Quais são os efeitos do Fitormônio etileno?

Perguntado por: Renato Mateus de Almeida  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.

Quais são os efeitos do etileno sobre a maturação dos frutos?

Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.

Qual a importância do Fitormonio etileno?

O etileno é um hormônio vegetal gasoso e incolor que é responsável pelo amadurecimento dos frutos e pela queda das folhas das árvores no outono. ... Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

O que estimula a produção de etileno?

A produção de etileno é estimulada por altas concentrações do hormônio vegetal chamado auxina, além de calor e danos, como cortes.

Quais são os efeitos do Fitormônio auxina?

As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.

Ácido Abscísico e Etileno (Hormônios Vegetais) - Fisio Vegetal - Aula 29: Botânica (Prof. Guilherme)

23 questões relacionadas encontradas

Qual a função da auxina?

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).

Qual a principal ação das auxinas?

As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente. Muitas auxinas são sintetizadas industrialmente.

Qual a função do etileno onde é produzido?

O etileno é um hormônio gasoso que atua principalmente no amadurecimento de frutos e é bastante utilizado na agricultura. Esse hormônio é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento. ...

Quais mecanismos disparam a produção de etileno?

  • Divisão celular. Alongamento celular.
  • Climatérico. Maturação.
  • Amadurecimento. Senescência.

O que são hormônios vegetais e qual sua importância?

Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Qual é a função da giberelina?

O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais.

Qual a finalidade do eteno?

Esse polímero é o plástico mais usado atualmente, sendo usado na fabricação de objetos domésticos, garrafas, brinquedos, cortinas, sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.

Qual a função do etileno na Pós-colheita?

O Etileno provoca a degradação da clorofila, e assim aparecem os outros pigmentos e a cada queda das folhas no outono das áreas temperadas. ... Nos vegetais, o etileno tem a propriedade de funcionar como um hormônio ou regulador vegetal, o único gasoso.

Como a maturação se comporta em frutos Climatérios e não Climatérios?

Frutos climatéricos são aqueles que no final do período de maturação apresentam um marcante aumento na taxa respiratória, provocado pelo aumento na produção de etileno. O pico das taxas respiratórias ocorre no momento da maturidade fisiológica dos representantes deste grupo.

Como ocorre o processo de maturação dos frutos?

Um fruto maduro produz e liberta etileno. Em contato com etileno se inicia uma reação química na qual o amido é convertido em açúcar. Um outra forma de amadurecimento rápido pode ser observado em um recipiente fechado. Quando você abafa um fruto você evita que o etileno gasoso escape.

Quais frutas têm etileno?

Diversos frutos, depois de colhidos do pé, possuem um aumento repentino da produção de etileno que culmina em seu amadurecimento. Esses frutos são chamados de climatéricos, e alguns exemplos são bananas, mamões, abacates, mangas.

O que significa insaturado no gás etileno?

A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado. ... A molécula não pode rodar em torno da ligação dupla, e os seis átomos dispõem-se no mesmo plano. O ângulo das duas ligações carbono-hidrogênio é de 117º, muito próximo dos 120º preditos pela hibridização sp² ideal.

Como o etileno amadurece as frutas?

O produto utilizado para maturar os produtos, o carbureto de cálcio é uma substância que em contato com a umidade do ar, libera um gás – o acetileno -, que atua da mesma maneira que o etileno naturalmente produzido pelas frutas, durante o seu amadurecimento. ... A substância apressa o processo de amadurecimento.

Onde é produzido o ácido abscísico?

O ácido abscísico é produzido principalmente em folhas maduras, sobretudo em resposta ao estresse hídrico, e também em sementes, sendo transportado tanto pelo floema como pelo xilema, mas é mais abundante no floema.

Como o etileno mexe com a respiração celular?

O etileno modula o amadurecimento e as próprias taxas de respiração.

O que é Fototropismo explique?

Uma importante resposta à luz em plantas é o fototropismo, que envolve o crescimento na mesma direção—ou em direção oposta—a uma fonte de luz. Fototropismo positivo é o crescimento em direção à fonte de luz; fototropismo negativo é o crescimento em direção oposta à fonte luz.

Quais efeitos fisiológicos do AIA?

Efeitos das auxinas na fisiologia vegetal

Saiba as principais: Divisão Celular: As auxinas estimulam a proliferação da grande maioria de tipos de células. Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular.

Quais as principais auxinas naturais?

  • Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
  • Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.

Como agem as auxinas nas células vegetais?

As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. ... A gema apical, que atua no crescimento longitudinal do caule, produz auxina na superfície para inibie as gemas laterais, deixando-as dormentes.

Artigo anterior
Qual o melhor suco para aumentar as plaquetas?
Artigo seguinte
Quando a Grécia foi conquistada pelos romanos?