Qual a contrapartida do ajuste a valor presente?

Perguntado por: Mateus Santiago Torres Batista Figueiredo  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

A contrapartida de um ajuste a valor presente de um exigível pode ser a redução do custo do ativo adquirido (mesmo que parcialmente) com esse passivo, como no caso de compra de um estoque por um prazo anormal ”sem juros”, ou de um imóvel sem explicitação de encargos financeiros, etc.

Como lançar ajuste a valor presente?

O procedimento de Ajuste a Valor Presente nada mais é do que registrar Ativos e Passivos a prazo, pelo seu Valor Presente na data de registro inicial, segregando assim o valor equivalente ao custo financeiro embutido na operação a prazo.

Quando aplicar o AVP?

Ajuste a Valor Presente e Valor Justo

Além disso, são consideradas as incertezas que envolvem tanto os ativos quanto os passivos do negócio. Tanto é que quando trata-se de entrada e saída de dinheiro, efetivamente, que envolvam juros implícitos ou explícitos embutidos, é preciso fazer o Ajuste a Valor Presente.

O que é ajuste a valor presente?

Conforme definição do CPC 12, o Ajuste a Valor Presente objetiva efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro (o valor de um direito ou obrigação descontadas as taxas implícitas em seu valor original, registrar essas taxas como despesas ou receitas financeiras).

Como contabilizar o ajuste a valor justo?

Resposta: O valor justo dos bens é registrado nas próprias contas do ativo e do passivo, e a contrapartida na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.

Ajuste a Valor Presente: O que é? Como Contabilizar? CPC 12!

21 questões relacionadas encontradas

Como deve ser contabilizado o ajuste de avaliação patrimonial?

Contabilização: Como determinar o Ajuste de Avaliação Patrimonial. Para realizar o Ajuste de Avaliação Patrimonial, é preciso calcular a diferença entre o valor dos custos ativos e o valor justo, e subtrair a depreciação acumulada.

O que é ajuste a valor justo?

O que é o AVJ – Ajuste a valor Justo

Definição do valor justo: “Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.”

Qual o objetivo do ajuste a valor presente?

AVP: tem como objetivo efetuar o ajuste para demonstrar o valor presente de um fluxo de caixa futuro. Esse fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos (ou montante equivalente; por exemplo, créditos que diminuam a saída de caixa futuro seriam equivalentes a ingressos de recursos).

O que é um AVP?

AVP, em inglês, significa Audio-Video Protocol. Ou seja, Protocolo de Áudio-Vídeo. É um protocolo de transmissão para comunicação multimídia que acontece pela internet. Desse modo, busca-se uma comunicação eficiente entre as partes por meio desse protocolo.

Por que é necessário executar o ajuste a valor presente?

Respostas: a. b. c. d. e. Por que é necessário executar o ajuste a valor presente? Para oferecer à administração dados mais precisos, que ofereçam a possibilidade de decisões com melhor qualidade. Para possibilitar a cobrança de impostos. O ajuste a valor presente é opcional.

Em quais casos a contabilidade deve utilizar o ajuste a valor presente?

O Ajuste a Valor Presente mensal serve para atualizar o valor correspondente aos juros pelo financiamento da venda ou da compra a prazo (dinheiro do tempo); Realiza o cálculo do Ajuste a Valor Presente mensal para o reconhecimento da receita/despesa e a baixa dos juros/encargos a apropriar.

Quando reconhecer o Valor Justo?

Valor justo no reconhecimento inicial

Quando o ativo é adquirido ou o passivo assumido em transação de troca para esse ativo ou passivo, o preço da transação é o preço pago para adquirir o ativo ou recebido para assumir o passivo (um preço de entrada).

Quando o Valor Justo da receita deve ser calculado a valor presente?

9. Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo (fair value).

Como ajustar ativo e passivo?

Configurações
  1. Acessar o Sistema PHD / Cadastros / Plano de Contas;
  2. Irá selecionar o plano de contas da empresa a qual está processando o encerramento do exercício e dar um duplo clique / aba Definição;
  3. Nesta aba irá apurar se os níveis Ativo, Passivo, Receita e Despesa estão configurados nos campos corretos;

Quais são os itens que são obrigatórios a realização do ajuste a valor presente?

Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são requeridas: valor do fluxo futuro (considerando todos os termos e as condições contratados), data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicável à transação.

Quais os tipos de acessos?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico. Cada um deles tem suas especificidades e indicações, que serão discutidas abaixo.

Qual é a técnica da punção?

Consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre. Confira abaixo mais sobre o procedimento.

Quais são os tipos de punção?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

Qual o objetivo do CPC 12 ajustes a valor presente?

Para responder a essas perguntas, foi editado o CPC 12 – Ajuste a Valor Justo, cujo objetivo é “estabelecer os requisitos básicos a serem observados quando da apuração do Ajuste a Valor Presente de elementos do ativo e do passivo, dirimindo algumas questões controversas advindas de tal procedimento”.

O que justifica a adoção do ajuste a valor presente nas contas de ativos?

A apuração do ajuste a valor presente (AVP) tem um impacto importante na definição de critérios de mensuração dos elementos do patrimônio das empresas na contabilidade brasileira, pois permite que a contabilidade saia de uma posição objetiva de custo histórico, para uma posição de divulgação de informações mais ...

O que é mensuração pelo Valor Justo e ajuste a valor presente?

O Ajuste a Valor Presente está disciplinado no Pronunciamento Técnico CPC 46, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela CVM, onde se indica os procedimentos para a sua mensuração. Segundo o CPC 46, “O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade.

O que é valor justo exemplifique?

Valor justo é o preço que seria recebido pela empresa ao vender um ativo. O mesmo vale para o valor pago pela transferência de um passivo. É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas. Entretanto, isso quer dizer que não se trata de uma venda emergencial que tenha por objetivo liquidar uma dívida.

O que é o good will?

O que é goodwill? Quando uma empresa é colocada à venda, é comum que o valor pago pelo comprador seja maior ao valor de mercado. Essa quantia a mais trata-se do goodwill. Isso acontece pois o patrimônio da empresa pode ir bem além do que aqueles representados pelos ativos palpáveis, bens materiais.

O que é valor justo CPC 46?

TCU – CPC 46: Aprendendo a Mensuração do Valor Justo – O que é valor justo. De acordo com esse CPC valor justo é o preço que iria ser recebido pela venda de um ativo ou que iria ser pago pela transferência de um passivo em uma transação que fosse “não forçada” entre os participantes do mercado na data da mensuração.

Artigo anterior
Como fazer para tirar as coisas da cabeça?
Artigo seguinte
Como melhorar as suas fotos?