Quais são as causas externas de mortalidade?

Perguntado por: Tomás Faria de Costa  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

Os acidentes de trânsito, os homicídios e os suicídios respondem, em conjunto, por cerca de dois terços dos óbitos por causas externas no Brasil. As taxas são consideravelmente mais altas na população de adultos jovens, principalmente do sexo masculino.

O que são causas externas de mortalidade?

2.4 CAUSAS EXTERNAS

Podem-se definir as mortes causadas por fatores externos, como uma morte “não natural”, provocada por uma intervenção voluntária, como por exemplo, o homicídio ou suicídio, ou por uma causa brutal, como um acidente de trânsito (DIAS JÚNIOR, 2004).

O que são as causas externas?

As causas externas são traumatismos, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde – intencionais ou não – de início súbito e como consequência imediata de violência ou outra causa exógena.

Quais são as causas externas de morbidade e mortalidade?

O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).

O que são causas externas de morbidade?

De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à Saúde (CID 10ª Revisão), os acidentes e violências são denominados de causas externas.

Mortalidade por Causas Externas da População Masculina

45 questões relacionadas encontradas

Quais as principais causas de morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

O que é violência externa?

Trata-se de arrancá-lo de um estado de diminuição intelectual e moral, muitas vezes provocado por suas renúncias, frente as modernas e cruéis condições de vida.

Quais as causas externas propostas para explicar a violência física?

As causas externas são todos os acidentes e violên- cias. No Brasil, como em vários países, estão entre os mais importantes problemas de Saúde Pública e as le- sões delas decorrentes são classificadas segundo a in- tenção do ato.

O que é mortalidade por causa?

Definição : Número de óbitos pela causa específica, expresso por 100 mil habitantes, ocorridos em determinado local e período.

Quais são as principais causas do aumento da mortalidade de adolecentes?

De acordo com a entidade, as principais causas de mortes entre adolescentes brasileiros de 10 a 15 anos são, nesta ordem: violência interpessoal, acidentes de trânsito, afogamento, leucemia e infecções respiratórias.

Qual o índice de mortalidade juvenil por causas externas no Brasil?

Os óbitos com tipo de violência ignorado podem produzir alterações importantes nos padrões de mortalidade por causas externas segundo o seu volume. Para o Brasil, no período de 1977 a 1994, esse grupo de causas com intencionalidade ignorada tem se mantido em torno de 15%, porém em algumas áreas chega a atingir 50%.

O que é uma morte por causas naturais?

As mortes por causas naturais são resultado de doença ou mau funcionamento interno do corpo e nesta classificação estão incluídos óbitos por covid-19 e demais doenças respiratórias. O registro da morte é feito por meio de um documento que dá origem à certidão de óbito feita em cartórios liberação dos sepultamentos.

Como calcular o coeficiente de mortalidade por causa?

É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

Quais as 3 principais causas de mortalidade geral na população brasileira?

Principais causas de mortes no Brasil

Nosso país tem as três principais causas iguais às mundiais, problemas no coração, derrame e pulmões. Porém, 8 das 10 principais causas de mortes de brasileiros são Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Quais as 3 principais causas de morte no Brasil?

As principais causas de morte no Brasil estão relacionadas a doenças isquêmicas do coração, doenças cerebrovasculares, infecções respiratórias e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), de acordo com relatório GBD, publicado no periódico The Lancet.

Qual a relação do aumento das mortes por causas externas?

Taxas elevadas de mortalidade estão associadas à maior prevalência de fatores de risco específicos para cada tipo de causa externa. ... Os acidentes de trânsito, os homicídios e os suicídios respondem, em conjunto, por cerca de dois terços dos óbitos por causas externas no Brasil.

Quais os indicadores da violência em relação a Morbi-mortalidade por causas externas em todas as suas dimensões?

A violência no sentido amplo deve ser compreendida como determinante dos indicadores de morbimortalidade por causas externas em todas as suas dimensões, a saber: acidentes por transporte, agressões e lesões autoprovocadas voluntariamente e/ou suicídios, de acordo com os dados que serão apresentados na presente política ...

Porque os acidentes de trânsito são um problema de saúde pública explique?

As doenças físicas e psicológicas são as principais associações feitas pela maioria das pessoas quando o tema de saúde pública é abordado. No entanto, desde o início dos anos 2000, as lesões e mortes no trânsito também passaram a integrar esta categoria devido ao número crescente de acidentes graves e fatais.

O que significa Atlas da violência?

O Atlas da Violência é um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Ipea sobre violência e segurança pública. ... Há dados disponíveis organizados por temas e séries de variáveis. Há recortes por variáveis relevantes, como sexo, raça/cor e faixa etária.

Quais são os principais indicadores de morbidade?

Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.

O que caracteriza morbidade?

Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

Quais as doenças consideradas morbidade?

Sequela de acidente vascular cerebral (AVC).
...
Síndrome metabólica (segundo NCEP/ ATPIII)
  • Hipertensão arterial sistêmica.
  • Diabetes melittus tipo 2.
  • Intolerância à glicose.
  • Glicemia de jejum alterada.
  • Dislipidemias.
  • Hipertrigliceridemia.
  • HDL baixo.
  • Hipercolesterolemia.

Como calcular taxa de mortalidade por suicídio?

Para o cálculo do coeficiente de mortalidade por suicídio para o período selecionado, utilizou-se a seguinte fórmula: (número de óbitos por suicídio/população) x 100.000.

O que é um coeficiente de mortalidade?

(Coeficiente Geral de Mortalidade) Número de óbitos, expresso por mil habitantes, ocorridos na população geral, em determinado período. Expressa a intensidade da ocorrência anual de mortes em determinada população.

Como calcular a taxa de mortalidade de uma população?

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.

Artigo anterior
Como saber o valor do saque aniversário 2022?
Artigo seguinte
Quando e onde surgiram os primeiros piratas?