Qual a concepção das etapas do desenvolvimento corporal de Wallon?
Perguntado por: Alice Pires Simões | Última atualização: 5. April 2022Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Qual a concepção de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
Qual a concepção das etapas do desenvolvimento corporal de Vygotsky?
Propõe quatro estágios ou períodos do desenvolvimento da criança: os estágios sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório formal (12 em diante).
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?
Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento segundo a teoria de Wallon? Resposta Selecionada: afetividade, cognição, motricidade. Resposta Correta: afetividade, cognição, motricidade.
O que é desenvolvimento humano para Wallon?
Para Wallon, o processo de desenvolvimento oscila constantemente entre a afetividade e a inteligência, de maneira dialética, podendo até mesmo manifestar regressões. As aquisições adquiridas em cada estágio são irreversíveis — no entanto, o indivíduo pode retornar a algumas atividades de estágios anteriores.
HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA
Quais as principais ideias de Henri Wallon sobre aprendizagem e desenvolvimento humanos?
Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear. O desenvolvimento humano tem momentos de crise, isto é, uma criança ou um adulto não são capazes de se desenvolver sem conflitos.
Quais são os 4 estágios de Wallon?
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.
Quais são as principais ideias de Wallon?
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.
Em que aspectos a teoria de Wallon colabora para a educação?
Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora.
Quais foram as principais contribuições de Wallon no estudo da psicomotricidade?
Seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo foi centrado na psicogênese da pessoa completa, mas seu estudo se deu a partir do desenvolvimento psíquico da criança. ... Wallon acreditava que a cognição está alicerçada ao que ele deu o nome de campos funcionais: o movimento, a afetividade, a inteligência e a pessoa.
Quais são os três estágios de desenvolvimento do aprendizado Segundo Vygotsky?
O progresso mental acontece de forma lenta e em estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
Quais as fases de Vygotsky?
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Quais as principais concepções teóricas do desenvolvimento?
Dentre elas, as mais frequentes são a inatista, ambientalista e interacionista. Essas concepções apoiam-se em diferentes compreensões de como o ser humano se desenvolve, e depende da visão de mundo do indivíduo em um determinado contexto histórico (DAVIS; OLIVEIRA, 1991).
Quais são as principais características da teoria de Wallon é como se aplica na nossa realidade brasileira?
A teoria walloniana torna-se interessante para o Brasil a partir dos anos de 1980, onde teve grande contribuição no que se refere à formação de professores que englobam a aprendizagem e o papel do professor na formação da criança, o autor apresenta como ocorre o desenvolvimento da criança de uma fase para a outra.
Qual é o ponto de partida da teoria de Wallon?
O ponto de partida da teoria de Wallon é o estudo da psicogênese da pessoa, um processo que aborda o psiquismo humano (GRATIOT-ALFANDÉRY, 2010). Seu empenho ocorre à partir dos estudos concentrados nas fases iniciais da infância.
Quais as contribuições de Wallon para a educação física?
Education Physical. Wallon (2007, apud WERLANG, 2010) buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando as pessoas em sua totalidade, nas suas expressões e na relação com os outros.
Qual era o objeto de estudo de Wallon?
Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).
Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?
Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);
O que é sensório-motor e projetivo?
O estágio sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos) é caracterizado por atividades de exploração concreta do espaço físico: agarrar, segurar, apontar, andar etc., auxiliadas pela fala.
Quais as contribuições de Wallon sobre desenvolvimento humano e para o contexto da sua formação docente?
O que Wallon fez em seus estudos:
√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento; √ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais; √ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento; √ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.
Como os teóricos da aprendizagem explicam o desenvolvimento humano?
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?
QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.
Quais as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem?
Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista. ... O desenvolvimento biológico é que é determinante para a aprendizagem.”.
Quais são as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem?
A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo ...
Qual a maior usina hidrelétrica do Nordeste?
Foram 4 anos ou foi 4 anos?