O que o plutônio pode fazer?

Perguntado por: Vicente Gaspar Coelho  |  Última atualização: 1. August 2024
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

O plutônio é um elemento químico que pode ser utilizado como combustível em usinas nucleares. Ele é produzido a partir do urânio em reatores nucleares por meio de reações nucleares, e é considerado um subproduto da geração de energia nuclear.

O que o plutônio pode causar?

O principal efeito na saúde devido a exposição a plutónio é o cancro, que pode ocorrer anos após a exposição. Os tipos de cancro que poderá desenvolver com maior probabilidade são cancros do pulmão, ossos e fígado.

O que se faz com plutônio?

É um elemento extremamente tóxico e reativo, capaz de contaminar o meio ambiente, e prejudicar a saúde causando a morte. A maior parte do plutônio existente é obtido como subproduto do trabalho de reatores nucleares em seguida sendo comercializado.

Onde é usado o plutônio?

O nome plutónio deriva do nome do planeta Plutão. O isótopo de massa atómica 239 utiliza-se como combustível para reatores nucleares e no fabrico de bombas atómicas; o de peso atómico 238 como fonte de energia em baterias para pacemakers e geradores termoelétricos.

Onde o plutônio é encontrado na natureza?

O plutônio pode ser achado em concentrações muito baixas no minério de urânio, que existe nas profundezas da Terra, longe do contato humano normal. Para produzir quantidade suficiente do elemento radioativo, por exemplo, para criar uma bomba nuclear, os cientistas têm estudado reatores de síntese.

O QUE É PLUTÔNIO (RADIAÇÃO)

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

Como se extrai o plutônio?

O processo de produção do plutônio começa com a extração do urânio. O urânio natural é enriquecido, e em seguida colocado em um reator nuclear, onde é bombardeado com nêutrons. Quando o urânio é bombardeado, ele se transforma em plutônio.

Qual o tempo de meia-vida do plutônio?

Plutônio-239, ou simplesmente Pu-239, é um isótopo radioativo de plutônio, sua meia-vida é próxima a 24 mil anos.

Em que ano o plutônio foi descoberto?

Outro elemento transurânico que recebeu o nome em homenagem a um planeta, e que foi descoberto no mesmo ano do netúnio (1940), foi o plutônio (Pu, Z= 94).

Quem descobriu o elemento químico plutônio?

Um cientista que se destacou nesse campo foi Glenn T. Seaborg, que chefiou a seção que trabalhava com elementos transurânicos dentro do Projeto Manhattan (responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica). Foi ele quem isolou e descobriu o plutônio, juntamente com E. M.

Qual a bomba capaz de destruir o mundo?

A bomba atômica, ou bomba nuclear, é uma arma de explosão com um grande poder de destruição, em virtude da grande quantidade de energia que ela libera.

Quais bombas O Brasil tem?

Embora tenha capacidade tecnológica e conhecimento para produzir armas bélicas, o Brasil não possui bombas nucleares.

Qual é a bomba mais poderosa do mundo?

A Tsar Bomba foi detonada às 11h32, aproximadamente 73.85° N 54.5° E sobre o campo de testes na Baía de Mityushikha, ao norte do Círculo polar ártico na ilha de Nova Zembla.

Qual é a cor do plutônio?

À temperatura ambiente, o plutônio encontra-se no estado sólido. Pertencente a família dos actinídeos, é um metal radioativo, frágil, muito denso e de cor prateada-branca, que embaça em contato com o ar, formando um revestimento amorfo quando oxidado.

Quantas vezes a bomba atômica foi usada?

Nunca mais uma bomba atômica foi usada em guerra, mas ainda representa uma ameaça à humanidade. Ela pode causar danos devastadores às pessoas e ao meio ambiente. Estima-se que no mundo existam mais de 9.500 ogivas nucleares, segundo o Ban Monitor, órgão que analisa os riscos de uso de armas atômicas.

O que é feito de tungstênio?

Aplicações do tungstênio

Mais da metade da produção mundial de tungstênio é empregada na fabricação de ligas metálicas de elevada dureza, como o ferro tungstênio, que possui cerca de 80% desse elemento. Aliás, a primeira aplicação do tungstênio foi como “endurecedor” de ferro.

Para que o Césio é usado?

A principal aplicação do césio é em relógios atômicos, que são equipamentos de medição de tempo de altíssima precisão.

Quais são os elementos radioativos artificiais?

Já os elementos radioativos artificiais são produzidos por processos que desestabilizam o núcleo de um átomo. Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio.

Quem foi que descobriu a radioatividade?

Quase todos já ouviram falar sobre a descoberta da radioatividade, que é um fenômeno pelo qual os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo, nesse processo, formar novos elementos químicos. Costuma-se dizer que esse fenômeno foi descoberto, acidentalmente, por Henri Becquerel, em 1896.

Qual urânio é radioativo?

O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, flexível e maleável. O elemento químico urânio (número atômico 92) possui três isótopos principais – urânio 234; urânio 235 (físsil, usado como combustível nuclear) e urânio 238.

Qual é a pedra mais radioativo do mundo?

Principais minerais radioativos
  • Urânio. Este elemento químico é o que está mais presente nas atividades que envolvem a radioatividade. ...
  • Polônio. Por sua vez, o elemento polônio possui número atômico 84 e massa 209. ...
  • Rádio. ...
  • Césio. ...
  • Tório.

Quais são os minerais radioativos?

2.1.1 MINERAIS RADIOATIVOS

Os elementos naturalmente radioativos são o Urânio (U), Tório (Them), Rádio (Ra), Césio (Cs) e Polônio (Po), todavia os principais minerais radioativos, ricos em urânio são a Uraninita- ou Picheblenda, Torianita e Torita (KUCHENBECKER, 2018).

Para que o urânio é usado?

O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

Qual é mais perigoso urânio ou plutônio?

É o caso do plutônio, considerado pelo Guinness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas.

Artigo anterior
Como é feita a colocação de aparelho ortodôntico?
Artigo seguinte
Qual uma boa memória RAM para um celular?