Qual é a função do gesso adicionado ao clínquer?

Perguntado por: Gustavo Francisco Cunha  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Qual a finalidade do gesso ao ser adicionado ao clínquer?

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Para que serve o clínquer?

SIGNIFICADO DE CLÍNQUER

O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento, inclusive o cimento Portland, onde, no seu processo de fabricação, o clínquer sai do forno a cerca de 80°C, indo diretamente à moagem onde é adicionado ao gesso.

Porque a gipsita gesso e adicionada ao clínquer de cimento?

Na indústria cimenteira, a gipsita é adicionada ao clínquer durante a moagem, na proporção de 3 a 5 %, para retardar o tempo de pega do cimento.

O que é o fator clínquer?

O clínquer ou clínquer Portland, como também é conhecido, é obtido a partir da queima de matérias-primas moídas em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 °C. ... Esse material é, então, introduzido em um forno rotativo onde é aquecido até uma temperatura de 1450 °C, momento em que ocorre a clinquerização.

Materiais de Construção: Aglomerantes (Unidade 10)

23 questões relacionadas encontradas

Como é feito o clínquer?

O clínquer Portland é obtido a partir da queima das matérias-primas (fontes de CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3, entre outros) em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 ºC.

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Porque o gesso retarda a pega do cimento?

O cimento necessita de água para formar um processo cristalino que conduz a sua solidificação, principal característica reológica. ... Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata.

Porque é necessário adicionar gesso sulfato de cálcio no final do processo de fabricação de cimento Portland?

O gesso tem como função básica controlar o tempo de pega, isto é, o início do endurecimento do clínquer moído quando este é misturado com água.

Qual a função da adição do sulfato de cálcio gesso )?

A função do gesso é alterar a forma iônica do Al (tri-valente e mais tóxica) para uma forma menos tóxica.

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

O que é pozolana do cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

O que é o clínquer do cimento Portland?

O principal constituinte do cimento portland é o clínquer portland, material sinterizado e peletizado, resultante da calcinação até aproximadamente 1450oC de uma mistura adequada de calcário e argila e, eventualmente, de componentes corretivos de natureza silicosa, aluminosa ou ferrífera, empregados de modo a garantir ...

Qual é a finalidade da adição da gipsita ao cimento Portland?

Em que fase da fabricação do cimento portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.

Qual a função do sulfato de cálcio na produção do cimento Portland?

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

Quais são as principais adições usadas na produção de cimentos?

O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso.

Como se dá o processo de fabricação do cimento?

Etapas da fabricação

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Como acelerar a pega do cimento?

VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Como retardar a pega do concreto?

Retardadores. São aditivos para concreto que atrasam o tempo de pega, retardando a osmose da água e flexibilizando o tempo de trabalhabilidade e acabamento da mistura de concreto ou argamassa. Indicações: aplicações complexas em climas quentes, concretagens longas e de grande volume.

Como aumentar o tempo de pega do concreto?

Para garantir o controle de início e fim de pega de acordo com a necessidade da obra, são utilizados aditivos especiais à mistura. São esses componentes que permitem acelerar, manter ou retardar o início e o fim do processo de endurecimento do concreto.

Quais os compostos Anidros do clínquer?

O clínquer é constituído basicamente por 67% CaO, 22% SiO2, 5% Al2O3, 3% Fe2O3 e 3% de outros componentes.

Quais são os óxidos presentes no clínquer?

O material utilizado para a fabricação deve conter em sua composição química os principais óxidos componentes do clínquer, CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3. ... O detalhamento do processo de fabricação do clínquer pode ser encontrado em Centurione (1993 e 1999) e Maríngolo (2001).

Qual a composição química típica do clínquer de cimento Portland?

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Qual é a composição do cimento além do clínquer?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Qual a matéria-prima do cimento Portland?

Matérias Primas

O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.

Artigo anterior
Pode indicar condutor com CNH vencida?
Artigo seguinte
São as principais causas das falhas de mercado?