O que é manutenção Produtiva?

Perguntado por: Micael Hélder Figueiredo Carvalho Amorim  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

O TPM (Total Productive Maintenance), ou Manutenção Produtiva Total, consiste em um conjunto de estratégias e procedimentos que visa garantir o pleno funcionamento das máquinas em um processo produtivo, para que a produção não seja interrompida e que não haja perda de qualidade no produto final.

O que é manutenção de produção?

A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.

Qual o princípio da manutenção produtiva Total?

Para ajudar você a encontrar essas respostas, você precisa entender que a manutenção produtiva total se apoia em 3 princípios fundamentais: melhoria das pessoas, melhoria dos equipamentos e qualidade total.

Qual metodologia da manutenção produtiva?

A manutenção produtiva total é uma metodologia de trabalho que tem o objetivo de identificar perdas em um processo produtivo, tentando maximizar o uso dos recursos financeiros e a qualidade das mercadorias.

São tipos de manutenção produtiva Total?

Total Productive Maintenance, TPM, ou Manutenção Produtiva Total. O seu objetivo, é engajar toda a empresa, além do próprio time de manutenção de ativos, para contribuir diretamente para o aumento dos índices de disponibilidade, eficiência e qualidade de todo o conjunto de máquinas e equipamentos, e da produção.

TPM: Manutenção Produtiva Total - Aplicação Prática

19 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tipos de manutenção?

De fato, quatro tipos de manutenção são recorrentes no setor: preditiva, preventiva, planejada e corretiva.

Quais são os 3 tipos de manutenção?

Quais os tipos de manutenção?
  • Manutenção corretiva.
  • Manutenção preventiva.
  • Manutenção preditiva.

Quais os 5 pilares da Manutenção Produtiva Total?

TPM: 5 pilares da Manutenção
  1. Manutenção Autônoma. Consiste em compartilhar a responsabilidade de atividades básicas de manutenção a operadores, deixando para a equipe de manutenção preventiva as tarefas mais complexas. ...
  2. Manutenção Planejada. ...
  3. Melhoria Específica. ...
  4. Controle Inicial. ...
  5. Treinamento.

O que é a metodologia TPM?

TPM é uma metodologia voltada à manutenção da produtividade, ou seja, focada em elevar a produtividade da empresa por meio de oito pilares. Um dos pilares mais importantes é a Melhoria Focalizada, responsável por elevar a disponibilidade, performance e qualidade do processo e postos de trabalho.

Quais os 8 pilares da Manutenção Produtiva Total?

Os 8 pilares da TPM (Manutenção Produtiva Total)
  • Manutenção autônoma. ...
  • Manutenção planejada. ...
  • Manutenção da qualidade. ...
  • Melhorias específicas. ...
  • Controle inicial. ...
  • Educação e treinamento. ...
  • Segurança, saúde e meio ambiente. ...
  • Administrativo.

Qual a principal característica da manutenção produtiva Total?

A Manutenção Produtiva Total têm como características 3 importantes fatores: - busca da economicidade, ou seja, deve proporcionar lucros; - ser um sistema integrado; - ocorrer manutenção espontânea, executada pelo próprio operador.

Quais são os principais objetivos da manutenção produtiva Total?

O principal objetivo da manutenção produtiva total é alcançar um nível máximo de produção, que é medido pelo índice OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Geral do Equipamento), desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maitenance.

Quais os 3 princípios da TPM?

Podemos dizer que o TPM é um método de gestão que possui três princípios: eliminar perdas envolvidas no processo de produção, maximizar a utilização do ativo industrial e garantir a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos.

Como funciona o PCM?

Atribuições. As atribuições PCM se dividem entre as partes estratégicas, táticas, administrativas e técnicas da manutenção. É responsável por ditar o ritmo de trabalho na manutenção, de forma que as ações realizadas pela manutenção estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

O que quer dizer a palavra manutenção?

Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas.

O que é TPM no Sistema Lean?

A Manutenção Produtiva Total (TPM) tem sido uma ferramenta muito importante para os setores de manufatura intensivos em equipamentos. ... É um fator fundamental para o aumento da disponibilidade das máquinas, e um passo vital para conectar as máquinas visando criar um fluxo melhor.

O que é TPM e seus pilares?

A TPM (Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total) é uma estratégia de manutenção que procura alcançar zero paragens, zero defeitos e zero acidentes. ... Interiorizá-los não só permite implementar esta estratégia na sua empresa, como garante que vai conseguir mantê-la ao longo do tempo.

Quais são as fases da TPM?

A metodologia ou sistema de gestão do TPM se implanta normalmente em quatro fases (preparação, introdução, implantação e consolidação), e são divididas em doze etapas.

Quais os 5 Pilares da TPM explique seus princípios?

Exercício 3 Os cinco pilares da TPM são: a) ( ) Eficiência, planejamento, autotreinamento, auto-reparo e ciclo de vida. b) ( ) Eficiência, planejamento, auto-reparo , treinamento e ciclo de vida. c) ( ) Eficiência, planejamento, reparo, treinamento e ciclo de reparo.

Quantos pilares tem a TPM?

A manutenção produtiva total (TPM) é uma metodologia ou 'ferramenta' que possui 8 pilares e é baseada na ideia de que todos os funcionários devem participar da busca por um processo produtivo com máxima eficiência, e não apenas uma equipe especializada em manutenção.

Quantos pilares representam a TPM?

40) aponta esses 8 pilares: “Melhoria Focada ou Específica”, “Manutenção Autônoma”, “Manutenção Planejada”, “Treinamento e educação”, “Gestão antecipada”, “Manutenção da Qualidade”, “Segurança, saúde e meio ambiente”, “Melhoria dos processos”.

Quais são os 3 tipos de manutenção que a NBR 5462 elenca?

Conheça os principais tipos de manutenção segundo a Norma NBR 5462
  • Manutenção corretiva.
  • Manutenção Industrial.
  • Manutenção preditiva.
  • Manutenção preventiva.

Quais são os 3 principais tipos de manutenção utilizados na indústria e descreva os princípios de cada uma delas?

Veja, a seguir, os 6 principais modelos:
  • Manutenção preventiva. A manutenção preventiva existe para minimizar os riscos de falhas nas máquinas e equipamentos. ...
  • Manutenção preditiva. ...
  • Manutenção corretiva planejada. ...
  • Manutenção corretiva não planejada. ...
  • Manutenção detectiva. ...
  • Engenharia de manutenção.

Quais os tipos de manutenção programada?

Manutenção programada padrão por tempo: realizada em períodos previamente definidos e frequentes; Manutenção programada especial: feita quando são definidas atividades específicas que devem ser realizadas sobre um equipamento.

Artigo anterior
O que o soro fisiológico faz no cabelo?
Artigo seguinte
O que é trabalho independente?