Qual a diferença entre decreto lei é lei?

Perguntado por: Ana Kyara Nogueira Amorim Cunha  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

O decreto não tem natureza jurídica de lei, mas é expedido por uma autoridade competente por via judicial. Ele pode ser categorizado como um ato administrativo, porém sua emissão depende do Chefe do Poder Executivo da União, estado ou município, sem a necessidade de passar pela aprovação do Poder Legislativo.

Como funciona decreto?

O objetivo de um decreto não é o de criar novas regras ou leis, mas sim detalhar regras já existentes em uma lei. Geralmente, no Brasil, o decreto é utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.

Quem faz o decreto lei?

No sistema jurídico brasileiro, os decretos são atos administrativos da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos).

Qual a validade do decreto?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação.

Quem pode fazer um decreto?

Nesse sentido é que o art. 84, IV, da Constituição dispõe que ao Presidente da República compete expedir decretos e regulamentos para a fiel execução das leis. ... O poder da Administração Pública de editar normas de hierarquia inferior aos regulamentos é também é chamado de Poder Normativo.

Decreto não é lei, mas tem a mesma força!

35 questões relacionadas encontradas

Como se fazer um decreto?

A partes do Decreto são:
  1. Preâmbulo. Título (a palavra “decreto”), número e data de expedição em letras maiúsculas. Ementa da matéria do Decreto, em letras maiúsculas e à direita da página. A palavra “considerando” em letras maiúsculas, seguida de dois pontos à esquerda. ...
  2. Ordem de Execução.

De quem é a competência para editar os decretos?

O presidente da República dispõe de competência para editar decretos e regulamentos visando à adequada execução das leis, podendo o Congresso Nacional determinar a sustação desses atos normativos no caso de o Poder Executivo, no exercício dessa competência, exorbitar do poder regulamentar.

O que acontece se descumprir decreto?

De acordo com o artigo 268, do Código Penal, que trata dos crimes contra a incolumidade pública, quem infringir a determinação do poder público, que é destinada a impedir a propagação do novo coronavírus, está sujeito a detenção de 1 mês até 1 ano, além de pagamento de multa.

O que é um decreto na Bíblia?

O decreto de Deus é o Seu propósito ou a Sua determinação com respeito às coisas que irão acontecer. Usamos o singular, como o fazem as Escrituras (Rm 8.28; Ef 3.11), porque houve somente um ato da Sua mente infinita acerca das coisas futuras.

Quem pode derrubar um decreto do governador?

1.8- Sanção do governador

A análise do veto é feita pela comissão de Emendas Constitucionais e Vetos, designada pelo Presidente da Assembléia Legislativa. Rejeitado o veto pelo plenário, a proposição é enviada ao Governador para que a lei seja promulgada.

Qual a diferença de portaria e decreto?

Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.

Qual é a função de um decreto legislativo?

Os Decretos Legislativos são atos normativos de iniciativa do Congresso Nacional e podem iniciados por qualquer comissão da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal para a normatização de matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional. Como já foi dito, eles produzem efeitos externos ao Congresso Nacional.

Qual é o conceito de decreto?

DECRETO: decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução.

O que é decreto exemplo?

Significado Jurídico de Decreto

Geralmente são utilizados para realizar nomeações ou determinar a execução de dispositivos legais. Os decretos dividem-se em: Decreto Individual: São regras que se direcionam a uma pessoa ou grupo determinado (Exemplo: Nomeação, Exoneração ou Desapropriação).

O que pode revogar um decreto?

1 - A Administração Pública tem o poder de anular os atos que considere ilegais e revogar aqueles cuja conveniência e oportunidade não mais subsistam, não sendo necessária, a existência de pedido ou decisão judicial para a revogação, anulação ou modificação de atos administrativos.

Quais são as leis que existem na Bíblia?

  • Leis antes do Sinai. Lei da Páscoa. ...
  • Os Dez Mandamentos. Este pacto tornou-se um instrumento para que Israel se tornasse uma nação ímpar, diferente de todas as outras. ...
  • O Livro do Pacto. ...
  • Regulamentações para o Tabernáculo e estabelecimento do Sacerdócio. ...
  • O Decálogo Ritual.

Qual o significado da palavra lei na Bíblia?

Lei bíblica refere-se aos aspectos por assim dizer "jurídicos", embora espirituais por natureza, no contexto da Bíblia Sagrada judaico-cristã, as escrituras sagradas do Judaísmo e do Cristianismo.

Quais os três passos para o estudo das Escrituras?

Existem várias maneiras de estudar a Bíblia, mas uma das abordagens mais eficazes e simples para ler e compreender a Palavra de Deus envolve três passos simples: Passo 2: Interpretação – O que significa a passagem?
...
Etapa 2 do estudo da Bíblia: interpretação
  • Contexto. ...
  • Referências cruzadas. ...
  • Cultura. ...
  • Conclusão. ...
  • Consulta.

O que vale mais o decreto ou a lei?

A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade. O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar.

Quem descumprir a quarentena?

O Projeto de Lei 1919/20 prevê a possibilidade de prestação de serviço comunitário em hospitais ou entidades que prestam serviços essenciais para quem infringir medidas de isolamento, quarentena ou outras restrições determinadas por autoridades na pandemia do novo coronavírus.

Qual a pena para o crime de desobediência?

O crime de desobediência está previsto no artigo 330 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de não acatar ordem legal de funcionário público. Exemplo: Juiz intima testemunha a depor e ela não comparece. A pena prevista é de 15 dias até 6 meses de detenção e multa.

Quem pode editar atos normativos?

PODER NORMATIVO

Através deste poder a Administração pode expedir atos normativos. Portanto, o poder que a Administração Pública tem para editar atos normativos é o poder normativo ou regulamentar, e os atos normativos advêm do Poder Executivo (Administração Pública).

Quem pode editar decreto autônomo?

A Constituição Federal permite que o Presidente da República autorize um ministro a editar decreto (autônomo) para organizar o funcionamento da administração federal (manifestação do Poder Regulamentar).

Quem pode editar uma portaria?

são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Como fazer um decreto no Word?

Recapitulando
  1. No Word vá em Referências >> Gerenciar Fontes Bibliográficas >> Nova…
  2. Escolha o tipo de Fonte Bibliográfica como: “Artigo em periódico”
  3. Preencha assim:
  4. Autor >> Sobrenome: Brasil.
  5. Titulo: Lei, decreto etc: Decreto n.

Artigo anterior
O que é homem impulsivo?
Artigo seguinte
Qual é a função das plaquetas?