O que é um caso controle?
Perguntado por: Nuno Dinis Gaspar Jesus Paiva | Última atualização: 7. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)
O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).
O que é caso é o que é controle?
Estudo observacional que se inicia com a seleção de um grupo de pessoas portadoras de uma doença ou evento (casos) e um outro grupo de pessoas que não sofrem dessa condição (controles).
Quando usar estudo de caso-controle?
Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.
Qual a diferença entre estudo de coorte e caso-controle?
Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde. Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição.
O que é caso-controle aninhado?
Caso-controle aninhado - É um delineamento no qual casos e controles são selecionados no decorrer de uma coorte pré-definida, na qual algumas informações sobre exposições e fatores de risco já encontram-se disponíveis.
Epidemiologia : Estudo de caso-controle
O que é caso coorte?
O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.
Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?
Em um estudo de coorte, dados para os desfechos devem ser obtidos da mesma forma para os expostos e não expostos. Em um estudo caso-controle, as informações sobre a exposição devem ser coletadas da mesma forma para casos e controles.
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Quais os 3 tipos de epidemiologia?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Quais são os tipos de coorte?
Os estudos de coorte ou cohorte, podem ser retrospectivos ou prospectivos, e ambos partem do pressuposto que o pesquisador irá acompanhar uma população ao longo do tempo para buscar possível associação entre exposição e desfecho.
Como é feito o estudo de coorte?
- Definição dos objetivos da pesquisa. ...
- Seleção dos participantes. ...
- Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
- Seleção do grupo de comparação. ...
- Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
- Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.
Qual o melhor estudo para investigar fator de risco?
1) Os estudos de coorte permitem o cálculo do risco de desenvolver (ou falecer) uma determinada enfermidade em indivíduos expostos a um fator de risco específico em relação aqueles não expostos à este mesmo fator de risco.
Como calcular o Odds Ratio?
A Razão de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivíduos expostos dividido pela chance de doença entre não-expostos. = 1/6 5/1 Page 6 Risco Relativo e Razão de Chances RR(RC) ≈ 1 ⇒ associação entre exposição e doença improvável de existir.
Quais são os três tipos de controle?
São tipos de controle? Controle interno. Controle externo. Controle organizacional.
Qual é a função de um controle?
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetos previamente estabelecidos. A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Quais são os três pilares da epidemiologia?
Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata: A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
Qual é o estudo mais comum da epidemiologia?
A Epidemiologia é definida como o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde em populações especificadas. Mais recentemente, foi incorporada à definição de Epidemiologia a “aplicação desses estudos para controlar problemas de saúde”.
Qual o estudo mais comum na epidemiologia?
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde (como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde) não se distribuem ao acaso entre as pessoas.
Quais são os tipos de estudo de caso?
Tipos de Estudos de Caso
Dependendo de seu propósito central, os estudos de caso se enquadram em três tipos: exploratórios, descritivos ou analíticos. Um mesmo case pode ser estudado com finalidades diferentes, assim como um mesmo estudo pode receber mais de uma classificação.
Quais são os tipos de epidemiologia?
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
Quais são as divisões da epidemiologia?
Usos da epidemiologia:
Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças não transmissíveis.
Qual o objetivo do estudo de coorte?
A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.
Quais as vantagens e desvantagens do estudo de coorte?
Os estudos de coorte não são ideais para o estudo de exposições muito recentes ou muito antigas. Ex- posições antigas podem mudar ao longo do tempo, obscurecendo a sua relação com o resultado de inte- resse. Exposições muito recentes podem confundir a relação presumida temporal entre a exposição e o desfecho.
Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?
Resposta: C. São eficientes para estudar doenças raras ou com grande período de latência entre a exposição e a doença.
O que é que você só dá para quem tem?
Para que serve o pagamento de ITBI?