Como calcular lumens?

Perguntado por: Cristiano Rodrigues de Nunes  |  Última atualização: 15. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Determine a quantidade de lúmens necessários por metro quadrado (lm/m²). Por exemplo, para escritórios, recomenda-se 500 lm/m². Meça a área do ambiente: multiplique o comprimento pela largura. Calcule o total de lúmens necessário: multiplique a área pelo valor de lúmens recomendado por m².

Como fazer o cálculo de lúmens?

Para medir a intensidade de luz em uma superfície usamos um instrumento chamado Luxímetro. Este instrumento mensura a quantidade de iluminamento (Lux) em determinada superfície e deve ser calibrado com a frequência indicada por cada fabricante.

Como fazer o cálculo de iluminação?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Quanto ilumina 1000 lúmens?

Um lux é igual a um lúmen (lm) por metro quadrado (m2): ou, quando expresso em candela (cd) por esterradiano (sr): Um fluxo de 1000 lúmens, distribuído uniformemente sobre uma área de 1 metro quadrado, ilumina esse metro quadrado com um iluminância de 1000 lux.

Quantos lúmens tem 6000K?

Par Lâmpada Super Led 6000k H9 3000 Lumens.

LUMEN ou LUX - como descobrir a ILUMINAÇÃO IDEAL? ⚡

21 questões relacionadas encontradas

Quantos lúmens tem 4000k?

ESPECIFICAÇÃO: A lâmpada é indicada para retrofit de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, em diversos tipos de aplicações para ambientes internos.

Quanto de iluminação por m2?

Determine a quantidade de lúmens necessários por metro quadrado (lm/m²). Por exemplo, para escritórios, recomenda-se 500 lm/m². Meça a área do ambiente: multiplique o comprimento pela largura. Calcule o total de lúmens necessário: multiplique a área pelo valor de lúmens recomendado por m².

Como calcular lúmens por watt?

A fórmula básica para o cálculo é:
  1. Lúmen por Watt (lm/W) = Lúmens / Potência em Watts.
  2. Lúmen por metro (lm/m): indica a quantidade de luz emitida por uma fonte de luz em relação à área iluminada.
  3. Lúmen por metro quadrado (lm/m²): indica a quantidade de luz emitida por uma fonte de luz em relação à área iluminada.

Como calcular lux e lúmens?

O que são Lúmens e Lux ? Lúmen (Lm) é a unidade de medida do Fluxo luminoso, ou seja, é a intensidade ou brilho da luz, e essa informação você encontra na embalagem da lâmpada. Já o Lux (Lx), é a quantidade de lúmens existentes em cada m², ou seja Lux=Lúmen/m².

Como calcular lúmens por m2?

Exemplo 1: suponha que uma sala de estar tenha uma área de 8m², então: 8 (área) x 150 (iluminância mínima) = 1200 lúmens (quantidade de fluxo luminoso mínimo necessário).

Quantos lúmens para 20 metros quadrados?

Lumens necessários = 400 lux x 20 m2 = 8000 lumens

É importante lembrar que estes cálculos são apenas estimativas e podem, claro, variar em função de outros fatores como a cor das paredes e o tipo de iluminação escolhida, por exemplo. Se ainda quer poupar mais e ser mais amigo do ambiente, não se preocupe.

Quanto vale um lúmen?

Lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz. Já o Lux trata-se da incidência de luz de um ponto. Por definição 1 lúmen tem a capacidade de iluminar a equivalência de 1 lux em 1 metro quadrado.

Como calcular iluminação média?

Iluminância média estimada

A iluminação média estimada (AEI) para cada espaço é calculada determinando o Lumens contribuídos por cada luminária no plano de trabalho de cálculo de iluminação dividido pela área do espaço.

Como saber o fluxo luminoso?

O fluxo luminoso é medido através de lúmens, que representa a capacidade de uma fonte de luz ao emiti-la, transformando a medida em números compreensíveis e passíveis de cálculo.

Quantos lúmens tem 1 W?

Em média: Incandescentes produzem 14 lúmens para cada watt consumido; Fluorescentes produzem 50 para cada watt consumido; LED produzem 85 para cada watt consumido.

Qual a diferença entre Watts e lúmen?

Lúmen é a quantidade de luz emitida, pode ser chamado também de fluxo luminoso e informa o quanto uma lâmpada ou luminária ilumina um ambiente. Já o Watt ou potência, diz respeito somente ao consumo de energia. É por isso que encontramos o consumo em watts de qualquer aparelho eletrônico, mesmo que ele não emita luz.

Quantos lúmens por área?

Um lúmen é uma medida unitária da luz. Para determinar os lúmens necessários, você precisará multiplicar a área da sua sala pela intensidade exigida para o uso. Por exemplo, uma sala de 100 pés quadrados (aprox. 9m²), que exige entre 10 e 20 foot-candles, precisará de 1.000 a 2.000 lúmens.

Quantos m2 ilumina 24W?

A luminária de LED 24W e 25W é ideal para ambientes com cerca de 17m².

Como calcular iluminação LED?

Por exemplo, se você quer iluminar a sua sala de estar, que tem 20m², com um nível de iluminância de 150lx, usando lâmpadas de LED de 10W e 100lm/W, você deve fazer o seguinte cálculo: Fluxo luminoso total = 20 x 150 = 3000lm. Consumo total de energia = 3000 / 100 = 30W.

Qual ilumina mais 3000k ou 6000K?

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.

Qual ilumina mais 6000K ou 6500k?

Qual ilumina mais 3000k ou 6000K? A unidade de medida utilizada para isso é o Kelvin (K). Quanto mais quente a luz, menos K (2000k a 3000k) e quanto mais fria, mais K (5700k a 6500k).

Quanto ilumina 3.000 lúmens?

A Iluminação de Emergência LED Autônoma 3000 Lúmens 2 Faróis da Segurimax foi projetada para iluminar ambientes de até 600 m² durante um apagão.

Artigo anterior
Porque dentista não é médico?
Artigo seguinte
Como clarear partes intimas escuras?