Como identificar uma oração subordinada causal?

Perguntado por: Mélanie Matias de Almeida  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)

A oração subordinada causal, como o próprio nome indica, implica uma subordinação, uma dependência em relação à oração principal. Por exemplo: O Pedro vai à praia porque está bom tempo. "porque está bom tempo" - oração subordinada causal, introduzida pela conjunção porque.

Como identificar uma oração causal?

Causais: indicam a causa de algum acontecimento expresso na oração principal. Ocorrem geralmente com o emprego de: “porque”; “pois”; “por isso que”; “uma vez que”; “já que”; “visto que”.

Como diferenciar o porquê causal ou explicativo?

Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". Na frase em questão, deduz-se que a pessoa fica melhor, se se sentar.

Quando é causal?

RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal.

Como causal exemplos?

As conjunções subordinativas causais exprimem causa. Exemplos: como, já que, pois, porque, que, uma vez que. Ela foi embora, porque estava muito triste.

SINTAXE - Entenda de uma vez por todas!

31 questões relacionadas encontradas

O que é uma oração subordinada causal?

A oração subordinada causal, como o próprio nome indica, implica uma subordinação, uma dependência em relação à oração principal. Por exemplo: O Pedro vai à praia porque está bom tempo. "porque está bom tempo" - oração subordinada causal, introduzida pela conjunção porque.

Como identificar uma oração subordinada adverbial?

As orações subordinadas adverbiais podem ser classificadas como: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais ou temporais. Orações subordinadas são aquelas que dependem de uma oração principal para terem sentido.

Qual a diferença entre oração coordenada explicativa é oração subordinada causal?

A definição de conjunção explicativa parece afastar a hipótese de a apresentação de uma causa ser justificação da “ideia contida na primeira oração” e a definição de conjunção causal parece afastar a ideia de “motivo”, “razão”, que este tipo de orações também apresenta.

Porque explicação é causa?

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Como é causal?

a) causal, quando a oração dá o motivo da ação da outra: Como ainda estava de luto, não o namorou. ¦ estar de luto é o motivo de ela não o ter namorado. Dica: o conectivo como, para ser causal, só poderá ser empregado no início do período: Como ainda estava de luto, não o namorou.

Que significado causal?

Que dá a razão, que indica a causa.

Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

São classificadas em nove tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais, cada uma tendo uma relação de sentido diferente.

Como saber se o pois é conclusivo ou explicativo?

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva.

O que é conjunção explicativa exemplos?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

Como classificar oração subordinada explicativa?

As orações subordinadas adjetivas explicativas são apresentadas entre vírgulas e agregam, por meio de explicação, informações e qualidades a um termo presente na oração principal. Outros tipos de orações subordinadas são: substantivas e adverbiais.

Quando uma oração é subordinada adjetiva explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva restritiva?

Ao colocar a frase sem vírgulas, há uma oração subordinada adjetiva do tipo restritiva, que define qual grupo de pessoas devem ser punidas. Porém se escrevermos a mesma frase com a subordinação entre vírgulas, então surge uma oração explicativa: “as pessoas, que são preconceituosas, devem ser punidas”.

Qual é a função da oração subordinada adverbial?

Uma oração subordinada adverbial comparativa consegue estabelecer uma relação de comparação entre o seu conteúdo e aquilo que está apresentado na oração principal. Geralmente é introduzida por conjunções como: tal qual, assim como, como, conforme, segundo, consoante, entre outras.

Quais são as 9 conjunções?

As conjunções subordinativas adverbiais têm nove subclassificações: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. As locuções conjuntivas ocorrem quando duas ou mais palavras juntas exercem função de conjunção.

Artigo anterior
Como saudar na Umbanda?
Artigo seguinte
Pode tomar leite depois de tomar remédio?