Quais tipos de resíduos sólidos?

Perguntado por: Leandro Carvalho Miranda  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (44 avaliações)

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender
  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

Quais são os tipos de resíduos sólidos?

Os resíduos sólidos são classificados de acordo com suas características, propriedades e origens.
...
Veja como a classificação é feita e, a seguir, o detalhamento sobre cada um deles:
  • Urbanos;
  • Industriais;
  • De construção civil;
  • De serviços de saúde;
  • Agrícolas.

O que são resíduos e quais os tipos?

Resíduo é tudo aquilo que não foi aproveitado nas atividades de indústrias, comércios e residências, como o lixo e demais materiais e que devem ser descartados. Podem ser orgânicos (como restos de alimento) ou não (derivados de materiais como plástico, vidro e metal, por exemplo).

São considerados resíduos sólidos?

Define-se como resíduo sólido tudo aquilo que normalmente chamamos de lixo. Portanto, ele é qualquer matéria sólida ou semissólida produzida pelo homem e pela natureza.

O que são resíduos sólidos resposta?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou.

Classificação de Resíduos Sólidos pela ABNT NBR 10004/2004

43 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos sólidos da saúde?

São resíduos gerados por prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, os quais possuindo potencial de risco, em função da presença de materiais biológicos capazes de causar infecção, ...

Quais são os tipos de resíduos comuns?

São exemplos destes resíduos: copos descartáveis, embalagens de papel, papelão, de material estéril, tetrapack, pet, garrafas de vidro, latas de alumínio e de aço, bolsa de soro, equipo sem ponteira, seringa de diluição, entre outros.

Quais são os tipos de resíduos e como eles devem ser descartados?

Os resíduos químicos compõem o Grupo B e apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. ... Já os líquidos, podem ser descartados em esgoto sanitário com tratamento, enquanto as embalagens devem ser separadas como resíduo sólido urbano.

Qual é a diferença entre lixo e resíduo?

O que é resíduo? Diferentemente do lixo, podemos considerar que o resíduo é tudo aquilo que ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, esse tipo de material deve ser separado do lixo, fazendo com que seja direcionado para um lugar onde possa ser tratado para os seus devidos fins.

Qual a diferença entre lixo e resíduo Brainly?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo.

Quais são as diferenças do significado lixo?

O lixo é definido como qualquer tipo de item que não tem mais utilidade e não pode ser reutilizado, esteja em estado líquido ou sólido. Resíduo, por sua vez, é o nome dado à sobra de material, que pode ser reutilizado de outra forma por outra pessoa em determinado momento.

Qual é a diferença entre os termos lixo resíduo e rejeito?

Resíduo é o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem. Já o termo rejeito foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado.

Como reciclar os resíduos?

Vejamos algumas sugestões para reaproveitar o resíduo a fim de combater o desperdício:
  1. Papeis usados podem se transformar em blocos de rascunhos;
  2. Garrafas de água podem ser reaproveitados, bastando apenas serem lavados;
  3. Madeiras podem ser reaproveitadas para serem utilizadas com móveis ou até mesmo objeto de decoração;

Como é feito o descarte de resíduos?

– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio. Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo.

Quais os tipos de resíduos que existem?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender
  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

O que é considerado lixo comum?

1)Lixo comum – são os resíduos recolhidos pelo hospital que não apresentam risco à saúde pública, como papeis descartados na recepção, copos plásticos, embalagens de alimentos, etc.

Qual a classe do lixo comum?

A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

O que são resíduos do Grupo A?

GRUPOS: Grupo A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos e risco de infecção, por apresentar características de maior virulência ou concentração.

Como reciclar tudo?

Como reciclar lixo orgânico criando sua própria composteira
  1. Separe todos os resíduos orgânicos. Podem ser cascas de ovo, iogurte, cascas de frutas e sementes. ...
  2. Escolha os recipientes. Não é necessário comprar utensílios específicos. ...
  3. Escolha o lugar. ...
  4. Elabore sua composteira. ...
  5. Não mexa por, no mínimo, 15 dias.

Como começar a reciclar?

Cinco passos para aprender a reciclar
  1. Conheça quais resíduos você pode reciclar (clique aqui e confira).
  2. Localize um centro de reciclagem perto de você (clique aqui para encontrá-los de acordo com os itens de descarte).
  3. Entenda como funciona a coleta seletiva na sua região. ...
  4. Conheça os tipos de vidro e de plásticos.

Qual a diferença entre o lixo orgânico e o rejeito?

Na lixeira de resíduos orgânicos devem ser depositados itens como restos de comida, cascas de frutas, etc. Às lixeiras de rejeitos, por sua vez, devem-se destinar os materiais como papel higiênico, fraldas, plásticos fragmentados e sujos, etc. Seguindo essas instruções, dificilmente você misturará seus resíduos.

Quais são os lixos rejeitos?

Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis.

Quais são as diferenças de significado entre a palavra materiais recicláveis?

Renato Paquet, ecólogo e CEO da Polen explica: “existe total diferença entre os termos. Reciclável é todo aquele material que tem potencial para ser reciclado em algum momento do ciclo de vida. Já o reciclado, são produtos feitos de materiais que já tiveram algum uso antecedente”.

O que que é o lixo?

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor.

É errado falar lixo?

Portanto, o correto mesmo é utilizar o nome resíduo sólido para qualquer sobra no processo de produção ou de consumo. Porém, também não é errado falar o termo lixo para os rejeitos domiciliares ou de escritório que não possam ser mais reaproveitados ou reutilizados.

Artigo anterior
Como fazer uma formatação condicional no Excel?
Artigo seguinte
Qual consumo do Cobalt 1.4 2016?