O que significa liberdade em Filosofia?

Perguntado por: Rúben William Pereira Henriques  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

O que é conceito de liberdade?

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

O que os filósofos falam sobre a liberdade?

Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

O que diz a teoria da liberdade?

A TEORIA DA LIBERDADE DE PHILLIP PETTIT

Resumidamente, a conotação que é priorizada no livro Teoria da Liberdade de Philip Pettit é o entendimento de que alguém é livre quando pode ser responsabilizado por aquilo que faz no exercício da liberdade (2007, p. 01).

Quais são os 4 tipos de liberdade?

Quatro Liberdades
  • Liberdade de expressão.
  • Liberdade religiosa.
  • Liberdade de viver sem penúria (Direito a um nível de vida adequado)
  • Liberdade de viver sem medo.

O Que é Liberdade? | Filosofia do Sucesso

32 questões relacionadas encontradas

O que é a liberdade para Sócrates?

Deste princípio retira-se a inteligência de Sócrates sobre a liberdade. Para o filósofo, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio. E a escravidão é marcada pelo fato do homem deixar que as paixões o controle.

Como a filosofia analisa a liberdade?

A liberdade surge como um direito de cada um, na condição de cada sujeito e sua capacidade de ser dono do próprio destino. Fundador do racionalismo moderno, o filósofo René Descartes (1596-1650) associa a liberdade ao conceito de livre-arbítrio.

Quem é o filósofo da liberdade?

Jean-Jacques Rousseau, o filósofo da liberdade como valor supremo.

O que significa ter liberdade para pensar?

Liberdade de opinião, em virtude da qual se assegura ao indivíduo o direito de pensar e de exprimir seus pensamentos, suas crenças e suas doutrinas.

Quais são os três tipos de liberdade?

Existem três tipos de liberdade. A primeira é o tipo “ser livre de,” uma liberdade das restrições da sociedade. A segunda é “ser livre para”, uma liberdade para fazer o que queremos fazer. E a terceira é “ser livre para ser”, uma liberdade não apenas para fazer o que queremos, mas para sermos quem temos que ser.

Qual é a importância da liberdade?

Além disso, a liberdade é essencial para promover a criatividade, inovação e diversidade na sociedade. Quando as pessoas são livres para tomar decisões e agir de acordo com sua própria vontade e consciência, isso leva a uma sociedade mais dinâmica e vibrante.

O que é a liberdade para Descartes?

O livre-arbítrio consistiria fundamentalmente num poder de escolha direcionado espontaneamente (pelo próprio entendimento ou por ação divina) a um dos lados possíveis: o lado da verdade.

Quais são os dois conceitos de liberdade?

Enquanto o primeiro sentido de liberdade seria negativo e estaria relacionado com as ações ordinárias, praticadas na vida social, o segundo seria vinculado com as ações morais na busca da realização de um ideal de si mesmo, ao fazer da própria existência o melhor possível para si e para os outros.

O que é liberdade incondicional na filosofia?

Liberdade incondicional: a liberdade absoluta, do livre-arbítrio, onde o ser humano pode escolher entre uma atitude ou não, independente das circunstâncias. Ou se é inteiramente livre ou então não se tem liberdade.

Qual é a importância da liberdade para a sociedade?

A liberdade é a matéria prima da felicidade humana. Quem é livre tem mais chance de ser feliz do quer quem não o é. Dessa forma, não pode haver felicidade na escravidão, no sofrimento, na dor. Por isso, devemos lutar sempre pela liberdade, seja ela qual for.

O que é liberdade para o ser humano?

Liberdade é saber dizer NÃO quando o outro te invade, e dizer SIM para você. Ser livre é conseguir diferenciar as escolhas do EGO das escolhas do ESPÍRITO. Ser livre é escolher pelo AMOR e não pelo MEDO. Portanto, quando alguém quiser impor a sua própria ideia de liberdade, seja verdadeiramente livre e questione.

Qual a grande teoria filosófica da liberdade?

A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômoco e, com variantes, permanece através dos séculos, chegando até o século XX, quando foi retomada por Sartre.

Qual é a diferença de ser livre e ter a liberdade?

Liberdade é a condição daquele ou daquela que é livre. E, ser livre é realizar escolhas e praticar ações por vontade própria. O termo origem na palavre em latim libertas, que deriva de liber (“livre”).

Quando somos livres?

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa. É a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade pode ser classificada como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.

Quem descobriu a liberdade?

O filósofo John Locke, muitas vezes creditado como o fundador do liberalismo argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, à liberdade e à propriedade.

O que é a liberdade para Aristóteles?

ARISTÓTELES, citado por RABUSKE (1999, p. 89), analisa que: “A liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Logo, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

O que é a liberdade para Hobbes?

Para Hobbes, do ponto de vista do direito civil e político, cabe somente ao soberano decidir e julgar. Assim, a liberdade é caracterizada como qualidade que se atribui à ação, e não à vontade, e que reside apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano permitiu (Hobbes, 1843, Leviathan, cap.

O que é preciso para ser livre?

Para ser livre, é necessário trabalhar profundamente a independência em todas as áreas da vida. Se quiser estar com alguém, por exemplo, será por escolha consciente, jamais por necessidade. Existem pessoas que nunca conseguem ficar sozinhas com elas mesmas.

Quais são os 5 tipos de liberdade?

Tipos de Liberdades. o Liberdade de Expressão; o Liberdade de Imprensa; o Liberdade de Consciência; o Liberdade de Religião. Tópicos de Fake-News e Pós-Verdade.

Artigo anterior
Porque o dólar aumenta no Brasil?
Artigo seguinte
Como saber o volume de uma caixa?