Qual a diferença de faringite e laringite?

Perguntado por: Emanuel William Neto de Matos  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.

Como saber se está com faringite?

Sintomas como a dor de garganta à deglutição (odinofagia), a irritação, o ardor, o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral (ver detalhes de sinais e sintomas da faringite).

Como se passa faringite?

A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.

Quais são os sintomas da laringite inflamada?

Entre os principais sintomas de laringite, podemos destacar:
  • dor de garganta;
  • sensação de que há algo na garganta, como uma coceira;
  • rouquidão;
  • perda da voz;
  • dor ao engolir;
  • febre;
  • tosse;
  • pigarro;

Onde fica a laringite?

A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório. A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz.

Diferenças entre faringite, laringite e amigdalite | Dr. Salim CRM 43.163

25 questões relacionadas encontradas

Como diagnosticar laringite?

O diagnóstico de laringite se baseia nos sintomas típicos e nas alterações de voz. Por vezes, o profissional da saúde examina o fundo da garganta com um espelho ou com um tubo de visualização fino e flexível, que mostra alguma vermelhidão e, em certas ocasiões, alguma inflamação do revestimento da laringe.

Qual o melhor antiinflamatório para laringite?

Os medicamentos comumente indicados no tratamento da laringite são:
  • Clindamin-C.
  • Clobutinol + Succinato de Doxilamina.
  • Doxiciclina.
  • Eritromicina.
  • Flanax.
  • Ibuprofeno.
  • Nimesulida.
  • Paracetamol.

Qual o melhor antibiótico para laringite?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de laringite são:
  • Antux.
  • Azitromicina.
  • Bi Profenid.
  • Broncho-Vaxom.
  • Cefalexina.
  • Ceftriaxona Dissódica.
  • Ceftriaxona Sódica.
  • Cetoprofeno.

Qual o perigo da laringite?

Complicações da laringite

Nos casos mais graves, a laringite pode causar uma grave obstrução da via respiratória alta com dispneia (falta de ar), que se não for tratada de forma eficaz e atempada poderá ser fatal (risco de morte).

Quanto tempo dura uma crise de laringite?

Normalmente a laringite tem duração de até 7 dias, sendo recomendado nesses casos repouso da voz e inalação de vapor.

Quanto tempo demora a passar uma faringite?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Quanto tempo leva para curar uma faringite?

A faringite costuma desaparecer depois de cinco a sete dias, sendo que podem ser usados alguns medicamentos, como pastilhas para a garganta, para aliviar os sintomas. Também é recomendado repousar e descansar a voz, além de aumentar a ingestão de líquidos e manter-se hidratado.

O que fazer quando está com faringite?

Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da faringite viral ou alérgica, pois ajudam a aliviar a dor de garganta ou a dor de cabeça.

Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Qual vírus causa laringite?

Na maioria dos casos, é uma doença causada por vírus. Destes, o mais comum é o vírus Parainfluenza, mas devem ser considerados também o vírus Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovírus, entre outros.

Como curar a laringite naturalmente?

As principais recomendações para o tratamento caseiro da laringite são:
  1. Descansar a voz;
  2. Manter o ambiente sempre úmido, se possível com o uso de umidificadores de ambiente;
  3. Não pigarrear;
  4. Ingerir bastante líquido;
  5. Evitar o fumo, assim como permanecer em ambientes onde as pessoas estejam fumando.

Qual melhor corticoide para laringite?

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda o uso de dexametasona por ser um potente glicocorticoide e ter longo período de ação (superior a 48 horas).

O que é bom para faringite e laringite?

O tratamento é feito com anti-inflamatórios, em alguns casos antialérgicos, spray para o nariz a base de soro, corticoides e, se tiver uma secreção esverdeada, que indica uma infecção bacteriana, antibióticos. “É feito também um exame específico para identificar a infecção, que é a endoscopia nasal”, reforça a médica.

Qual xarope para laringite?

Uma ótima solução caseira para a laringite é o xarope de maçã com cenoura e gengibre pois ele possui propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que vão contribuir para o combate à inflamação desta região.

Como melhorar laringite rápido?

Como tratar a laringite?
  1. fazer repouso da voz, falando somente quando for necessário, em voz baixo e pausado, sem forçar sussurros ou alterações;
  2. não forçar pigarros;
  3. usar xaropes para aliviar o sintoma da tosse seca;
  4. usar vaporizadores ou recipientes com água para umidificar o ar;

Como é a tosse da laringite?

O sintoma característico da laringite estridulosa é a tosse seca, conhecida como tosse de cachorro, que acontece devido ao aumento da produção de muco e ressecamento, podendo levar à obstrução leve a moderada das vias respiratórias.

Como é feito o exame pra ver algum problema de faringe?

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.

Qual chá é bom para faringite?

Algumas opções de chás para garganta inflamada são:
  1. Chá de limão, alho e gengibre. ...
  2. Chá de anis estrelado. ...
  3. Chá de romã ...
  4. Chá de abacaxi com mel. ...
  5. Chá de sálvia com sal. ...
  6. Chá de tanchagem com própolis. ...
  7. Chá de eucalipto. ...
  8. Chá de casca de salgueiro branco.

O que tomar para faringite viral?

Tratamento para faringite viral

O médico de família ou otorrinolaringologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como o paracetamol e o Ibuprofeno, para reduzir os sinais e sintomas de inflamação da garganta.

Artigo anterior
Quanto custa Jucesp?
Artigo seguinte
Como elaborar um material didático?