Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Perguntado por: Daniela Leticia Pereira Simões Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Quais são as principais características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Qual é a principal célula dos poríferos?

A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.

Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que?

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

PORÍFEROS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

18 questões relacionadas encontradas

Quanto as esponjas é correto afirmar que?

Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas. b) Possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas CaCO3 ou silicosas. c) Não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.

Quanto aos cnidários é correto afirmar que?

Sobre o Filo Cnidaria é correto afirmar: Possuem assimetria radial. São triblásticos, com três camadas de células. Vivem somente isolados.

Quais os tipos de células encontradas nos poríferos?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Quais as células dos poríferos e suas funções?

Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos.

Qual o principal representante dos cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

O que é poríferos cnidários?

Cnidários e Poríferos

Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.

O que os cnidários têm que os poríferos não tem?

Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).

Quais são as células responsáveis pela formação do esqueleto dos poríferos?

Entre as camadas interna e externa, há uma camada chamada meso-hilo ou mesênquima, onde estão presentes as espículas que irão formar o esqueleto dos poríferos, além dos amebócitos - células totipotentes (podem se diferenciar nos demais tipos celulares presentes no organismo) que apresentam a função de transporte de ...

Quais são os tipos de células das esponjas e qual é a função de cada tipo?

As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.

Qual a célula que promove a circulação de água nos poríferos?

A parte externa dos poríferos é formada por um conjunto de células que recebem o nome de pinacócitos. Entre elas, são encontrados os porócitos, células que apresentam uma abertura pela qual ocorre a passagem de água.

Qual é a célula típica dos cnidários?

Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.

São exemplos de cnidários exceto?

Todos estes animais são exemplos de cnidários, exceto:
  • água-viva.
  • coral.
  • caravela-portuguesa.
  • anêmona-do-mar.
  • estrela-do-mar.

São exemplos de cnidários *?

Animais que fazem parte do grupo dos cnidários
  • hidras;
  • obelias;
  • caravelas;
  • águas-vivas;
  • corais;
  • anêmonas.

O que sustenta o corpo de uma esponja?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

É verdade que todas as esponjas são aquáticas?

Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.

É verdade que as esponjas possuem pouca capacidade de regeneração?

verdadeiro, ou seja, suas células são independentes umas das outras, por conseguinte, ela tem alta capacidade de regeneração.

Em que ambiente poríferos e cnidários são encontrados?

Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.

Quais são as duas principais formas dos cnidários e como são suas estruturas?

As medusas são uma forma de vida livre e natante. A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa.

Qual é o habitat dos cnidários?

Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.

Artigo anterior
Como funciona uma fábrica de MDF?
Artigo seguinte
Como juntar o meu face com o do meu namorado?