Qual a diferença do piso porcelanato e cerâmica?

Perguntado por: Hugo Diogo Leite de Coelho  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

O piso cerâmico é composto de 70% de argila e o porcelanato tem 70% de minerais rochosos, o que torna o porcelanato um piso mais impermeável e bem recomendado para áreas molhadas. Mas vale lembrar que os dois dependem de boas argamassas, impermeabilizantes e rejuntes para um bom assentamento e impermeabilização.

O que é melhor cerâmica ou porcelanato?

Porcelanato é mais resistente

O porcelanato oferece maior resistência à ruptura e ao desgaste, em comparação à cerâmica. Mas isso não quer dizer que a cerâmica é frágil. Pelo contrário, cerâmicas duram muitos anos sem qualquer dano, desde que aplicadas em projetos residenciais ou comerciais leves.

Qual o piso mais barato cerâmica ou porcelanato?

No quesito preço, o porcelanato leva desvantagem. Ele é mais caro que a cerâmica, dado todas as suas características e atributos, como durabilidade, beleza e facilidade de manutenção.

Como saber se é cerâmica ou porcelanato?

A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres.

Por que o porcelanato e mais caro?

Porcelanato versus piso comum

Hoje essa diferença já não existe tanto, mas porcelanato tende a ser mais caro do que o piso cerâmico comum. A diferença de preço entre eles ocorre pelo fato de o porcelanato ser muito mais resistente que ser feito no processo de fabricação um pouco diferenciado.

Entenda de vez a diferença entre porcelanato e cerâmica - Larissa Reis Arquitetura

32 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de piso mais caro?

Um milhão de dólares por metro quadrado. Este é o preço do piso em Mármore mais caro do mundo. Ele foi criado pela designer italiana Pietra Firma, que além do Mármore, adornou o piso com 2,4 mil peças de madrepérolas, 500 pedaços de Ônix pretos e mais de mil diamantes incrustados, por metro quadrado.

Qual a vantagem do porcelanato?

O porcelanato corresponde a menos de 10% do mercado nacional, mas entre as vantagens de seu uso está a durabilidade e a coloração uniforme, além de ser um produto impermeável, que pode ser utilizado em ambientes residenciais ou comerciais, áreas internas ou externas.

Como reconhecer um porcelanato?

Saiba como identificar um porcelanato de verdade
  1. Baixa absorção d'água;
  2. Resistência a flexão;
  3. Resistência a gretamento (O termo "gretamento" diz respeito às fissuras da superfície esmaltada, semelhantes a um fio de cabelo);
  4. Resistência a manchamento;
  5. Resistência a ataques químicos;
  6. Resistência a abrasão;

Como identificar cerâmica?

Cada fabricante de azulejos de cerâmica tem as marcas do fabricante na parte de trás, que podem ser encontradas se você souber o que está procurando. A maioria dos padrão de azulejos de cerâmica de 10 cm, usados para banheiros, paredes e pisos, se enquadram na categoria de "fabricantes facilmente identificados".

Como é o piso porcelanato?

O que é porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. Além disso, ele tem baixa absorção de água e alta durabilidade.

Quanto custa o metro quadrado do porcelanato?

Quanto custa o metro quadrado do porcelanato

Existem versões de R$ 29 por m² e outras que podem chegar a mais de R$ 90 por m². O valor está ligado ao tamanho do porcelanato, ao acabamento, à marca, à resistência e também à mão-de-obra.

Qual é o melhor tipo de piso?

Qual o melhor piso para colocar em sua casa?
  • Cerâmica. Esta é uma das opções mais comuns no mercado, e muitos acabam escolhendo este modelo justamente por possuir uma grande variedade. ...
  • Porcelanato. ...
  • Cimento queimado. ...
  • Ladrilho hidráulico. ...
  • Mármore. ...
  • Laminado de madeira. ...
  • Piso vinílico. ...
  • Carpete.

Qual a durabilidade da cerâmica?

A grande vantagem do piso cerâmico é a sua durabilidade excepcional. Quando bem instalado e cuidado, o piso cerâmico pode durar até vinte anos sem perder a beleza.

Qual a desvantagem do porcelanato?

Desvantagens do porcelanato

A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, pois o acabamento dele é bem delicado. Esse tipo de revestimento frio causa ruídos mais altos quando os moradores caminham pela casa.

O que é melhor piso retificado ou porcelanato?

Qual a diferença entre porcelanato retificado e não retificado? A principal diferença entre porcelanato retificado e não retificado (ou bold) é o acabamento de borda, que pode ser bastante sutil, mas impacta no resultado da obra!

Qual é a durabilidade de um porcelanato?

“Se você cuida bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos. Se você não previne riscos, usa produtos de limpeza que não são indicados e não faz uma boa manutenção, esse tempo de vida pode reduzir e muito”, comenta Vanderlei Generoso Alves, gestor do departamento de assistência técnica da Rox Cerâmica.

Qual é a cerâmica?

A cerâmica (do grego κέραμος — "argila queimada" ou κεραμικὀς, translit. keramikós: 'de argila') é a arte ou a técnica de produção de artefatos e objetos tendo a argila como matéria-prima.

Quais são os tipos de cerâmica?

Existem três tipos básicos de cerâmica: faiança, grés e porcelana. A faiança é a forma de cerâmica mais simples e antiga. Se não for revestida de esmalte, ela fica porosa. Depois de esmaltada, é queimada em um forno de alta temperatura, onde o esmalte derrete e forma uma fina camada vitrificada sobre a peça.

Como classificar pisos?

Normalmente esses pisos recebem uma classificação como de P1, P2, P3, P4 ( ou Pei 1, Pei 2, Pei 3, Pei 4 e Pei 5) e assim por diante.
...
Segundo Rolde Baptista, ao construir uma Chácara deve-se assim distribuir os pisos:
  1. P1 - Sala e cozinha, corredor e quartos.
  2. P2 - Banheiros.
  3. P3 - Varanda.

O que é porcelanato tipo B?

Por fim, as peças do tipo B têm características entre as do tipo A e C. Elas não são da melhor qualidade, mas também não apresentam tantas irregularidades quanto aos do último tipo. Com base na explicação, separamos alguns tipos de porcelanatos para não gerar dúvidas e ficar mais fácil de você escolher.

Quais as vantagens e desvantagens do porcelanato?

- Trata-se de um revestimento versátil, que se adapta bem a diferentes ambientes. - É um revestimento mais ecológico que os de madeira e de pedra natural, por exemplo. - Apresenta baixa absorção de água, costuma ser bem resistente, durável, é fácil de limpar e menos suscetível à formação de manchas.

Onde não usar porcelanato?

Por exemplo, nunca usar um porcelanato polido para o piso do box, pois esse acabamento em contato com a água deixa o piso absolutamente escorregadio e, portanto, perigoso.

Quais cuidados se deve ter com piso de porcelanato?

Como cuidar dos porcelanatos
  1. Limpeza diária. Para remover sujeiras soltas sobre o piso, o ideal é utilizar vassoura de pelos ou aspirador com bico de escova, que evitam arranhões sobre o porcelanato. ...
  2. Removendo manchas. ...
  3. Evitando riscos e arranhões.

Qual piso dura mais?

Piso Cerâmico

Pode ser usado tanto em ambientes internos e externos, é muito mais durável que outros tipos de pisos, bastante resistente à água e a manutenção é simples. O valor é considerado um bom investimento, comparado a outros tipos de piso mais caros, avalia a arquiteta.

Qual o piso mais usado?

Cerâmicas. As cerâmicas é o tipo de piso mais conhecido e usado no Brasil. São encontradas de vários tamanhos (desde 20×30, 40×40, 60×60, 80×80, 100×100), texturas, qualidades e preços. Podem ser utilizadas em áreas internas e externas.

Artigo anterior
Qual a norma que define as regras de utilização de uma folha de desenho?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre direito individual e coletivos?