Qual a classificação de Killip?
Perguntado por: Rita Morais Magalhães | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)
1967 Oct. 20(4):457-64.) A classificação de Killip no contexto de infarto agudo do miocárdio, como aprendemos, é basicamente a presença ou a ausência de achados de exame físico que sugiram por disfunção de VE e insuficiência cardíaca!
O que é a classificação Killip?
A classificação ou índice de gravidade de insuficiência cardíaca em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) foi proposta por Killip e Kimball com o objetivo de avaliar o risco de mortalidade hospitalar e o potencial benefício do tratamento especializado em unidades coronárias (UCO) na década de 1960.
O que é Killip II?
A classe Killip foi um preditor independente significativo para mortalidade em um ano, tanto no período quanto no período tardio. O estudo concluiu que, mesmo na era atual, os pacientes que apresentam síndrome coronariana aguda e classe superior de Killip demonstram baixa sobrevida em um ano.
O que é o sinal de Levine?
Figura 1: Sinal de Levine – caracterizado por exibição de mão fechada em movimentos circulares sobre o tórax, considerado uma expressão corporal típica de pacientes com infarto agudo do miocárdio.
Qual é a causa mais comum de choque cardiogênico?
A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada.
Classificação de Killip
O que causa o choque cardiogênico?
O choque cardiogênico é o resultado de um baixo débito cardíaco levando a uma hipoperfusão tecidual, falência de múltiplos órgãos e morte. A despeito da evolução na medicina seu prognóstico ainda é muito ruim, com mortalidade acima de 40%. A escassez de ensaios clínicos randomizados torna o tratamento uniforme.
Qual é a causa do choque?
O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.
O que é sinal de Frank?
A prega lobular diagonal (ELC – “Diagonal earlobe crease”), ou Sinal de Frank (figura 1 e figura 2), é uma alteração morfológica dermatológica na região lobular da orelha que se estende do trago até a borda posterior em ângulo próximo a 45°.
O que é uma dor atípica?
A expressão “dor torácica atípica” ou “de baixo risco para síndrome coronariana aguda” tem sido empregada por anos para designar os quadros de dor no peito que não se aproximam do quadro clássico das síndromes coronarianas.
Como saber se uma pessoa está tendo um infarto?
Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.
Como identificar onda Q patológica?
A onda Q patológica deve ter pelo menos 40ms de duração (1mm) e apresentar pelo menos 1/3 da amplitude do QRS, em 2 derivações vizinhas.
O que é escore Grace?
Em seguida, o escore GRACE (Global Registry of Acute Coronary Events), como preditor de mortalidade hospitalar nos pacientes com síndromes coronarianas agudas.
O que significa Supradesnivelamento St?
Síndrome coronariana aguda com supradesnivelamento do segmento ST corresponde à oclusão da artéria coronária e correspondente necrose dos miócitos causada pela isquemia prolongada.
Qual a diferença de dor típica é atípica?
Entretanto, como a cardiopatia isquêmica é a principal causa de óbito no mundo, a divisão que se propõe para o raciocínio diagnóstico é entre a dor torácica típica (sinônimo de dor anginosa) e a dor atípica (aquela cujas características não apontam para uma possível causa isquêmica).
Quais são os tipos de dor?
- Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
- Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
- Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
- Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.
Quais as características de uma dor Anginosa?
A dor definitivamente anginosa é caracterizada como, dor ou desconforto retroesternal ou precordial em opressão ou queimação, geralmente precipitada pelo esforço físico, podendo-se irradiar para ombro, mandíbula ou face interna do braço ou ambos, com duração de alguns minutos, e aliviada pelo repouso ou uso de nitrato ...
Quais os tipos de choque e suas causas?
...
5 principais tipos de choque: sintomas e tratamento
- Choque séptico. ...
- Choque anafilático. ...
- Choque hipovolêmico. ...
- Choque cardiogênico. ...
- Choque neurogênico.
O que acontece quando uma pessoa entra em choque?
O estado de choque caracteriza-se por uma oxigenação insuficiente dos órgãos vitais, que acontece devido a uma insuficiência circulatória aguda, que pode ser causada por fatores como trauma, perfuração de órgãos, emoções, frio ou calor extremo, cirurgias, entre outros.
Quais os 4 tipos de choque?
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
Quais as causas do choque cardiogênico e seus sinais e sintomas?
- Respiração rápida;
- Aumento exagerado do batimento cardíaco;
- Desmaio repentino;
- Pulso fraco;
- Suor sem causa aparente;
- Pele pálida;
- Pés e mãos frios;
- Diminuição da quantidade de urina.
Como evitar o choque cardiogênico?
Geralmente, no choque cardiogênico precisa-se fazer a associação de dois ou mais tipos de drogas para que o resultado terapêutico seja melhor. A escolha da combinação ideal é feita através da monitorização invasiva, dessa forma, minimiza a perda adicional de músculo cardíaco e o sofrimento de outros órgãos.
O que é um choque cardiogênico?
PALAVRAS-CHAVE: Choque cardiogênico; Insuficiência cardíaca; Balão de contrapulsação aórtica. O choque cardiogênico caracteriza-se por uma hipoperfusão tecidual sistêmica devido à incapacidade do músculo cardíaco de gerar um débito adequado às necessidades metabólicas do organismo.
O que é infarto com Supradesnivelamento de St?
O Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do ST (IAMCSST)é uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de vida e que se caracteriza como emergência médica. Ela é a mais crítica apresentação das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA).
Como identificar um infarto com supra?
E como saber, clinicamente, que isto está ocorrendo? A grande dica é a presença de dor torácica persistente. Costuma-se dizer que enquanto há dor, há músculo viável. Resumindo: paciente com infarto com supra de ST com > 12 horas de sintomas mas que persiste com dor torácica – mandar para o cate de imediato.
O que significa supra no Eletro?
Se há supra se ST bastante marcado em D3, por exemplo, significa que o vetor da corrente de lesão está apontando para baixo e para direita. Assim, o vetor está se afastando da parte superior e esquerda.
Qual a importância da responsabilidade no trabalho?
O que é revogar uma sentença?