Quando o recurso é conhecido?

Perguntado por: Yasmin Lara Vaz Cruz Melo  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

Conhecido o recurso (análise preliminar ao mérito), passa-se à análise do juízo de mérito – que é efetivamente a análise da impugnação realizada pelo recorrente (momento em que se aponta o error in procedendo – erro no processamento – e/ou o error in judicando – erro no julgamento).

Quando um recurso é conhecido?

O conhecimento do recurso quer dizer que ele atende a todos os requisitos de admissibilidade e o provimento significa que a decisão proferida pelo Tribunal modificou a sentença favoravelmente a quem recorreu.

O que acontece depois de conhecido o recurso é provido?

Quando um recurso é provido, o acórdão substitui a decisão impugnada, ou seja, passa a valer no lugar daquela que foi modificada, nos limites do objeto do recurso, conforme determina o art. 1.008 do NCPC: Art. 1.008.

O que significa conhecer do recurso e Dar-lhe provimento?

Significa que o recurso foi analisado e que o pedido contido nele foi parcialmente aceito por um juiz ou uma juíza.

O que quer dizer não conheço do recurso?

Quando o órgão decide por "não conhecer" o recurso, significa que o teor do recurso não foi analisado por não atender a alguma exigência básica que possibilite a análise pela autoridade competente, como ter sido apresentado fora do prazo, por exemplo.

Recurso conhecido e não provido/não acolhido? O que significa?

30 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva um recurso?

tempo médio de espera em tribunais federais demora em torno de 1 a 7 meses; Tribunais Regionais do Trabalho tendem a ser mais rápido e levam em torno de 5 meses; No Superior Tribunal de Justiça, o julgamento leva em torno de 8 meses.

Quando um recurso não é admitido?

Indica que um Recurso Especial, isto é, que levaria o processo até o Superior Tribunal de Justiça, não foi aceito.

O que significa conhecer do recurso?

Na técnica do direito brasileiro, o resultado do juízo de admissibilidade, no órgão ad quem, expressa-se por uma destas duas fórmulas: "conhece-se do recurso", quando positivo o resultado, isto é, quando o órgão entende concorrerem todos os requisitos necessários para tornar o recurso admissível; "não se conhece do ...

O que significa julgado virtualmente deram provimento ao recurso vu?

Ou seja, dizer que o recurso foi provido significa que seus fundamentos foram aceitos. O “V.U” indica que a votação foi unânime, ou seja, todos os juízes votaram no mesmo sentido.

Quanto tempo demora análise de acórdão?

A Lei n. 9.784 /99, que regula o processo administrativo no âmbito federal, dispôs, em seu art. 49 , um prazo de 30 (trinta) dias para a decisão dos requerimentos veiculados pelos administrados (prorrogável por igual período mediante motivação expressa).

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

É possível recorrer a um acórdão?

Recursos: A parte insatisfeita com a decisão do acórdão pode buscar recursos legais. Isso geralmente envolve a apresentação de um recurso para um tribunal de instância superior, que revisará o caso e tomará uma nova decisão com base nos argumentos apresentados.

Como saber a decisão do juiz em um processo?

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

O que significa conhecido o recurso é provido em parte unanimidade?

A expressão "conhecido o recurso e provido em parte" é uma frase jurídica utilizada para descrever uma decisão judicial em que o recurso apresentado foi parcialmente aceito. Isso significa que o tribunal reconheceu a validade do recurso em parte, mas também manteve parte da decisão original.

Como se chama a resposta ao recurso?

Quando um recurso ordinário é recebido, o Juiz dá um prazo para que a parte contrária apresente uma resposta àquilo que foi dito no recurso. As contrarrazões são, então, a resposta ao recurso da parte contrária.

Quanto tempo leva para os desembargadores julgar um processo?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

O que é provimento do recurso?

Admissão do recurso pela autoridade judiciária a quem foi proposto. No Direito Administrativo, significa investidura ou nomeação pela qual alguém é provido em um cargo ou ofício.

O que quer dizer provimento do recurso?

Dá-se provimento quando verifica que o interessado provou ter preenchido os requisitos necessários à obtenção do direito pleiteado. Emite relatório, restitui para a Junta solicitando inclusão em pauta. Encaminha para avaliação da Assessoria Técnico-Médica.

O que vem depois da publicação do acórdão?

A conclusão do processo judicial pode ocorrer por meio de uma sentença ou de um acórdão, conforme a instância em que ocorre o julgamento. Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau.

Quantos recursos cabem em um processo?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Quando o juiz dá a sentença pode recorrer?

O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida. Seu objetivo é o reexame da decisão judicial.

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

O que acontece depois do acórdão de segunda instância?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!

Artigo anterior
Porque paramos de enxergar de perto?
Artigo seguinte
O que fazer quando estiver com medo à noite?