemente violados de maneira alarmante. A nacionalidade, do ponto de vista político, torna-se um entrave à igualdade de direitos entre nacionais e não nacionais.

Quais são os direitos e deveres dos refugiados?

Deveres específicos dos refugiados: ∎ Não sair do território nacional sem autorização prévia e expressa do CONARE, sob pena de perder a condição de refugiado; ∎ Não praticar atos contrários à segurança nacional ou à ordem pública, sob pena de perder a condição de refugiado.

Quais são as principais mudanças legislativas no tratamento do imigrante?

Diante de tais considerações, insta frisar que uma das principais alterações da Nova Lei de Migração foi a extinção dos pedidos de prorrogação do visto temporário e a extinção do visto permanente.

O que são vistos nacionais?

Os vistos de longa duração, regulados nos termos da legislação nacional em vigor, podem ser de estada temporária ou para a obtenção de autorização de residência, consoante a duração da estada e habilitam o seu titular a permanecer em Portugal de acordo com o motivo pretendido: estudo, estágio, trabalho, tratamento ...

Como o brasileiro é visto no mundo?

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

O que é preciso para ter visto permanente no Brasil?

Um estrangeiro que queira morar no Brasil tem várias maneiras de conseguir um visto permanente, o que o deixa em situação legal no país. Uma é ao se casar ou provar relação estável (morar junto) com um brasileiro ou uma brasileira. Relações homo-afetivas também são aceitas.

O que é visto B1?

O visto do caso B1:

Este visto permite que os indivíduos permaneçam nos Estados Unidos até 6 meses no máximo por razões profissionais. Tem um período de validade de 1, 3 ou 10 anos.

Quantos tipos de vistos americanos existem?

Existem 187 tipos de vistos americanos, que podem ser divididos em dois tipos: migrantes e não migrantes. Ou seja, para quem quer morar nos EUA e para quem tem como objetivo apenas o lazer.

Qual a diferença entre visto B1 e B2?

Os vistos americanos B1 e B2 são concedidos para quem deseja visitar o país a negócios ou a turismo, sendo que o de negócios é o B1 e o de turismo é o B2. A categoria B1/B2 é uma mescla entre esses dois tipos de visto.

Como o imigrante era visto pelo Estatuto do Estrangeiro?

Passou a imperar também a visão de que os imigrantes são detentores de direitos, não apenas de obrigações e limitações da sua vida civil enquanto residentes no país, como proclamava o Estatuto do Estrangeiro.

O que mudou no Brasil com a nova Lei de imigração em 2017?

Com a nova Lei de Migração, o imigrante passa a ser sujeito de direitos e obrigações, prioriza-se a defesa dos direitos humanos. A nova Lei n. 13.445/2017 inicia-se com uma mudança significativa, não é mais o estatuto do estrangeiro e sim a Lei de Migração. Muda-se o vocábulo estrangeiro - utilizada na Lei n.

O que a Constituição fala sobre imigrantes?

A reafirmação da aplicação e direitos às garantias fundamentais, já asseguradas pela Constituição Federal a todo estrangeiro que estiver em território nacional, além de assegurar tratamento humanitário aos imigrantes, possui em seu bojo determinações especificas para evitar a criminalização do imigrante, xenofobia ou ...

Quais são os principais fluxos migratórios?

Os principais fluxos migratórios da atualidade no mundo são:
  1. 1 - Síria.
  2. 2 - Sudão do Sul.
  3. 3 - Venezuela.
  4. 4 - Honduras.
  5. 5 - Costa da Líbia. No ano de 2015 foi registrada a chegada de 1 milhão de imigrantes à Europa através do Mar Mediterrâneo. Migração Internacional: refugiados saindo do seu país num barco improvisado.

Quais são as consequências da migração?

Dentre as muitas consequências dos movimentos migratórios, podem ser mencionadas as seguintes: contribuição no processo de miscigenação étnica e na ampliação e difusão cultural entre os povos; contribuição e influência no processo de crescimento econômico.

Artigo anterior
Quantas vezes por ano é normal ficar doente?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre perito oficial e perito assistente?