Qual a definição de fundações profundas?

Perguntado por: Helena Luna de Assunção  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

Fundações profundas são definidas como os elementos estruturais que associados as características de resistência do solo, objetivam suportar as cargas provenientes da superestrutura de uma edificação.

O que são fundações diretas profundas?

*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. ... As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.

Quais são as fundações profundas?

As fundações profundas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida através da resistência de fuste (lateral, resistência de ponta (base)), ou por ambas as opções. Essa alternativa de fundação deve ser assentada em uma grande profundidade (que dá origem ao nome da fundação).

Quando se usa fundações profundas?

Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.

O que são fundações superficiais e profundas?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

FUNDAÇÕES PROFUNDAS: OS 7 PRINCIPAIS TIPOS DE ESTACAS

35 questões relacionadas encontradas

O que é uma fundação superficial?

As fundações superficiais são elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Quais são as fundações superficiais?

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

Quando é necessário bater estaca?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

Qual o tipo de fundação usar?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.

Para qual tipo de solo é recomendado o radier?

Radier: o radier é considerado um tipo de fundação barato, recomendado para solos com pouca capacidade de suporte superficial. Com sua grande área de contato com o solo, o radier é capaz de distribuir de maneira muito mais eficaz as tensões da edificação.

O que são fundações profundas Cite 5 tipos e descreva os?

As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.

Quais os tipos de estacas profundas?

Existem vários tipos de estacas escavadas, para os quais o método de execução deve ser escolhido de acordo com as condições do local e dimensões da estrutura.
  • Estacas Escavadas.
  • Estacas Moldadas.
  • Estacas Escavadas.

Qual tipo de fundação abaixo é considerado uma fundação profunda?

De acordo com a ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações – uma fundação para ser considerada profunda deve ter a base ou ponta apoiada a uma profundidade superior a oito vezes sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros de profundidade.

Quais são as fundações diretas?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Quais as características de uma fundação profunda?

A fundação profunda é aquela em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida por meio da resistência de ponta, pela resistência de fuste ou por ambas. A fundação de uma obra é responsável por transmitir as cargas da edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura do terreno de fundação.

Qual o tipo de fundação mais adequada?

Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.

Qual o tipo de fundação mais barata?

A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.

Quando se usa sapata ou estacas?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Quando usar estacas de madeira?

Estaca de madeira

As estacas em madeira são cravadas por bate-estaca e muito utilizadas em obras provisórias. Nos casos de obras permanentes, é imprescindível que a estaca receba tratamento antifungos e bactérias. É recomendado por norma que as estacas tenham diâmetro maior que 15 cm na ponta e 25 cm no topo.

Para que servem as estacas?

As estacas são elementos de fundação que tem como objetivo transmitir as cargas da edificação atuantes na superfície para o solo. A transmissão das cargas para o solo é feita de duas formas, pelo atrito lateral entre a estaca e o solo e pela resistência de ponta da estaca.

O que substitui o bate estaca?

As denominadas construções verdes substituíram definitivamente a fundação bate-estaca pela helicoidal? Em situações onde não possam ser gerados vibrações e excesso de poluição sonora, a fundação tipo hélice-contínua monitorada é a mais indicada para edifícios altos.

O que são fundações diretas superficiais ou rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

O que são fundações superficiais do ponto de vista geotécnico?

Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... FUNDAÇÃO SUPERFICIAL São elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

Quais os critérios para classificar uma fundação como Fundação superficial?

Fundação superficial (rasa ou direta) Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Artigo anterior
O que ajuda a crescer de altura?
Artigo seguinte
Como obter o Rinne Sharingan?