Quando se preocupar com rachaduras no teto?

Perguntado por: Carlota Torres Magalhães  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Quando as fissuras começam a ficar cada vez maiores, é preciso ligar o sinal de alerta. Primeiramente, pois essas aberturas são pontos críticos de infiltração, e podem comprometer a parede tanto interna quanto externamente. Além disso, trincas grandes são indicativos de problemas mais sérios de fundação.

É normal ter rachaduras no teto?

Movimentações do solo, encolhimento e expansão derivados do clima, idade e degradações causadas pela água são exemplos de fatores que podem causar danos a estrutura dos mais variados tipos de construções. Um dos problemas mais comuns observados em residências é o surgimento de rachaduras e fendas em tetos de gesso.

Quando a rachadura é preocupante?

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Qual tipo de rachadura é considerada perigosa?

Sua espessura é de 1 a 3 mm e a abertura é mais profunda e acentuada. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

É normal aparecer rachaduras na laje?

Ainda que o seu planejamento de obra seja o melhor possível, as trincas podem aparecer na laje. Isso ocorre quando alguma tensão pressiona o material e ele se abre para aliviar a força — o que ocasiona não só as trincas, mas também rachaduras e fissuras diversas. Em caso de rachaduras, o problema é sério e estrutural.

Rachadura, Fissura ou Trinca nas PAREDES, como entender se elas são GRAVES?

19 questões relacionadas encontradas

Quando uma trinca na laje é perigoso?

As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.

Quando se preocupar com trincas na laje?

Se a trinca estiver ativa, o cenário pode ser um pouco preocupante e deve-se chamar um profissional. As trincas em lajes podem ser originárias de alguns mecanismos diferentes, como por exemplo expansão e retração térmica, retração inicial do concreto após a concretagem e sobrepeso.

Como identificar risco de desabamento?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Como saber se minha casa está cedendo?

Sinais de alerta

Outro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas. “Portas e janelas emperrando também são sinais de que a estrutura está cedendo”, explica o agente.

Quando se preocupar com rachadura em casa?

Rachaduras podem indicar problemas na fundação

É fundamental estar atento a rachaduras que podem indicar problemas na fundação do imóvel. Se a casa apresenta rachaduras entre piso e parede, ou entre o piso e teto, por exemplo, esse pode ser um indício de problema na fundação.

É normal casa nova rachar?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Porque a casa começa a rachar?

Materiais diferentes em atrito

Afinal, cada material (madeira, ferro, bambu, cerâmicas…) possui um nível de dilatação diferente. Logo, com o passar do tempo é natural que essa diferença faça com que esses materiais se separem, ocasionando fissura, trinca e rachadura na parede.

Como saber se a estrutura da casa está comprometida?

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

O que fazer com rachadura no teto?

Antes de aplicar o gesso nas rachaduras do teto, você deve primeiro aplicar uma camada do composto adesivo na rachadura e, em seguida, aplicar uma camada fina de gesso para preencher a rachadura, assegurando-se de alisar a superfície. Assim que o gesso secar, você pode pintar o teto para cobri-lo.

Como tapar rachadura no teto?

Fissuras pequenas podem ser preenchidas com massa corrida ou gesso. Basta fazeres a aplicação do gesso na parede e alisar a superfície. Coloca uma fita de fibra de vidro sobre a fissura e aplica a massa corrida por cima para reforçar o reparo.

Qual a diferença entre trinca e rachadura?

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

Quando uma casa pode cair?

"Se o imóvel não foi construído com rigor, ele vai cair. Pode ter certeza que o custo de construir de forma segura é altíssimo. Quando o terreno plano é ruim, e se é de encosta, é sinal de muitos problemas e pode desmoronar", alerta o especialista.

É normal aparecer trincas na parede?

Dilatação: outro fator muito comum no surgimento de rachaduras na parede são as variações de temperatura e intempéries. Em outras palavras, chuvas e sol a longo prazo resultam em diversas avarias em qualquer obra, por exemplo, a pintura desbota, a parede descasca e as rachaduras aparecem.

O que pode abalar a estrutura de uma casa?

Presença de manchas, bolhas e mofo nas paredes ou no teto muitas vezes não recebem a atenção devida, mas é necessário ter cuidado, pois esses são sinais de infiltração.

Como identificar uma situação de risco?

O nível de um risco pode ser determinado pela combinação das suas consequências para a organização (gravidade) e a chance de ocorrência (probabilidade). Deve-se avaliar a magnitude das consequências de um evento bem como a probabilidade do evento e suas consequências.

Como acabar com rachaduras na laje?

Aplique o Base Coat usando uma desempenadeira para pressionar o produto contra a trinca, de forma que penetre e preencha todo o espaço. Cole a Fita Telada Dryfit Plus em toda a extensão da trinca e reaplique o Base Coat Highflex de forma que cubra toda a trinca e a fita. Isso dará resistência ao reparo.

O que é uma rachadura na diagonal?

Fissura na diagonal

Normalmente, as trincas na parede na diagonal aparecem próximas a janelas ou portas. Na maioria dos casos, estão relacionadas à carga aplicada na alvenaria ou à falha nas vergas e nas contravergas da construção.

Como detectar trincas?

Se houver um defeito, como uma fenda ou furo no objeto metálico, o defeito causará uma ruptura no campo magnético. A análise de trincas utiliza partículas magnéticas que permitem ver facilmente essa interrupção, e assim identificar o defeito.

O que significa trinca na horizontal?

Sentido da trinca

Se as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira.

O que é uma trinca estrutural?

São fissuras e trincas que ocorrem em 45°, ou seja, na diagonal. São também conhecidas como formato de “escada”, comuns em alvenaria estrutural. Suas possíveis causas são escavações, vibrações vizinhas, alterações no solo, dimensionamento inadequado de fundações, ou o próprio recalque.

Artigo anterior
O que é uma legenda de uma imagem?
Artigo seguinte
O que não se pode fazer em um TCC?