Qual a diferença entre autismo e TOD?

Perguntado por: Bárbara Macedo Correia  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

Embora coexistam, TOD e autismo demandam abordagens distintas. O autismo foca em desafios de comunicação e interação social, enquanto o TOD destaca-se por comportamentos desafiadores e impulsivos. Compreender essa diferença é vital para orientar tratamentos eficazes para nossos pandinhas.

Quem tem tod tem TEA?

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é uma condição bastante comum na infância e pode ser uma comorbidade associada ao autismo. Sendo assim, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa.

Qual transtorno pode ser confundido com Tod?

O TOD, Autismo e TDAH são transtornos do neurodesenvolvimento distintos, mas que causam dificuldades cognitivas, sociais e emocionais. Como podem ter sintomas parecidos, é preciso conhecer as características de cada um deles para poder reconhecê-los e diferenciá-los.

Quais os primeiros sinais do Tod?

Quais são os sintomas do Transtorno Desafiador Opositivo?
  • Irritabilidade;
  • Desobediência;
  • Agitação;
  • Culpabilizar os outros;
  • Raiva constante;
  • Desafiar as regras;
  • Ser ressentido e facilmente perturbado;
  • Não conseguir expressar emoções intensas sem gritar;

Como é uma criança que tem Tod?

Comportamento desafiador: quando apresenta problemas com figuras de autoridade, questiona muito as regras, têm dificuldade em assumir a responsabilidade pelos seus erros ou mau comportamento; Índole vingativa: a criança com TOD pode ou não apresentar essa característica.

TOD ou TEA: é possível ter os dois?

45 questões relacionadas encontradas

Como acalmar crise de Tod?

A escola e o TOD
  1. Tenha clareza nas regras de ambientes e relações interpessoais;
  2. Faça elogios;
  3. Trabalhe sua comunicação;
  4. Conheça os gostos da criança;
  5. Seja um bom exemplo;
  6. Evite contribuir com conflitos e brigas desnecessárias;
  7. Procure especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Qual idade diagnóstica Tod?

As características do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos. No entanto, a ligação com TDAH é frequente (50% dos casos), deve ser observada em todas as crianças. Ou seja, para que as ações sejam tomadas, para prevenir problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar.

Quem tem TOD é perigoso?

Afirma também que “crianças e adolescentes com TOD estão sob risco aumentado para uma série de problemas de adaptação na idade adulta, incluindo comportamento antissocial, problemas de controle de impulsos, abuso de substâncias, ansiedade e depressão” (APA, 2013.

O que acontece se o Tod não for tratado?

Os riscos da falta de tratamento adequado

Além disso, pode afetar o seu desempenho escolar e aprendizagem. Em alguns casos, o diagnóstico de TOD pode se agravar até desenvolver um transtorno de conduta, que é um quadro mais grave de transtorno de comportamento.

O que acontece se não tratar o Tod?

O transtorno provoca conflitos e brigas, seja em casa, escola, ou outros ambientes de convívio da criança. Mas o primeiro ponto é entender que não é culpa da criança. Crianças com TOD têm dificuldade em controlar suas emoções, e acabam sendo mais reativas do que deveriam.

Como é uma crise de Tod?

Sinais e sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

Elas têm dificuldade em controlar suas emoções, e como geralmente esse transtorno está ligado à criança, ela sente dificuldade em organizar os próprios pensamentos e sentimentos, apresentando comportamentos desafiadores como crises de raiva e/ou choro.

O que é Tod infantil tem cura?

Você já ouviu falar em transtorno opositor desafiador (TOD)? Essa é uma condição em que crianças não respeitam regras e, constantemente, desafiam os adultos — que podem ser os pais, os professores ou familiares. Apesar de não ter cura, é possível que os pequenos recebam tratamento e tenham uma qualidade de vida melhor.

O que provoca o Tod?

Possíveis causas

O transtorno opositor desafiador não tem uma causa específica. No entanto, acredita-se que exista uma predisposição genética para o seu desenvolvimento, especialmente quando existe histórico de TOD em um dos pais.

Quem tem tod tem seletividade alimentar?

Cerca de 30% das crianças podem apresentar alguma seletividade alimentar; já entre as crianças com Transtorno do Espectro Autista, esse número pode chegar a 80%.

O que é opositor no autismo?

No Transtorno Opositor Desafiador (TOD) o comportamento da criança vai além de uma simples birra. O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) caracteriza-se por um padrão global de desobediência, comportamento hostil e desafiador.

O que não é autismo?

Outro transtorno que parece autismo, mas não é: a hiperatividade. Nem todas as pessoas com TEA são iguais! Cada uma delas é única e, apesar da hiperatividade se fazer presente sim durante o desenvolvimento de alguns, ela também é características de outros transtornos, como, por exemplo, o TDAH.

Quanto tempo dura o Tod?

, o TOD é definido como: Um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses (DSM-5)2.

Quem tem tod pode ter uma vida normal?

Aproximadamente 33% dos casos. Quando não tratada de forma devida, o TOD pode ser bem sério na vida da criança, levando a quadro de desunião no seio familiar e a outras consequências.

O que acontece no cérebro de quem tem Tod?

As pesquisas indicam que o cérebro de quem tem TOD apresenta uma instabilidade nas áreas de autorregulação emocional para cumprir atividades que não são do seu desejo e o indivíduo acaba tendo desequilíbrios, levando a comportamento disruptivo.

O que é Tod na psiquiatria?

O Transtorno Desafiador Opositivo, ou Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), geralmente afeta crianças e tem como características principais um comportamento de desobediência, raiva e falta de controle. É muito comum que crianças passem por uma fase de maior rebeldia.

Quem tem tod tem algum direito?

As pessoas com TOD têm direito a receber suporte médico, psicológico e educacional adequados, além de contar com estratégias de manejo comportamental e inclusão social.

Quando o tod vira transtorno de conduta?

Em alguns casos, o TOD pode desencadear um transtorno de conduta, um quadro mais grave, com a presença de comportamentos como: violação da lei; destruição de propriedade e até crueldade com animais e pessoas.

Como os pais devem lidar com o Tod?

1 – Os pais ou cuidadores devem falar a mesma língua e concordar sempre nas mesmas regras e no cumprimento das rotinas diárias. É importante, mesmo separados, que os pais tomem as mesmas atitudes com a criança mesmo que esta conviva em casas diferentes.

Quem dá laudo de Tod?

Especificamente, o Transtorno Opositivo-Desafiador TOD deve ser conduzido por neurologista ou psiquiatra infantil, os quais são preparados e já direcionados para perceber os sintomas e tratá-los.

Quem dá o laudo de Tod?

Um psiquiatra infantil ou especialista em saúde mental qualificado pode diagnosticar o TOD. Geralmente, ele conversa com os pais e professores sobre o comportamento da criança e poderá observá-la para chegar a um diagnóstico.

Artigo anterior
Quem descobriu o Brasil braile?
Artigo seguinte
Qual o limite da conta fácil poupança da Caixa?