Qual a diferença do CFOP 5202 e 6202?

Perguntado por: Lucas Ivo Rodrigues  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CSOSN: 900 (Outras operações) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

Quando devo usar o CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Qual CFOP de devolução para 5103?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5103 - Venda de produção do estabelecimento, efetuada fora do estabelecimento.

Qual a natureza da operação para devolução de mercadoria?

Para devolução de compra, é necessário cadastrar uma natureza de operação de saída de mercadoria. Já que você estará devolvendo a mercadoria para o fornecedor, será dada a saída dela da empresa. Dentro da natureza, clique nas regras da tributação para editar informações, como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, entre outros.

Quais as naturezas de operação?

A Natureza da Operação é um campo em que é descrito o que vai ser feito com o produto, ou seja, a operação da nota fiscal. Por exemplo: Se foi feita uma venda de produto, a natureza da operação consequentemente será Venda, já se foi feita devolução de produto, a Natureza será Devolução de Mercadoria.

15 - COMO EMITIR UMA NFe DE DEVOLUÇÃO CFOP 5202 OU 6202 - NFe System

30 questões relacionadas encontradas

O que preencher no campo natureza da operação?

A natureza da operação é o campo que você deve descrever o que está fazendo com o produto. Por exemplo: se você está vendendo, a sua natureza da operação deve ser venda. Se é produto em consignação, a natureza da operação deve ser remessa em consignação.

O que significa CFOP 1103?

Um CFOP iniciado por 5 ou 6 indicam que a operação em questão é uma saída, e não uma entrada. Sendo assim, se por exemplo a sua nota fiscal recebida indica o CFOP 5.103, na entrada provavelmente você terá que indicar CFOP 1.103.

O que é CFOP 1104?

Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.

Qual a diferença do CFOP 5201 e 5202?

5201: Devolução de compra para industrialização ou produção rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006). 5202: Devolução de compra para comercialização. 5405: Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.

Qual CFOP usado para devolução de mercadoria?

CFOP 1202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

Qual CFOP para ressarcimento de ICMS?

CFOP 1603 Ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária.

Como dar entrada em uma nota fiscal de devolução?

Para realizar esse processo, basta informar no verso da nota fiscal os motivos da devolução, datar e assinar. Com isso, a mercadoria já está pronta para retornar ao seu local de destino. Vale ressaltar que será preciso registrar a entrada da mercadoria na empresa por meio de nota com indicação de dados da NF original.

O que significa o CFOP 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

O que é o código 5405?

No caso do CFOP 5405, o código se refere a venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

O que significa os 4 dígitos do CFOP?

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

Como fazer devolução de mercadoria com CFOP 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Qual CFOP devolucao 6101?

Nessa situação, tendo a operação de venda se efetuado sob o CFOP 6.101, o comerciante vendedor deverá informar, no campo CFOP da Nota Fiscal referente à entrada da mercadoria devolvida, o CFOP 2.201 ("Devolução de venda de produção do estabelecimento").

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

O que é a natureza da operação?

A natureza da operação é um campo que funciona de modo a identificar a atividade comercial de saída ou entrada. Para cada nota fiscal, é permitido informar apenas uma natureza da operação. Ela deve ser inserida por meio do sistema de emissão de notas fiscais que sua empresa utiliza.

O que é código da natureza da operação?

A Natureza da Operação tem o papel de indicar a finalidade da emissão da nota, ou seja, a que operação comercial se destina a mesma. Esse campo é onde se encontra a operação final de cada NFe, sendo um código que identifica o tipo da natureza de circulação da mercadoria.

O que colocar na natureza da operação MEI?

Em “LOCAL DE INCIDÊNCIA”, selecione "Tributado em São Paulo", e em Natureza da Operação, "Normal". Em “TOMADOR DE SERVIÇOS”, preencha com o CNPJ da empresa cliente. Ao avançar, você preenche as informações referentes ao tomador de serviços, a discriminação dos serviços e o valor da nota.

Quais as naturezas das notas fiscais?

As naturezas de notas fiscais mais comuns
  1. Nota de compra e venda de produto. Dois são os impostos que justificam a geração da nota de venda de produto: o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto de Mercadoria e Serviços). ...
  2. Nota de serviço. ...
  3. Nota de devolução. ...
  4. Notas de remessa.

Artigo anterior
O que significa quando o processo está em execução?
Artigo seguinte
Quem precisa ter uma ETE?