O que acontece com o bebê quando a mãe tem toxoplasmose?

Perguntado por: Emanuel Jesus de Amaral  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)

Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Recém-nascidos: dos recém-nascidos infectados (Toxoplasmose Congênita), cerca de 85% dos casos não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento.

Qual a chance de passar toxoplasmose para o feto?

Probabilidade menor de transmissão para o feto (10 a 20% dos casos).

O que a toxoplasmose causa no bebê?

(Toxoplasmose congênita) A toxoplasmose é uma infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. Normalmente, ela não causa problemas em adultos saudáveis, mas pode causar doença grave em recém-nascidos e em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A toxoplasmose é causada por um parasita que vive e multiplica-se em gatos.

Quando a toxoplasmose é de fato preocupante para gestantes?

O primeiro trimestre da gestação é o mais crítico. Nesse período a infecção pode acarretar lesões mais graves. Quando a infecção ocorre no segundo trimestre da gestação, o bebê pode mostrar sinais de inflamação no cérebro (encefalite), com convulsões e calcificações no cérebro.

Quais são as sequelas da toxoplasmose?

Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida. Esses casos podem ter, com maior frequência, sequelas graves, como acometimento visual em graus variados, acometimento mental, alterações motoras e perda auditiva.

Qual o risco da toxoplasmose em gestantes? | Momento Papo de Mãe

39 questões relacionadas encontradas

Como saber se o feto foi infectado por toxoplasmose?

O diagnóstico da toxoplasmose é baseado, principalmente, em exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames laboratoriais para uma avaliação mais detalhada.

Qual o órgão que a toxoplasmose ataca?

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

Quanto tempo dura o tratamento de toxoplasmose na gravidez?

As drogas recomendadas para o tratamento da to- xoplasmose congênita são sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico, utilizados de forma continuada durante 12 meses, para casos confirmados ou que não foi possível a exclusão da infecção, independente da presença de sinais e/ou sintomas da doença.

O que fazer quando se tem toxoplasmose na gravidez?

O tratamento da toxoplasmose na gestação é realizado por meio do uso de antibiótico para tratar a gestante e diminuir o risco de transmissão para o bebê.

Quem tem toxoplasmose na gravidez pode ter um parto normal?

A transmissão da toxoplasmose de mãe para filho se faz via placentária e independe do tipo de parto escolhido. Converse com o obstetra dela para fazer um acompanhamento de perto dessa gestação.

Quais são os 3 tipos de toxoplasmose?

Tipos de toxoplasmose
  1. Toxoplasmose ocular. A toxoplasmose ocular acontece quando o parasita atinge o olho e afeta a retina, causando uma inflamação que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. ...
  2. Toxoplasmose congênita. ...
  3. Toxoplasmose cerebrospinal ou meningoencefálica.

Qual é o período de maior risco na gravidez?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Em qual trimestre gestacional ocorre o maior risco de infecção congênita por toxoplasmose?

TOXOPLASMOSE CONGÊNITA

O risco de infecção fetal e a gravidade do acometimento estão relacionados a idade gestacional na infecção aguda materna. No início da gravidez a infecção é menos freqüente, mas pode levar ao abortamento ou seqüelas graves. O período entre 10 e 24 semanas é considerado de maior risco.

Qual o tratamento para toxoplasmose IgG na gravidez?

IgM (+) e IgG (+): INFECÇÃO AGUDA (soroconversão). Manter tratamento com espiramicina (se IG ≤ 16 semanas) ou substituir espiramicina por SD+P+AF (se IG > 16 semanas).

Como eliminar o vírus da toxoplasmose?

De acordo com os CDC, algumas formas de evitar a infecção do toxoplasma gondii são:
  1. Cozinhar alimentos a uma temperatura suficientemente alta, entre 63° e 73° C, para matar patógenos nocivos. ...
  2. Congelar a carne por vários dias antes de cozinhar pode ajudar a reduzir a chance de infecção.

Tem vacina para toxoplasmose?

Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose. Não existe vacina contra a toxoplasmose.

Quem tem toxoplasmose pode amamentar?

Porém, quando a infecção ocorre nas primeiras semanas, as sequelas na prole tendem a ser mais graves. A boa notícia é que, após o nascimento, as lactantes com toxoplasmose podem amamentar normalmente. Isso porque, o parasita não é transmitido pelo leite materno.

Quem já teve toxoplasmose está imune?

Se já teve a infecção, está imune, pode engravidar. Como a transmite a toxoplasmose para o feto?

Como saber se a toxoplasmose está ativa?

Os principais sintomas de toxoplasmose são:
  1. Dor de cabeça constante;
  2. Febre;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dor nos músculos;
  5. Dor de garganta;
  6. Dificuldade para respirar;
  7. Confusão mental;
  8. Convulsões.

O que significa quando o exame de toxoplasmose IgG dá reagente?

O resultado IgG reagente para toxoplasmose significa que existem anticorpos circulantes na corrente sanguínea contra o T. gondii, que é o parasita responsável pela doença, o que pode ter acontecido devido a uma infecção recente ou antiga.

Qual o nome do remédio para toxoplasmose?

As drogas utilizadas para o tratamento da toxoplasmose congênita no RN são: pirimetamina (daraprimÒ); sulfadiazina; ácido folínico. A pirimetamina (daraprimÒ) é um substituto da fenilpirimidina, droga antimalárica, cuja vida média plasmática no RN e crianças menores de 18 meses de idade é de aproximadamente 60 horas.

Porque a toxoplasmose não tem cura?

A toxoplasmose não tem cura, mas deve ser medicada e controlada. O infectado se torna portador crônico pelo resto da vida, porque o parasita fica dormente nos músculos e retina, por exemplo.

Como é a dor de cabeça da toxoplasmose?

Os pacientes que sofreram danos no cérebro causados por Toxoplasmose podem, com o tempo, desenvolver dor de cabeça com graus variados de frequência e intensidade. É comum e requer acompanhamento para o alívio das crises de dor, visando uma melhor qualidade de vida. Converse com um neurologista.

Quanto tempo leva para aparecer os sintomas da toxoplasmose?

Quando a toxoplasmose é sintomática, o período de incubação varia entre 10 e 20 dias. Na apresentação clínica típica, ganglionar, o paciente apresenta aumento dos linfonodos da cadeia cervical, principalmente posterior, embora a doença possa acometer os linfonodos axilares, supraclaviculares e abdominais.

Qual o valor normal do exame de toxoplasmose?

Um resultado negativo é normal, e afasta infecção recente por Toxoplasmose. Um resultado inconclusivo não permite um diagnóstico preciso, e deve ser repetido e avaliado junto aos níveis de IgG. Um resultado positivo sugere infecção recente por Toxoplasmose.

Artigo anterior
O que muda no corpo com a menopausa?
Artigo seguinte
Quanto tempo pode atrasar um voo?