Em que é usada à radiação alfa?

Perguntado por: Mara Amorim Soares  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

As radiações alfa, beta e gama são perigosas, mas quando são devidamente empregadas podem ser úteis em diversas áreas de trabalho: na saúde é usada no tratamento de tumores cancerígenos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da ...

Onde a radiação pode ser usada?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

O que a radiação alfa pode causar?

Em razão do seu baixo poder de penetração, os danos que as partículas alfa causam ao ser humano são pequenos. Quando incidem sobre o nosso corpo, elas são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.

Onde a radiação beta e utilizada?

A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.

Porque a partícula alfa não e um perigo para o ser humano?

As partículas Alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel (veja a figura a seguir); elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

42 questões relacionadas encontradas

Qual a radiação mais perigosa para o ser humano?

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Onde encontra a radiação alfa?

Os elementos radioativos são aqueles que possuem o núcleo muito instável e emitem radiações. As três emissões nucleares naturais são a alfa, a beta e a gama. A radiação alfa é emitida pelo núcleo com uma velocidade média de aproximadamente 20 000 km/s, o que representa 5% da velocidade da luz.

Qual e a radiação mais energética?

A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética.

Quais são os 3 principais tipos de radiação?

Radiações Alfa, Beta e Gama.

Qual e a diferença entre radiação e radioatividade?

A radioatividade é a propriedade que alguns núcleos atômicos têm de emitir partículas ou radiação eletromagnética, de forma espontânea ou não, a fim de adquirir maior estabilidade. As emissões de átomos radioativos são conhecidas como radiações, sendo também classificadas como ionizantes.

Quem criou a radiação alfa?

Em 1899 Ernest Rutherford descobriu que os compostos de urânio produzem três tipos diferentes de radiação. Ele separou as radiações de acordo com seu poder de penetração e chamou-as radiação alfa, beta e gama.

Como se proteger da radiação alfa?

Os meios de proteção são determinados através de três pilares: distância, tempo de exposição e blindagem. À medida que o indivíduo se afasta de fontes emissoras de radiação, a intensidade da energia transportada pela mesma decai com o quadrado da distância.

Quais elementos emitem radiação alfa?

As partículas Alfa são muito reativas e podem ser emitidas por elementos, tais como: Hélio-4 e Radônio-222.

Qual é o material mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

Onde tem radiação em casa?

Radiação em Casa: Aparelhos de Uso Moderado que podem Prejudicar a Saúde da Pele
  • Celulares: Os celulares emitem radiação eletromagnética, especialmente quando estão em uso próximo ao rosto. ...
  • Computadores e laptops: As telas dos computadores e laptops emitem radiação de luz azul.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Qual a radiação mais pesada?

A radiação alfa é a forma de radiação mais pesada que existe e, por isso, apresenta um pequeno poder de penetração (não consegue atravessar sequer uma folha de papel) na matéria e desloca-se no ar com uma velocidade igual a 10% da velocidade da luz.

Qual a radiação mais utilizada na medicina?

A radiação ionizante, como raios-X e partículas alfa, tem energia suficiente para ionizar átomos e é amplamente utilizada em medicina.

O que bloqueia a radiação?

Um dos materiais mais conhecidos utilizados na blindagem contra a radiação é o chumbo. Ele pode estar presente nas mantas protetoras ou lençol de chumbo, portas, biombos, visores radiológicos e em vários outros equipamentos de proteção radiológica.

Qual tipo de radiação e usada no tratamento do câncer?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Quais são as principais diferenças entre as radiação alfa e beta?

A principal diferença entre as radiações alfa, beta e gama é em relação ao poder de penetração nos diferentes meios: enquanto a alfa pode ser bloqueada por uma simples folha de papel e a beta, por uma fina camada de alumínio, os raios gama necessitam de camadas grossas de chumbo ou concreto para bloqueá-los.

Porquê a radiação gama e a mais perigosa?

Além disso, os raios gama são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. Por estes dois motivos, a radiação gama é perigosa aos seres vivos.

O que quer dizer alfa e beta?

O alfa e o coeficiente beta são duas métricas amplamente utilizadas para medir o desempenho e risco de investimentos em ações. Embora ambos estejam relacionados aos retornos, eles refletem diferentes aspectos e podem ser úteis para diferentes propósitos.

Qual partícula e mais radioativa?

Dentre essas três emissões radioativas naturais, a radiação gama é a mais perigosa. Como não é uma partícula, ela não sofre interferência dos elétrons e prótons dos átomos do material e, por isso, tem um alto poder de penetração.

Para que serve a radiação beta?

Dessa forma, ao se conhecer elementos beta emissores, torna-se possível utilizar a radiação beta em alguns processos industriais e laboratoriais, que vão desde diagnósticos médicos ao tratamento do câncer. A química de uma radiação beta (β) é relativamente mais complexa do que a das demais partículas.

Artigo anterior
Quais são as principais características do Toyotismo?
Artigo seguinte
O que são as águas de meriba na Bíblia?