Qual a concepção de Deus para a teologia?

Perguntado por: Hugo Joaquim Ribeiro Simões Faria  |  Última atualização: 2. Januar 2025
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

O conceito de Deus, conforme descrito pelos teólogos, geralmente inclui os atributos da onisciência (todo conhecimento), a onipotência (poder ilimitado), a onipresença (presente em todos os lugares), a simplicidade divina e a existência eterna e necessária.

O que é Deus para a teologia?

O conceito verdadeiro de Deus é, portanto, aquele que provém do próprio Deus e nos atinge na relação de Deus à nossa história humanamente concreta. Deus-em-si é, ao mesmo tempo, Deus-para-nós, permitindo a mediação conceptual — entre outras — e, portanto, a sua di- zibilidade na linguagem humana.

Qual é o conceito de Deus?

Deus é descrito como o ser supremo onipotente, onipresente e onisciente, criador de todo o universo. Na Bíblia, é representado dando a entender que se trata de um ser, um indivíduo com uma forma semelhante à de um ser humano. O pai criador de tudo que existe.

Quem estuda teologia acredita em Deus?

No Brasil, atualmente há mais de 100 instituições certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) com o curso superior de Teologia, presencial ou à distância, no grau Bacharelado ou Licenciatura. De forma geral, os cursos de Teologia estudam Deus, o contexto histórico das religiões e sua influência na sociedade.

Quais os principais conceitos da teologia?

Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.

Bibliologia (Parte 1) - Curso de Teologia Básica

40 questões relacionadas encontradas

O que a teologia defende?

Teologia (do grego antigo: θεολογία, theología) é o estudo crítico da natureza dos deuses, seres divinos, ou de Deus, seus atributos e sua relação com os homens. Em sentido estrito, limita-se ao Cristianismo, mas em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião.

Quem é o pai da Teologia?

Um dos homens que mais contribuiram para a formulação e propagação da teologia Bíblica foi Geerhardus Vos, um teólogo holandês-americano que viveu no século 19 e parte do éculo 20. Sua contribuição foi tão importante que chegou a ser chamado de pai da teologia bíblica.

Por que a fé é necessária para fazer Teologia?

Um dos pressupostos da teologia é a fé. Não dá para estudar aquilo que não se acredita. Sem fé não há teologia cristã possível. E se é teologia cristã, essa fé parte da experiência de Cristo.

O que a Bíblia fala sobre a Teologia?

No Novo Testamento há a teologia de Mateus, de João (Jo, 1Jo, 2Jo, 3Jo, Ap), de Paulo (Cartas Paulinas), de Lucas (Lc e At).

Como Jesus definiu Deus?

Os cristãos acreditam que Deus é espírito (São João 4:24), incriado, onipotente e eterno. O criador e O sustentador das coisas, que resgata o mundo através de Seu eterno Filho, encarnado d'A Virgem Maria, Jesus Cristo.

Como Jesus define Deus?

Ninguém é bom senão um só, que é Deus” (são Lucas 18: 18 e 19). Jesus, com sua resposta, foi taxativo dizendo que Deus é um só mostrando-nos que Ele é realmente um homem, ou seja, o Filho do Homem.

Como a filosofia enxerga Deus?

De acordo com o conceito filosófico Deus é espírito, concreto; e se indagarmos mais de perto o que seria o espírito, então o conceito fundamental de espírito seria aquele desenvolvido em toda a doutrina religiosa.

Quem é Deus de acordo com a Bíblia?

Deus é nosso Pai Celestial

A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Quem é o criador de Deus?

A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.

Qual a diferença entre religião e teologia?

Enquanto na teologia a fé pensada permite avançar na compreensão da realidade a partir de seu princípio ou fim último assumi- dos como valores, a metodologia da ciência da religião desvenda objetos religiosos específicos em suas lógica e dinâmica internas, tendo como princípio as imanências do objeto e das regras ...

Quais são as três grandes divisões da teologia?

teologia bíblica/teologia exegética; teologia prática; teologia histórica.

Qual é o objetivo da Teologia Bíblica?

A Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela exegese e hermenêutica em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade.

Qual a relação da fé com a teologia?

A fé é sempre pressuposto absoluto da Teologia. Assim, a Teologia deve ser feita desde e a partir da fé, sendo algo mais que a simples reflexão racional sobre os dados da revelação. Busca entender a fé não por curiosidade, mas por amor e veneração ao mistério.

Onde nasceu a teologia?

Constituída de dois termos gregos: theos (deus) e logos (palavra, estudo) a palavra teologia significa "discurso sobre Deus". Na Grécia clássica, encontramos esse termo ligado à filosofia. Platão foi o primeiro filósofo a fazer uso da palavra teologia.

Qual a grande fonte da teologia?

A grande fonte da Teologia é a Bíblia Sagrada, que é considerada a palavra de Deus pelos cristãos. Além disso, a tradição e o magistério da Igreja também são importantes fontes para a Teologia.

Como funciona a teologia?

Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus. Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência. Esse estudo pode ser feito a partir de diferentes teologias (cristã, judaica, islâmica, etc.).

O que significa o símbolo da teologia?

A versão de Psicologia do anel de Ouro 18k 750, possui dois símbolos, sendo um a letra Psi que etmológicamente está relacionada a Psique ou sopro que representa a alma. O outro símbolo é a serpente que representa o conhecimento ou “Sabedoria”.

O que Platão falou sobre Deus?

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

Artigo anterior
Quem se formou em Administração pode trabalhar em que área?
Artigo seguinte
Qual o melhor emagrecedor atualmente?