O que é lesão de alto grau?

Perguntado por: Francisco Vieira Lourenço  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

Lesão intra-epitelial de alto grau que representa um resultado de exame citológico do trato genital feminino, conhecido popularmente como exame preventivo. Significa Lesão intra-epitelial de alto grau, compreendendo NIC II e NIC III em outra classificação.

O que significa uma lesão de alto grau?

A lesão de alto grau no colo uterino é uma lesão provocada pelo HPV de alto risco ou oncogenico, um vírus sexualmente transmissível. É também conhecido como NIC 2 ou 3 ou neoplasia intraepitelial grau 2 ou 3. Se este resultado foi do seu Papanicolaou, você deverá confirmar com a biopsia guiada por colposcopia.

O que significa lesão de alto grau no exame de preventivo?

LESÃO INTRAEPITELIAL ESCAMOSA DE ALTO GRAU (HSIL)

O HSIL indica grande risco de lesões pré-malignas moderadas/avançadas ou mesmo câncer já estabelecido. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.

Quanto tempo uma lesão de alto grau virar câncer?

Em geral, estima-se que a maioria das lesões de baixo grau regredirão espontaneamente, enquanto cerca de 40% das lesões de alto grau não tratadas evoluirão para câncer invasor em um período médio de 10 anos.

O que é lesão intraepitelial de alto grau tem cura?

Olá. Esta lesão é uma lesão que já afeta as camadas todas do revestimento vaginal, no colo do útero. Depois desta fase pode virar câncer. Você deve consultar pois há tratamento e você precisa conversar com seu médico ou médica.

HSIL: Lesão de alto grau no preventivo

35 questões relacionadas encontradas

Qual o tratamento para lesão de alto grau no colo do útero?

Todas as mulheres com lesões de alto grau (NIC 2 ou NIC 3) devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Deve-se cumprir rigorosamente os protocolos de conduta e as pacientes devem marcar uma consulta de seguimento 9 a 12 meses depois do tratamento (ver capítulos 12 e 13).

Como tratar lesão intraepitelial de alto grau?

O tratamento consiste na realização de uma Colposcopia adequada e excisão da lesão. Em casos selecionados pode ser realizada a ablação da lesão. Após isso, a mulher iniciar um seguimento diferenciado com seu ginecologista, com exames seriados para avaliar se houve ou não recidiva.

O que é um pré câncer no colo do útero?

As lesões pré-cancerosas provocadas pelos vírus cancerígenos no colo uterino são chamadas de neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC). Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. A NIC I representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente na maioria das vezes.

Quem tem HPV tem que retirar o útero?

A retirada do útero não garante que o vírus será eliminado. Quando isso não acontece e surge uma lesão pré-maligna relacionada ao HPV, podemos removê-las.

Qual Nic é considerado câncer?

A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente. NIC I pode regredir espontaneamente na maioria das pacientes, no entanto, na presença deste diagnóstico deve ser feito avaliação por um médico especialista.

O que causa lesão de alto grau no útero?

FATORES DE RISCO

Atividade sexual antes dos 18 anos. Gravidez antes dos 18 anos. Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros) Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV)

Qual tipo de HPV causa lesão de alto grau?

Sobre os tipos de alto risco, são eles o HPV-16 e HPV-18, responsáveis pela maioria dos casos de câncer cervical. A triagem para câncer cervical, por meio do teste de preventivo ou testes de detecção de HPV, é essencial para identificar lesões pré-cancerosas e permitir intervenções precoces.

Quais os sintomas de lesão intraepitelial de alto grau?

Na grande maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma evidente, mas em algumas situações se caracteriza pelo sangramento vaginal pós relação sexual e dor em região pélvica.

Como saber se a lesão foi grave?

O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos. Em casos mais graves também pode ser notada uma deformidade e hematoma.

Quando o resultado do Papanicolau é preocupante?

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Resultado: Se o seu exame acusou: negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano.

Quem tem lesão de alto grau pode ter relação?

Mesmo tratando a lesão de alto grau, você irá manter uma infecção crônica e latente pelo HPV. A lesão pode retornar. Mantenha o seguimento periódico com o seu médico. Use preservativos.

O que vem escrito no preventivo quando tem HPV?

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

É possível ter HPV e meu marido não?

Olá. Você pode ter contraído o HPV em uma relação anterior, permanecido como uma infecção latente e desenvolvido o condiloma agora.

Quem já teve HPV sempre vai transmitir?

Após a cura de uma lesão por HPV, ainda existe a possibilidade de infectar meu parceiro (a)? Sim, claro que existe. Mas na verdade, a ciência ainda não conhece a taxa de risco de transmissão das lesões subclínicas.

Qual o primeiro sinal do câncer no colo do útero?

Sintomas que precisam ser investigados:

Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Qual a fase inicial do câncer de colo de útero?

Sinais e sintomas do câncer do colo do útero

Sangramento e dor após a relação sexual; Menstruação mais longa que o comum; Dor abdominal; Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.

Quantos graus tem o câncer de útero?

No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.

O que significa HSIL no preventivo?

HSIL: Lesão de alto grau no preventivo - YouTube.

Quando é necessário fazer biópsia na colposcopia?

A colposcopia com biópsia é realizada sempre que existe uma alteração no exame que seja sugestiva ou suspeita de se tratar de uma lesão maligna ou pré-maligna. Nestes casos, a área anormal do colo do útero é biopsada, sob visualização colposcópica.

É necessário retirar o útero em caso de NIC 3?

A retirada do colo uterino e do corpo uterino é uma alternativa para o tratamento do NIC 3 ou lesão de alto grau no colo uterino nas mulheres que já tiveram filhos. A melhor via cirúrgica será a histerectomia via vaginal. Você não precisa necessariamente realizar a histerectomia.

Artigo anterior
O que é a suspensão fixa?
Artigo seguinte
Como ter cupom de frete grátis na Shopee?