O que é uma duplicata nota fiscal?

Perguntado por: Mélanie Cristiana Azevedo Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Nos termos da Lei 5.474/68, a duplicata é o único título de crédito que pode documentar a operação faturada de compra e venda ou de prestação de serviços. Ela deve ser emitida juntamente com a nota fiscal/fatura que discrimina, dentre outras informações, as mercadorias ou os serviços e os seus respectivos valores.

Qual a diferença de duplicata e nota fiscal?

Em síntese: a nota fiscal, a nota fiscal-fatura e a fatura descrevem a mercadoria (a fatura quando posta na nota fiscal recebe o nome de nota fiscal fatura). A duplicata é o documento que representa o direito do vendedor receber a mercadoria vendida a prazo.

Quando sei que a nota é duplicata?

A duplicata mercantil é um documento legal. Nela deve constar seu valor e a assinatura do comprador/contratante. Uma fatura pode ser dividida em várias duplicatas, como em um parcelamento. Nesse caso, os créditos ficam de posse do vendedor ou empresa, que vai devolvendo ao cliente mediante pagamento.

Como emitir duplicata de nota fiscal?

Como emitir uma duplicata? A duplicata mercantil deve ser feita pelo vendedor dos produtos ou prestador dos serviços após o acordo entre as partes ter sido feito. Por isso, a duplicata é um documento que, geralmente, só é emitido quando os envolvidos na transação confiam um no outro.

Quem pode emitir uma duplicata?

As empresas, individuais ou coletivas, fundações ou sociedades civis, que se dediquem à prestação de serviços, poderão, também, emitir fatura e duplicata.

Contabilidade - Notas Promissórias e Duplicatas | Dica nº14 | Receita Federal

17 questões relacionadas encontradas

Quem pode emitir duplicata por prestação de serviços?

20. As emprêsas, individuais ou coletivas, fundações ou sociedades civis, que se dediquem à prestação de serviços, poderão, também, na forma desta lei, emitir fatura e duplicata.

Quem é o cedente em uma duplicata?

Cedente. O cedente é quem emite a cobrança ao sacado. Ou seja, a parte que irá receber a quantia que está sendo cobrada pelo sacador.

Como gerar uma duplicata?

Remover valores duplicados
  1. Selecione o intervalo de células com valores duplicados que você quer remover. ...
  2. Clique em Dados > Remover Duplicatas e, em Colunas, marque ou desmarque as colunas das quais você quer remover as duplicatas. ...
  3. Clique em OK.

Como funciona a emissão de um duplicata?

A duplicata nada mais é do que um título de crédito emitido pelo credor para comprovar um contrato de compra e venda. Esse documento é emitido pelo comerciante e registra o valor que deve ser pago, além do vencimento da fatura.

Qual diferença entre duplicata e boleto?

A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento. Duplicata é um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais.

O que é duplicata e exemplo?

Desta forma, conclui-se que duplicata é um título de crédito, emitido pelo vendedor. Podemos dizer que é um tipo de promissória. Por exemplo: Você vende um produto e emite a Nota Fiscal Eletrônica, documento este que comprova a venda realizada.

Quais os requisitos de uma duplicata?

Duplicata mercantil: Aspectos gerais e sua execução
  • Expressão Duplicata;
  • Nome, domicílio e demais dados (CNPJ, Insc. ...
  • Data da emissão, que coincide com a data da fatura;
  • Número da fatura e o número da duplicata;
  • Data do vencimento da duplicata;
  • Assinatura do sacador;
  • Nome, domicílio e demais dados (CNPJ, Insc.

Quais são os tipos de duplicata?

Existem dois tipos de duplicata, a de prestação de serviços e a duplicata mercantil. A duplicata mercantil é a opção emitida em casos de venda de mercadorias. Já a duplicata de prestação de serviços, como o nome mesmo já revela, é usada no ramo de serviços.

Como emitir uma duplicata eletrônica?

Como faço para emitir uma duplicata eletrônica? Ainda não é possível emitir duplicata eletrônica. De acordo com a legislação, o cronograma para as empresas se adaptarem a essa nova regulamentação será gradual, dado o desafio técnico representado pela implementação de novos sistemas.

Como emitir duplicata virtual?

O que deve constar na duplicata eletrônica?
  1. Expressão duplicata;
  2. Dados fundamentais do credor (CNPJ, nome, residência, etc.);
  3. Data de emissão da duplicata;
  4. Número oficial da duplicata;
  5. Data de vencimento do documento;
  6. Assinatura do credor;
  7. Dados fundamentais do devedor;
  8. Valor a ser pago (valor da duplicata por extenso).

O que é uma pessoa duplicata?

Duplicata é um título de crédito, pelo qual o devedor se obriga a efetuar o pagamento do valor representado na fatura dentro do prazo estabelecido.

O que é preciso para protestar uma duplicata?

Para o protesto, a duplicata (ou documento que a substitui) deve conter:
  1. 1) – Denominação duplicata, a data de sua emissão e o número de ordem;
  2. 2) – Número da fatura e valor da fatura;
  3. 3) – Data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;

Quantas Duplicatas Petrova existem?

As Duplicatas conhecidas que descendem de Amara são Tatia Petrova, Katherine Pierce e Elena Gilbert, e as Duplicatas conhecidas que descende de Mathias é Mikhael Petrova e Grayson Gilbert Salvatore.

Quem é a pessoa cedente?

É o beneficiário, a pessoa ou instituição que estará recebendo o pagamento através do boleto. O documento de pagamento pode ser, ou não, emitido pelo próprio cedente, mas em todo caso, é o nome do beneficiário que estará nele.

Que é cedente e Cessionario?

Estão presentes nesta relação: · Cedente: aquele que transfere o crédito; · Cessionário: aquele que recebeu o crédito; · Cedido: o devedor.

O que é o banco cedente?

Banco Cedente Banco que detém os títulos do Cedente que serão cobrados. Sacador Avalista Cedente original do Título. O Cedente coloca o título em cobrança bancária.

O que é duplicata prestação de serviços?

Duplicata nada mais é que um título de crédito emitido com o intuito de efetuar a cobrança pelos serviços prestados, ou seja, a definição de duplicada de serviço pode ser simplificada pela ideia de um documento que prova a existência de contrato de compra (devedor) e venda (credor).

O que é duplicata de prestação de serviço por indicação?

Isto significa dizer que para a sua emissão tem de haver uma causa comercial, no caso, a venda de uma mercadoria ou de uma prestação de serviço....

Qual a diferença entre duplicata mercantil e de serviço?

A duplicata paga, para segurança do devedor, deve ser retirada de circulação, com quitação no próprio título, para que ele não possa ser cobrado por algum endossário de má-fé. A duplicata de prestação de serviços é título emitido por profissionais ou por empresas, para cobrança de serviços prestados.

Artigo anterior
Qual é o sinônimo e antônimo de amor?
Artigo seguinte
Para que serve o PJE-Calc?