Quanto tempo pode atrasar um voo?

Perguntado por: Paulo Nelson Silva Rodrigues Loureiro  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.

Quanto tempo é considerado atraso no voo?

Quanto tempo de atraso é considerado como atraso de voo? Segundo a ANAC, um voo é considerado atrasado quando tem um atraso superior a 30 minutos em relação ao horário previsto de decolagem. Tendo assim, o passageiro direito a reacomodação em outro voo ou reembolso integral.

Quando o voo atrasa o que temos direito?

Atraso de voo de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone; Atraso de voo superior a 2 horas: a companhia aérea deve arcar com os custos de alimentação; Atraso de voo superior a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer hospedagem e transporte ida e volta da acomodação.

Quanto tempo de atraso de voo gera dano moral?

Em relação ao dano moral, o que interessa são os atrasos superiores a 4 horas. Neste caso, é possível pleitear indenização. Importante consignar que, nas decisões judiciais, o atraso em período menor do que 4 horas é considerado mero aborrecimento.

Como funciona a indenização por atraso de voo?

O atraso de voo superior a 7 horas pode gerar indenização por dano moral de R$ 3 mil a R$ 15 mil por passageiro e a situação também pode render indenização por dano material. sobretudo quando há prejuízo financeiro por perda de reservas em hotéis, aluguel de carro, entradas em parques e outros passeios turísticos.

ATRASO DE VOO | TENHO DIREITO A DANOS MORAIS?

19 questões relacionadas encontradas

Como provar atraso do voo?

O documento mais importante a ser obtido é a Declaração Oficial da Companhia Aérea, que deve ser fornecido ao passageiro caso este solicite. Nesse documento, a empresa aérea confirma que houve atraso no voo, por isso é a forma mais fácil e eficiente de comprovar que seu voo sofreu atraso.

Quando a companhia aérea é obrigada a pagar hotel?

Já se o atraso for superior a quatro horas, é preciso fornecer hospedagem, mas somente em caso de pernoite no aeroporto, além de transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver na mesma cidade onde mora, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.

O que acontece se o primeiro voo atrasar?

Quando o primeiro voo é atrasado ou cancelado, consequentemente o segundo voo pode ser perdido. É comum que as companhias aéreas esperem por até 1 hora os passageiros que vêm de outro voo quando a conexão é a única que eles podem tomar para seguir viagem.

O que diz a Resolução 400 da ANAC?

Para atrasos de voos nacionais acima de 30 minutos e internacionais acima de 1 hora, o passageiro pode solicitar o cancelamento de forma integral. A qualquer momento o cliente pode solicitar o cancelamento integral da reserva, deixando o crédito integral na companhia para ser usado em até 18 meses.

Quando o voo atrasa 2 horas?

No caso de atrasos na pista, após 2 horas, os passageiros têm direito a banheiros, atendimento médico e alimentação. Após 3 horas (voos domésticos) ou 4 horas (voos internacionais), os passageiros devem ter permissão para desembarcar, a menos que haja uma razão de segurança para não fazê-lo.

O que é um voo retido?

Ela acontece quando a companhia aérea disponibiliza mais passagens do que há assentos disponíveis no voo, fazendo com que alguns passageiros não consigam embarcar. Logo, não existem ações do passageiro que levem a este problema, mas sim questões operacionais da própria companhia.

O que diz a Resolução 280 da ANAC?

Resolução ANAC nº 280, de 11/07/2013: Dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo e dá outras providências. Lei nº 10.048, de 08/11/2000: Dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas que especifica.

O que diz a Resolução 461 da ANAC?

Embarque de passageiro armado

O porte de armas de fogo a bordo de aeronaves se limitará a duas armas curtas (pistola ou revólver) por passageiro autorizado, desmuniciadas e acompanhadas de munição limitada a 1 (uma) carga principal e 2 (duas) reservas para cada arma.

Em Quais situação de atraso a companhia aérea estará isenta de responsabilidade?

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.

É normal o voo atrasar?

Os motivos pelo qual um voo doméstico ou internacional atrasa podem ser muitos, entres os principais estão as condições climáticas, que restringem o uso das pistas e em alguns casos até fecham o aeroporto, a manutenção não programada, que ocorre quando algum componente apresenta problemas inesperados, o excesso de ...

O que acontece se eu não pegar a conexão?

Em casos de no-show, o passageiro pode perder o valor integral da passagem ou precisar pagar uma taxa. O procedimento varia conforme a companhia aérea. A situação muda nos casos de no-show involuntário, em que o passageiro pode até receber uma indenização.

O que diz a Resolução 400 16 da ANAC?

RESOLUÇÃO Nº 400, 13/12/2016 — Agência Nacional de Aviação Civil ANAC. RESOLUÇÃO Nº 400, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte Aéreo. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício da competência que lhe foi outorgada pelo art.

Quais os direitos do passageiro?

Quais são os direitos do viajante aéreo no Brasil?
  • Direito à informação.
  • Direito à assistência.
  • Direito de reembolso ou reacomodação.
  • Direito à acomodação.
  • Direitos em caso de overbooking.
  • Direitos dos passageiros com necessidades especiais.

Quando o passageiro tem direito a hospedagem?

A pArtir de 4 horAs de AtrAso: o passageiro terá direito à comunicação, alimentação e acomodação/hospedagem, além de transporte do aeroporto até o local da hospedagem (hotel).

Quais são os direitos dos passageiros?

Você tem o direito de livre escolha entre as empresas de ônibus. Motoristas, funcionários e fiscais devem tratá-lo com respeito e cortesia. Você tem, também, o direito de receber serviços adequados, como ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao fim da viagem.

O que diz a Resolução 515 da ANAC?

Todavia, a Resolução Nº 515/19 prevê que o passageiro selecionado tem o direito de passar pela inspeção em uma sala reservada. Já o Decreto 7.168/10 vai além: ela pode ser realizada com discrição e na presença de uma testemunha.

Quem tem porte de arma pode viajar de avião?

2º O embarque de passageiro portando arma de fogo a bordo de aeronaves deve se restringir aos agentes públicos que, cumulativamente, possuam porte de arma por razão de ofício e necessitem comprovadamente ter acesso a arma no período compreendido entre o momento da inspeção de segurança para acesso à Área Restrita de ...

Pode despachar arma de fogo no avião?

Presencial: O despacho da arma de fogo, após a validação da GDAF pela Polícia Federal, ocorre no balcão de check-in da empresa aérea responsável pelo voo. Despachar em embalagem lacrada e cedida pela própria companhia aérea.

Quem tem TDAH tem desconto em passagem aérea?

Resolução da ANAC garante 80% desconto em passagens aéreas para acompanhantes de pessoas com deficiência. Mobilidade reduzida, impedimento intelectual, mental ou limitação fisiológica são condições para acessar o benefício.

O que é a RBAC 153?

O RBAC nº 153 continua tratando de operação, manutenção e resposta à emergência aeroportuária, bem como fauna sob o prisma da segurança operacional.

Artigo anterior
O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?
Artigo seguinte
O que é O que é um pontinho azul no céu?