Qual a carga horária do curso de extensão?

Perguntado por: Filipa Tatiana Cruz de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.

Quanto tempo dura um curso de extensão?

De modo geral, os cursos de extensão possuem certificação, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem duração média de 3 meses, porém não possuem validade acadêmica (ao contrário do que acontece com os cursos de graduação).

O que é carga horária de extensão?

A carga horária extensionista compreende o somatório das horas alocadas nas práticas em disciplina EXT e/ou Componente Curricular EXT, de horas previstas como ACE em atividades complementares, e de horas previstas como ACE em programas e projetos de extensão.

Qual a carga horária de um curso de curta duração?

Diferentemente dos cursos de Pós que costumam durar mais de 360 horas, a carga horária dos cursos de curta duração costuma ser entre 16 e 65 horas, sendo a maioria em torno de 30 horas/aula.

Qual a diferença entre curso de capacitação e curso de extensão?

Curso de aperfeiçoamento

O curso tem carga mínima de 180 horas de aulas e, para ter seu diploma, você deve entregar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Ou seja, ao compararmos os dois tipos de curso, é possível perceber que os de extensão são focados em um aprendizado mais abrangente e com temas mais abertos.

Diferença entre curso de extensão universitária e cursos de curta duração | Você só dá aula?

37 questões relacionadas encontradas

O que é um curso de capacitação?

Conhecidos como cursos de extensão ou de atualização, os cursos de capacitação são voltados para o lado prático do mercado de trabalho, com o foco no aprimoramento das habilidades técnicas de cada profissional.

O que significa um curso de extensão?

Curso de extensão é aquele que não faz parte do currículo da graduação. Trata-se de uma atividade complementar e, claro, optativa. Ele permite que o profissional aprenda sobre temas que não foram abordados na graduação, ou se aprofunde em temas que a graduação abordou, mas de maneira superficial.

O que é um curso de curta duração?

O que são cursos de curta duração? Os cursos de 2 a 3 anos de duração se diferenciam por serem mais específicos. Em vez de criar as bases gerais para atuação em uma área do conhecimento, o foco se volta para um conjunto determinado de competências.

O que é curso de curta duracao?

O que são cursos de curta duração? Obviamente, uma das principais características dos cursos de curta duração é a carga horária reduzida, já que podem ser concluídos em poucos meses. E as aulas costumam ser oferecidas em horários que se encaixam na rotina de quem trabalha e não tem muito tempo de sobra.

O que é um curso de curta duração Lattes?

Curso curta duração (8 a 40h), média duração (41 a 70h), longa duração (71 a 120h). Co-orientações não existe no Lattes, incluir em Outras informações. Evento de extensão quando busca atingir a comunidade como um todo e deverá ser incluído na aba EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C&T.

O que é uma atividade de extensão?

As práticas de extensão de uma faculdade são serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Ou seja, professores e estudantes organizam atividades para que a população em geral participe. O planejamento dessas ações parte de necessidades das pessoas e geralmente tem relação com cursos específicos.

Como calcular extensão de carga horária?

Para isso, basta dividir o salário do trabalhador pela carga horária mensal. Depois multiplicar a jornada semanal por 5. Por exemplo, uma jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais é equivalente a 220 horas mensais (44 x 5).

Como funciona um projeto de extensão?

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

Qual a diferença entre curso de Extensão e curso de curta duração?

A pós-graduação propicia um diploma e título ao profissional. Já a extensão universitária tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante em áreas específicas. Por se tratar de temas mais direcionados, sua carga horária é mais curta (duração mínima de 8 horas) e não atribuem certificação profissional.

Qual a diferença de curso de Extensão e curso livre?

Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). ... Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC. Ou seja, qualquer empresa pode vender cursos desse tipo.

Quem pode fazer um curso de extensão universitária?

Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação, e o único requisito exigido é a formação no ensino médio. Portanto, os estudantes de graduação ou pós-graduação podem se inscrever normalmente.

Quais são os cursos superiores de curta duração?

Veja uma lista de cursos superiores de curta duração
  • Gastronomia.
  • Comércio Exterior.
  • Marketing.
  • Estética e Cosmética.
  • Radiologia.
  • Segurança do Trabalho.
  • Ciência de Dados.
  • Mecatrônica Industrial.

Tem Faculdade de 1 ano?

Existe curso superior com apenas 1 ano de estudo? Não! Infelizmente nenhum curso superior tem o prazo tão curto para o aluno concluir, pois o estudante precisa cumprir uma carga horária mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais os tipos de cursos técnicos?

Confira a lista abaixo e encontre o curso técnico perfeito para você:
  • TÉCNICO EM ENFERMAGEM.
  • TÉCNICO EM MASSOTERAPIA.
  • TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA.
  • TÉCNICO EM RADIOLOGIA.
  • TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA.
  • TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.
  • TÉCNICO EM LOGÍSTICA.
  • TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO.

Quais cursos gratuitos online?

Há formações sobre Inteligência Artificial, Programação, Ferramentas de Trabalho, Gestão Empresarial, entre outros temas do mundo da tecnologia.
  • #4 FGV.
  • #5 Udacity.
  • #6 Coursera.
  • #7 SENAI.
  • #8 Omie. Academy.
  • #9 Rock University.
  • #11 Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • #12 iTEC.

Como funciona o curso de radiologia?

O curso técnico em Radiologia tem duração média de dois anos e prepara o profissional para exercer as principais tarefas da área, que incluem manipulação de equipamentos radiológicos, cuidados com biossegurança, uso de radiação para diversos fins e leitura e interpretação de imagens.

O que um curso de administração?

O curso de Administração é em nível superior e na modalidade de bacharelado. Assim, a faculdade de Administração forma profissionais capazes de gerenciar recursos de uma instituição ou empresa, sejam materiais, financeiros ou humanos. A graduação pode ser oferecida na modalidade ensino presencial ou EAD.

Por que fazer um curso de extensão?

Para que serve

Os cursos de extensão servem para enriquecer seu conhecimento sobre determinado tema, aprimorar suas habilidades em um campo de estudo ou atividade prática e também para que você adquira aptidões que possam se tornar diferenciais em seu currículo.

Qual a importância dos cursos de extensão?

Melhor desempenho profissional – Os cursos de extensão universitária ajudam na preparação para a atuação em diversas áreas da carreira de formação do estudante, aperfeiçoando competências e ajudando no desenvolvimento de novas habilidades.

O que é extensão no ensino?

Dá-se o nome de extensão universitária a todas as atividades promovidas por instituições de ensino superior destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.

Artigo anterior
Quais as características da indústria brasileira a partir desse momento?
Artigo seguinte
Quem recolhe IRRF filial?