Qual a diferença de imposto direto e indireto?

Perguntado por: Vitória Nicole Ferreira Borges Monteiro  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

Tributo direto: é um imposto que incide diretamente sobre a renda de uma pessoa física ou jurídica, como o Imposto de Renda (IRPF ou IRPJ) Tributo indireto: é um imposto que incide sobre o consumo de uma pessoa física e jurídica, e não sobre sua renda.

Quais são impostos diretos?

São aqueles que incidem diretamente sobre a renda dos contribuintes, sejam empresas ou pessoas físicas. Este tipo de imposto tem seu cálculo mediante o princípio da proporcionalidade. Isto é, quanto maior for a renda, o valor do tributo também será maior.

Quais são os impostos indiretos?

IMPOSTOS INDIRETOS: IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS.

O que são impostos diretos e impostos indiretos Cite exemplos?

Nas empresas, são exemplos de tributos diretos o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Já os tributos indiretos são os famosos ICMS, IPI, ISS, PIS/COFINS, que veremos em detalhes no próximo tópico.

O que são impostos indiretos cite exemplo?

Chama-se tributo indireto aquele aplicado sobre o serviço ou produto. Ele é indireto pelo fato de não considerar a renda de uma pessoa, mas sim quanto ela consome. ... Além do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o ISS (Imposto sobre Serviços) é outro exemplo de tributo indireto.

Qual diferença entre imposto direto e indireto?

32 questões relacionadas encontradas

O que são impostos reais?

Imposto real é devido porque o contribuinte possui ou tem a propriedade de um bem. O contrário de um imposto real é um imposto pessoal. ... Por exemplo, o imposto de renda (que é pessoal) incide sobre a renda da pessoa. Quanto maior a renda, maior o imposto a ser pago.

O que é tributação indireta?

Tributação Indireta: acontece quando o imposto é embutido no valor final de um produto, que é repassado ao consumidor. De forma simples, é um tributo que não é explicitado na Nota Fiscal.

São exemplos de impostos de incidência direta?

Tributação direta é a taxação aplicada diretamente sobre a renda, patrimônio ou consumo. Como exemplos: o Imposto de Renda, a contribuição previdenciária sobre o salário, o IPTU, o IPVA.

Quantos e quais são os impostos estaduais?

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Quais são os tributos diretos no Brasil?

Tributos diretos
  • IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) ...
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ...
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ...
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ...
  • IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) ...
  • ISS (Imposto Sobre Serviços)

O que é impostos diretos e encargos?

São pagamentos obrigatórios ao governo para garantir que o poder público possa desenvolver suas atividades. Na conta de energia estão embutidos tributos federais, estaduais e municipais. As distribuidoras recolhem esses valores e repassam às autoridades competentes.

O que é um imposto progressivo?

Tributos progressivos e regressivos

Recebem o nome de tributos progressivos aqueles em que as duas variáveis, base de cálculo e alíquota, influenciam no valor a ser pago pelo contribuinte.

O que são tributos estadual?

São tributos estaduais aqueles que são arrecadados e pertencem às unidades da federação (Estados e Distrito Federal), tais como: Fundo de Combate à Pobreza - art. 82 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, instituído pela EC 31/2000. Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal - FEEF - Convênio ICMS 42/2016.

Quais são os tipos de impostos que existem?

Os tipos de impostos federais:
  • Cofins (federal)
  • IPI (federal) O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. ...
  • PIS (federal) ...
  • Papesp (federal) ...
  • IRPF (federal) ...
  • IRPJ (federal) ...
  • ITR (federal) ...
  • II (federal)

Quais as 4 formas de tributação das empresas?

Atualmente, no Brasil, existem quatro formas previstas na legislação tributária para o recolhimento dos impostos de empresas de todos os segmentos. São eles: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional (que abrange o regime do Microempreendedor Individual – MEI) e lucro arbitrado.

Quais são os impostos sobre produtos?

6 principais impostos sobre vendas de mercadorias
  • 1- ICMS. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o que geralmente tem a maior carga tributária sobre a venda de produtos. ...
  • 2- COFINS. ...
  • 3- CSLL. ...
  • 4- PIS ou PASEP. ...
  • 5- IPI. ...
  • 6- IRPJ.

Quando pagar IRPJ e CSLL?

O IRPJ e a CSLL devidos com base no Lucro Presumido deverão ser pagos até o último dia útil do mês subsequente ao do encerramento do período de apuração trimestral. Assim, o IR devido no 1º trimestre/2.

Qual a tributação do lucro real?

No Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração do Lucro Real pode ser trimestral ou anual.

O que é um tributo pessoal?

Pessoais – São aqueles que estabelecem diferenças tributárias em função das condições próprias do contribuinte. Exemplo: Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Proporcionais – São caracterizados quando os impostos são estabelecidos em percentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável .

Quais as 5 espécies de tributos?

Nestes termos, a teoria pentapartida preceitua a existência de 5 (cinco) espécies tributárias no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam os (1) impostos, (2) taxas, (3) contribuições de melhoria, (4) empréstimos compulsórios e as (5) contribuições.

Quais tributos são competência do Estado?

Os Estados, por sua vez, são competentes para instituir o ITCMD, ICMS e IPVA. Já os municípios são responsáveis por recolher os seguintes impostos: ITBI, ISS e IPTU.

Quais são os impostos progressivos?

Existem três impostos progressivos no Brasil:
  • Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza(IR);
  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); Súmula 668/STF. Tributário. IPTU. Alíquota progressiva. Instituição anterior à Emenda Const. ...
  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O que é imposto progressivo e regressivo?

Normalmente, a tributação progressiva é de origem de renda pessoal ou de corporações, patrimônio, ações, dinheiro ganho fruto de propriedades, consumos de luxo. Já os tributos regressivos são aqueles cobrados em um mesmo percentual para todos.

O que é melhor tributação progressiva ou regressiva?

Caso consiga fazer os aportes para ter um volume financeiro alto, pagará mais imposto na tabela progressiva. Então, a tabela regressiva será a mais interessante”.

Qual a diferença entre impostos e encargos?

Encargos tributários

São os valores referentes a impostos, taxas e contribuições. ... Já o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago aos governos estaduais, enquanto os impostos sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e sobre Serviços (ISS) são referentes a administração municipal.

Artigo anterior
Como fica a divisão de imóvel depois do divórcio?
Artigo seguinte
Qual a desvantagem da agricultura moderna?