Quais textos usar durante a alfabetização inicial?

Perguntado por: Beatriz Assunção de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Exemplos: contos, poemas e outros textos em verso, poemas visuais, tirinhas, quadrinhos e fábulas, dentre outros. Especial importância para os gêneros ligados a brincadeiras infantis, como lenga-lengas, parlendas, cantigas de roda etc.

Quais gêneros textuais trabalhar nas séries iniciais?

A Base Nacional Comum Curricular relaciona uma diversidade de gêneros textuais que poderiam ser explorados em sala de aula, como contos de fadas, lendas populares, parlendas, adivinhas, piadas, trava-línguas, relatos, entrevistas, palestras, receitas, instruções de uso, listas, rótulos, cartas, cartazes, bilhetes, ...

O que usar na alfabetização?

Ideias de atividades de alfabetização
  1. 1- Incentive os alunos a tocarem nas letras.
  2. 2- Alfabetize com atividades divertidas.
  3. 3- Utilize imagens para facilitar o aprendizado.
  4. 4- Proporcione experiências positivas ao trabalhar com as palavras.
  5. 5- Ensine a leitura de forma lúdica.

Como começar um processo de alfabetização?

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Como devemos trabalhar com os textos em sala de aula?

Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!
  1. Trabalhe a leitura colaborativa. ...
  2. Construa perguntas. ...
  3. Faça leitura protocolada. ...
  4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.

TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL

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Qual o papel do docente no trabalho com texto em sala de aula?

Aos docentes cabe também o papel de agentes transformadores da realidade, bem como o de organizadores do trabalho escolar. O trabalho docente implica diretamente a socialização do conhecimento, a formação ética dos discentes e a superação das dificuldades inerentes à profissão.

Qual o papel docente no trabalho com o texto em sala de aula?

sala de aula, o texto tem sempre um objetivo pedagógico, isto é, o seu conteúdo tem que ser aprendido pelo leitor, pois irá ser cobrado em futuras avaliações. O texto passa a representar o conhecimento que o aluno não tem e que deve ser aprendido.

Quais são as fases do processo de alfabetização?

São as chamadas hipóteses.
  • Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
  • Silábica:
  • Silábico-alfabética:
  • Nível Alfabético:

Quando se inicia o processo de alfabetização?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.

O que falar para os pais sobre o processo de alfabetização?

Dicas de como apoiar a alfabetização em casa
  1. Leia para seus filhos desde cedo. ...
  2. Não precisa ser especialista em educação. ...
  3. Converse com seus filhos. ...
  4. Peça para seu filho te contar uma história. ...
  5. Estimule a consciência fonêmica. ...
  6. Ensine os nomes das letras e seus sons. ...
  7. Ouça o seu filho ler. ...
  8. Incentive a escrita.

Quais são os materiais didáticos mais utilizados na alfabetização?

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:
  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

O que ensinar primeiro na alfabetização?

Então, o primeiro passo da alfabetização infantil é ensinar a diferença existente entre letras, desenhos e símbolos. O importante dessa técnica é mostrar para a criança que letras e símbolos possuem distinção e que podemos registrar o que falamos por meio da escrita.

Como ensinar os alunos a produzir textos?

Saiba como ensinar os alunos a escrever de forma clara
  1. Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar. ...
  2. Destaque a leitura no processo de aprendizagem. ...
  3. Escolha estratégias efetivas para o grupo. ...
  4. Torne a produção textual consciente. ...
  5. Forneça subsídios para escrever de forma clara. ...
  6. Recorra à tecnologia.

Como trabalhar com a escrita?

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica
  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. ...
  3. 3 - Mundo das palavras. ...
  4. 4 - Histórias com bonecos de pano. ...
  5. 5 - Leituras divertidas.

Como trabalhar com gêneros textuais nos anos iniciais?

Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala. Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais. Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.

Quais são os gêneros textuais da Bncc?

De modo geral, a BNCC privilegia inicialmente os gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e os publicitários com foco em estratégias linguístico- discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão.

Quais são os tipos de gêneros textuais?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

Quais são as 4 fases da escrita?

4 Fases de aquisição da escrita
  • fase pré-silábica.
  • fase silábica.
  • fase silábica-alfabética.
  • fase alfabética.

Qual a importância de trabalhar com o texto?

A construção de textos por partes dos alunos é uma atividade de suma importância que deve ser aplicada também em outras disciplinas. A produção textual desenvolve a escrita, a coordenação motora e estabelece uma ligação entre matérias como o português, história, geografia e artes.

Qual o papel do docente e do discente na realização de atividades em sala de aula?

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

Como o professor pode trabalhar o ensino de escrita em sala de aula na educação fundamental?

Uma delas é simplesmente deixar que os alunos escrevam, de acordo com suas possibilidades, ainda que de maneira não convencional. Ele também pode servir, inicialmente como escriba para a turma e, em salas em que algumas crianças já escrevem convencionalmente, elas podem servir de escriba para os colegas.

Qual a importância de se trabalhar gêneros textuais?

Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.

Qual o propósito de um texto?

Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações.

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