Qual a consequência da partilha do território indiano?

Perguntado por: Catarina Lia Soares Vieira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Essa partilha do território indiano, baseada na religião, resultou na migração em massa de quase 15 milhões de pessoas: muçulmanos indo da Índia em direção ao Paquistão, hindus e sikhs fazendo o caminho inverso.

Como ficou a partilha da Índia?

Divisão sangrenta

Na noite de 14 a 15 de agosto de 1947, o vice-rei das Índias, Lord Louis Mountbatten, entregou a Nova Délhi o poder sobre o território. Após dois séculos de domínio, a ex-colônia britânica é dividida em dois Estados: a Índia (majoritariamente hindu) e o Paquistão (muçulmano).

Quais as consequências do conflito na Caxemira?

Consequências do conflito Desde 1989, a área indiana da Caxemira tem sofrido atentados terroristas por parte dos defensores muçulmanos; Economia instável da Caxemira é agravada pelo conflito, que já tem altos níveis de desemprego; Exército indiano recorre à tortura, violência e assassinato, no intuito de excluir o ...

Qual o motivo da divisão da Índia?

Em 14 de agosto de 1947, a Índia, a então maior colônia britânica, se tornou independente e foi dividida em duas nações por um critério de separação religiosa. As áreas habitadas predominantemente por hindus e sikhs foram atribuídas à Índia, enquanto que as de maioria muçulmana ficariam com o Paquistão.

Como ficou a divisão da Índia após a independência?

A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.

Partição da Índia | Nerdologia

28 questões relacionadas encontradas

Como ficou a divisão do território indiano após a independência do domínio britânico?

Há 60 anos, em agosto de 1947, o fim do domínio do Império Britânico na Índia resultou não apenas em um, mas em dois países independentes: a própria Índia e o Paquistão. ... Além disso, os britânicos afirmam que tinham recursos limitados depois da Segunda Guerra Mundial.

Como se divide a Índia?

A Índia é composta por 28 estados e 7 territórios da União e o Território da Capital Nacional. Os territórios da união são governados por administradores, nomeados pelo Presidente da Índia.

Porque o Paquistão se separou da Índia?

A disputa da Caxemira é o principal ponto central de todos esses conflitos, com a exceção da Guerra Indo-Paquistanesa de 1971, que resultou na secessão do Paquistão Oriental (atualmente Bangladesh).

Quais os motivos do conflito entre Índia e Paquistão?

O conflito na Caxemira ocorre em virtude da população de origem islâmica buscar a integração com o Paquistão, à revelia do governo da Índia. A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais.

Qual o principal motivo da rivalidade entre Índia e Paquistão?

A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico, em 1947. ... Os líderes do movimento separatista reivindicavam a separação da Caxemira da Índia e a anexação ao Paquistão.

Qual foi o resultado do primeiro conflito na Caxemira?

Guerras de 1965 e 1971

Em 1965 e 1971, novamente eclodiram pesados combates entre a Índia e o Paquistão. A guerra indo-paquistanesa de 1971 resultou na derrota do Paquistão e da rendição militar do Paquistão no Paquistão Oriental (atual Bangladesh). O Acordo de Simla foi assinado em 1972 entre a Índia e o Paquistão.

Quais as características da Caxemira?

A Caxemira (ou “Kashmir”) é uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão e que possuía na época da independência da Índia (1947) uma posição vantajosa considerando-se que ficava bem próxima da região do Tadjiquistão, então parte da União Soviética.

Qual a situação atual da Caxemira?

A Caxemira é uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. O termo "Caxemira" descrevia historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia.

Quando a Índia ficou independente?

Em 15 de agosto de 1947, a independência da Índia foi concedida. O país, porém, ainda enfrentava forte tensão entre os grupos religiosos rivais e se fragmentou em dois, a Índia propriamente dita e o Paquistão, sendo que este estava geograficamente dividido em Oriental e Ocidental, com um enclave indiano entre ambos.

Como a Índia se libertou da Inglaterra?

A independência da Índia ocorre devido um processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou em 1948 ao assassinato de Gandhi. Desde 1947, o subcontinente indiano é atormentado por conflitos entre Índia e Paquistão.

Como Gandhi libertou a Índia?

Foi preso mais uma vez, depois de se recusar a colaborar com o Exército britânico e com os esforços de guerra. Libertado dois anos depois, em 1944, põe-se a negociar a independência da Índia, através de seu partido, o Partido do Congresso Nacional, onde também militava outro líder de fôlego, Jawaharlal Nehru.

Qual a principal razão da divergência entre Índia e Paquistão a divergência entre esses dois países já os levou a quais consequências?

Com a independência da região, os dois Estados foram criados. Porém, as diferenças culturais e religiosas passaram a afetar diretamente a configuração política dos dois países e, por consequência, a relação entre um e outro. Sendo assim, a Índia, onde predomina o hinduísmo, passou a rivalizar com o Paquistão muçulmano.

Quais as causas de conflitos étnicos?

Os conflitos étnicos são justificados por diversas motivações, especialmente políticos, territoriais e religiosos. Os atos de violência são recorrentes, provocando a morte de milhões. O conflito entre israelenses e palestinos dura mais de 70 anos, sendo a cidade de Jerusalém o principal foco da disputa.

Quais são os principais problemas de tanto conflito nessa região da Caxemira na Ásia Podendo-se afirmar que é a região mais tensa do mundo?

O conflito na Caxemira consiste na disputa entre Índia e Paquistão por este território desde 1947. Na década de 60, o Paquistão cedeu algumas partes da região à China aumentando a tensão entre os países. Além disso, o problema é agravado porque as duas nações possuem armas nucleares.

Qual a origem do povo paquistanês?

Como resultado do Movimento Paquistanês, liderado por Muhammad Ali Jinnah, e pela luta da região por independência política, o Paquistão foi criado em 1947 como uma nação independente para os muçulmanos das regiões no leste e no oeste do subcontinente indiano, onde havia uma maioria muçulmana.

Quem mora no Paquistão e árabe?

Há maior concentração de habitantes na região leste do país. Muçulmanos em Lahore, no Paquistão. Quase toda a população do país pratica o islamismo.

Que país colonizou o Paquistão?

O Paquistão é um dos países criados com a dissolução do império colonial britânico da Índia, em 1947.

Porque a Índia é tão pobre?

Fatores como religião e casta também colaboram para a Índia ter um dos menores índices de mobilidade social do mundo. Desde a liberalização da economia nos anos 1990, no entanto, a Índia tirou 170 milhões de pessoas da pobreza.

Quais são os 28 Estados da Índia?

A Índia está dividida em 28 estados e 7 territórios federais:
  • Andhra Pradesh.
  • Arunachal Pradesh.
  • Assam.
  • Bihar.
  • Chhattisgarh.
  • Goa.
  • Guzerate.
  • Haryana.

Artigo anterior
Quais os tipos de Salmos?
Artigo seguinte
Como recuperar postagens do Instagram?