Quais textos usar durante a alfabetização inicial?
Perguntado por: Beatriz Assunção de Azevedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)
Exemplos: contos, poemas e outros textos em verso, poemas visuais, tirinhas, quadrinhos e fábulas, dentre outros. Especial importância para os gêneros ligados a brincadeiras infantis, como lenga-lengas, parlendas, cantigas de roda etc.
Quais gêneros textuais trabalhar nas séries iniciais?
A Base Nacional Comum Curricular relaciona uma diversidade de gêneros textuais que poderiam ser explorados em sala de aula, como contos de fadas, lendas populares, parlendas, adivinhas, piadas, trava-línguas, relatos, entrevistas, palestras, receitas, instruções de uso, listas, rótulos, cartas, cartazes, bilhetes, ...
O que usar na alfabetização?
- 1- Incentive os alunos a tocarem nas letras.
- 2- Alfabetize com atividades divertidas.
- 3- Utilize imagens para facilitar o aprendizado.
- 4- Proporcione experiências positivas ao trabalhar com as palavras.
- 5- Ensine a leitura de forma lúdica.
Como começar um processo de alfabetização?
A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.
Como devemos trabalhar com os textos em sala de aula?
- Trabalhe a leitura colaborativa. ...
- Construa perguntas. ...
- Faça leitura protocolada. ...
- Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais.
TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Qual o papel do docente no trabalho com texto em sala de aula?
Aos docentes cabe também o papel de agentes transformadores da realidade, bem como o de organizadores do trabalho escolar. O trabalho docente implica diretamente a socialização do conhecimento, a formação ética dos discentes e a superação das dificuldades inerentes à profissão.
Qual o papel docente no trabalho com o texto em sala de aula?
sala de aula, o texto tem sempre um objetivo pedagógico, isto é, o seu conteúdo tem que ser aprendido pelo leitor, pois irá ser cobrado em futuras avaliações. O texto passa a representar o conhecimento que o aluno não tem e que deve ser aprendido.
Quais são as fases do processo de alfabetização?
- Pré-silábica: Essa fase se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças tentam diferenciar os desenhos da escrita, identificando o que se pode ler. ...
- Silábica:
- Silábico-alfabética:
- Nível Alfabético:
Quando se inicia o processo de alfabetização?
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de alfabetização deve se iniciar no 1ª ano do Fundamental, por volta dos 6 anos. Espera-se que a alfabetização integral dos estudantes seja finalizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.
O que falar para os pais sobre o processo de alfabetização?
- Leia para seus filhos desde cedo. ...
- Não precisa ser especialista em educação. ...
- Converse com seus filhos. ...
- Peça para seu filho te contar uma história. ...
- Estimule a consciência fonêmica. ...
- Ensine os nomes das letras e seus sons. ...
- Ouça o seu filho ler. ...
- Incentive a escrita.
Quais são os materiais didáticos mais utilizados na alfabetização?
- livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
- desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
- computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.
O que ensinar primeiro na alfabetização?
Então, o primeiro passo da alfabetização infantil é ensinar a diferença existente entre letras, desenhos e símbolos. O importante dessa técnica é mostrar para a criança que letras e símbolos possuem distinção e que podemos registrar o que falamos por meio da escrita.
Como ensinar os alunos a produzir textos?
- Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar. ...
- Destaque a leitura no processo de aprendizagem. ...
- Escolha estratégias efetivas para o grupo. ...
- Torne a produção textual consciente. ...
- Forneça subsídios para escrever de forma clara. ...
- Recorra à tecnologia.
Como trabalhar com a escrita?
- 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. ...
- 2 - Conversa sobre histórias. ...
- 3 - Mundo das palavras. ...
- 4 - Histórias com bonecos de pano. ...
- 5 - Leituras divertidas.
Como trabalhar com gêneros textuais nos anos iniciais?
Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala. Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais. Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
Quais são os gêneros textuais da Bncc?
De modo geral, a BNCC privilegia inicialmente os gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e os publicitários com foco em estratégias linguístico- discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão.
Quais são os tipos de gêneros textuais?
Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.
Quais são as 4 fases da escrita?
- fase pré-silábica.
- fase silábica.
- fase silábica-alfabética.
- fase alfabética.
Qual a importância de trabalhar com o texto?
A construção de textos por partes dos alunos é uma atividade de suma importância que deve ser aplicada também em outras disciplinas. A produção textual desenvolve a escrita, a coordenação motora e estabelece uma ligação entre matérias como o português, história, geografia e artes.
Qual o papel do docente e do discente na realização de atividades em sala de aula?
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Como o professor pode trabalhar o ensino de escrita em sala de aula na educação fundamental?
Uma delas é simplesmente deixar que os alunos escrevam, de acordo com suas possibilidades, ainda que de maneira não convencional. Ele também pode servir, inicialmente como escriba para a turma e, em salas em que algumas crianças já escrevem convencionalmente, elas podem servir de escriba para os colegas.
Qual a importância de se trabalhar gêneros textuais?
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Qual o propósito de um texto?
Nesse sentido, uma composição pode ser produzida com cinco objetivos: a) relatar; b) narrar; c) argumentar; d) expor; e) descrever, instruir ou prescrever ações.
O que é PSI de pneus?
Qual a função dos limpadores enzimáticos?