O que é inclusão na educação especial?

Perguntado por: Melissa Fonseca Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (15 avaliações)

Educação Especial Inclusiva: quando a diversidade resulta em inclusão. A Educação Especial Inclusiva é um método pedagógico que mescla características do ensino regular com o do especial. Assim, ela promove a integração entre crianças com diferentes necessidades.

O que é inclusão educação especial?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

O que é a inclusão escolar?

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

Qual é o conceito de inclusão?

"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.

O que é inclusão de deficientes?

Isso significa que o ato de incluir socialmente tem o objetivo de possibilitar que as pessoas marginalizadas e excluídas, como as pessoas com deficiência, tenham acesso à vida social, econômica e política e desfrutem dos seus direitos.

Educação Especial e Educação Inclusiva

35 questões relacionadas encontradas

Como incluir pessoas deficientes?

5 DICAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA SUA EMPRESA
  1. 1 – Não foque em cumprir a Lei de Cotas; Muitas empresas contratam pessoas com deficiência, apenas para cumprir a Lei de Cotas. ...
  2. 2 – Contratar é diferente de incluir. ...
  3. 3 – Flexibilize o perfil. ...
  4. 4 – Não generalize. ...
  5. 5 – Não rotule.

Qual a importância de incluir pessoas com deficiência?

A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para a organização, tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público.

Qual é a importância da inclusão?

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

O que é inclusão na educação infantil?

A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.

Quais são os tipos de inclusão?

5 exemplos de inclusão social
  • Inclusão de deficientes. O termo deficientes inclui uma série de grupos. ...
  • Inclusão de surdos. ...
  • Inclusão de pessoas trans. ...
  • Inclusão da população negra. ...
  • Inclusão de indígenas. ...
  • Inclusão social na escola. ...
  • Sobre abraçar as diferenças. ...
  • Experiência com o autismo.

Qual é a importância da inclusão escolar?

A inclusão na escola tem como principal objetivo acolher e dar a possibilidade de todas as crianças e adolescentes terem o direito deles garantido, que é a educação desde o ensino base até o ensino médio, independentemente da classe social, condição psicológica ou física.

Qual é o objetivo fundamental da inclusão escolar?

Dessa forma, o objetivo fundamental da Inclusão Escolar é não deixar criança alguma fora do sistema escolar e garantir que todas possam frequentar a sala de aula do ensino regular da escola comum, e, que esta escola, por sua vez, adapte-se às particularidades de todos os alunos para concretizar o objetivo da ...

Como podemos caracterizar a inclusão escolar?

Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação, seja de gênero, etnia, religião, classe social, condições físicas e psicológicas, etc.

Quais os tipos de inclusão escolar?

Nesse contexto, a inclusão social na escola e na universidade se dá no Brasil das seguintes formas:
  • Base Nacional Comum Curricular. ...
  • Cotas raciais. ...
  • Cotas sociais. ...
  • Inclusão social de moradores de rua. ...
  • Inclusão social de ex-presidiários.

O que é a Educação Especial?

A Educação Especial se concentra em ajudar as pessoas com deficiência física ou mental a aprender com igualdade. Para isso, é preciso que a escola e os professores identifiquem quais são as barreiras que limitam o aprendizado, a fim de que elas consigam ter um aprendizado com as mesmas condições do restante da turma.

Como falar de inclusão na educação infantil?

A inclusão começa nas ações e na postura da equipe da instituição. A escola deve oferecer condições de acessibilidade para todos, e o acesso a espaços e materiais deve promover a ação independente de todas as crianças, de acordo com a faixa etária.

O que é necessário para que a inclusão ocorra efetivamente na educação infantil?

Para que o processo de inclusão ocorra, há necessidade da existência de uma coerência entre a maneira de ser e de ensinar do professor, além da sensibilidade à diversidade da classe e da crença de que há um potencial a explorar.

Como realizar inclusão?

criar uma rotina na escola e sala de aula, o que exigirá paciência e persistência. promover a inclusão social (com os demais alunos), física (adequar as instalações físicas), pedagógica (atividades diferenciadas e focadas nas necessidades do aluno)

O que a inclusão promove?

A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

Qual a importância da inclusão de pessoas com deficiência na escola?

Escolas que promovem a inclusão de crianças com deficiência de maneira efetiva oferecem a elas não só a oportunidade de acesso aos conteúdos do currículo e de socialização, mas, dependendo do grau de comprometimento, também podem contribuir para o seu desenvolvimento enquanto seres autônomos.

Porque é importante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?

Entre os benefícios de realizar a inclusão de PCD no mercado de trabalho estão a gestão humanizada, o aumento da diversidade na empresa, o combate ao preconceito e a melhoria da acessibilidade.

Como incluir a pessoa com deficiência no seu dia a dia?

Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. - Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual. Se você desviar o olhar, a pessoa pode achar que a conversa terminou.

Como incluir pessoas com deficiência no seu dia a dia?

Melhorando a integração social da pessoa com deficiência. Uma das melhores formas de demonstrar amor e oferecer apoio para uma pessoa com deficiência é estar próximo e visita-lo sempre, caso não more com ela. E quando for, esteja animado, mostre que é uma alegria contar com a sua companhia.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Qual o objetivo da inclusão social?

Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

Artigo anterior
Qual é o método de Descartes?
Artigo seguinte
Para que serve um compressor rotativo?