Qual a diferença entre despesas administrativas e financeiras?

Perguntado por: Jorge Matheus Figueiredo Leal  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. ... As despesas operacionais são os gastos para produzir produtos e serviços, como matérias primas. Ou seja, estão ligados a atividade fim da empresa.

O que são despesas administrativas?

O conceito de despesas administrativas é definido como todos os gastos que não estão ligados à atividade principal da companhia. Ou seja, ao core do negócio. Os custos administrativos se referem ao back-office, então não têm conexão direta com a atuação da empresa.

O que é uma despesa financeira?

Despesas financeiras podem ser consideradas todas aquelas necessárias para captar recursos financeiros, sendo que as principais são os juros (sempre faço uma relação com o aluguel: Pagamos aluguel para utilizar um imóvel; pagamos juros para utilizar o dinheiro dos outros, é o quanto pagamos para utilizar um dinheiro ...

O que são despesas administrativas exemplos?

Despesas administrativas são os gastos de uma empresa que não têm ligação direta com a produção ou com o core-business. Elas abrangem gastos como os com limpeza, manutenção, materiais de escritório, etc.

Quais os tipos de despesas financeiras?

As despesas financeiras podem ser classificadas em dois tipos principais: as temporárias e as estruturais.

Entenda as Despesas administrativas no DRE

34 questões relacionadas encontradas

Quais são as despesas financeiras na DRE?

São os descontos financeiros concedidos a clientes, juros pagos a fornecedores, variações cambiais passivas, tarifas bancárias com manutenção de contas e transferências realizadas ocorridas no período.

Como estão classificadas as despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

São exemplos de despesas administrativas e gerais?

Exemplos de despesas gerais e administrativas (G&A) incluem aluguel de prédio, honorários de consultores, depreciação de móveis e equipamentos de escritório, seguros, suprimentos, assinaturas e serviços públicos.

O que entra em despesas gerais e administrativas?

Despesas Gerais e Administrativas e outras despesas

Nesta categoria estão as despesas com pessoal, escritórios de advocacia, contabilidade, consultoria, seguros, material de escritório, luz, água, internet, aluguel, depreciação e amortização.

O que são despesas administrativas e comerciais?

As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios (como plano de saúde, vale-refeição, etc.), contabilidade, contas de água, luz, seguros, etc.

O que são receitas e despesas financeiras?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

O que são receitas e despesas financeiras no DRE?

São exemplos de receitas financeiras os rendimentos de aplicações e descontos obtidos; já despesas financeiras são multas e juros pagos por atraso no recolhimento de impostos e fornecedores e despesas bancárias para manutenção de serviços, entre outros.

Como calcular despesas financeiras DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:
  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

Quais as despesas operacionais?

As despesas operacionais são aquelas relacionadas com o funcionamento diário de uma empresa. Por isso, elas não incluem pagamentos como impostos ou aqueles associados à fabricação dos produtos comercializados. Esse tipo de despesa integra a gestão financeira da companhia.

Quais são as despesas operacionais de uma empresa?

As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.

Quais são as despesas da empresa?

Despesas são todos os gastos relativos à administração da empresa, ou seja, que não estão relacionados com a produção. Entram nessa lista aluguel, salário do pessoal administrativo, marketing, material de escritório, material de limpeza etc.

O que significa despesas gerais?

Despesas Gerais e Administrativas (G&A)

As despesas gerais e administrativas são os custos indiretos de uma empresa, muitos dos quais são fixos ou semifixos. Esses custos não se relacionam diretamente com a venda de produtos ou serviços, mas sim com a operação geral contínua da empresa.

Quais são as despesas tributárias?

As Despesas Tributárias são aquelas vinculadas a impostos e contribuições referentes ao governo federal, estados e municípios. Por exemplo: uma empresa tributada pelo Simples Nacional, precisa pagar o Simples havendo o registro de vendas.

Onde ficam as receitas financeiras no DRE?

na estrutura do DRE fica abaixo do Resultado pedido, sendo assim à deixei de fora.

O que não entra na DRE?

O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

Qual o cálculo do resultado financeiro?

Sendo assim, o cálculo do resultado financeiro se dá mediante a subtração das receitas financeiras pelas despesas financeiras. Através da seguinte equação: Resultado Financeiro = Receitas financeiras – Despesas financeiras.

Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?

Parece complicado, mas é simples.

Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

O que são despesas operacionais na DRE?

As Despesas Operacionais são aquelas que fazem parte da operação da empresa. Exemplo: as despesas vinculadas ao consumo são tratadas como Despesas Operacionais. Quando lançados na contabilidade, tais despesas permanecem próximas das demais Despesas Operacionais e distantes do grupo financeiro.

O que são outras receitas e despesas operacionais?

Receitas Operacionais: são decorrentes das operações normais da empresa. ... Será classificado como operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam o objeto social da empresa.

Como fazer receitas e despesas?

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

Artigo anterior
O que deve conter na pulseira de identificação do paciente adulto?
Artigo seguinte
O que é um dano?