Qual era o pensamento de Rousseau?

Perguntado por: Diogo Hélder Marques Teixeira  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.

Quais as ideias que Rousseau defendia?

Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.

Qual foi o pensamento político de Rousseau?

O pensamento político de Rousseau funda-se na idéia do contrato social que institui a vontade geral. Para Rousseau, quanto menos se relacionam a vontade geral e as vontades particulares (que, segundo ele, são equivalentes à lei e aos costumes, respectivamente) mais deverá aumentar o uso da força repressora.

Quem foi Rousseau e seu principal pensamento?

Rousseau foi um dos principais filósofos da Modernidade, talvez o principal do iluminismo francês, e um importante filósofo contratualista. Em 1724, Rousseau retorna a Genebra para viver com um tio. Em seu retorno, o filósofo passa a estudar desenho com o seu primo.

Quem foi Rousseau e qual a sua importância para a educação?

Considerado o pai da educação moderna por ser o primeiro teórico a valorizar a criança e conceber como especial a ideia de que esta é uma fase distinta da vida humana, Rousseau vai contra todo o sistema iluminista do século XVIII que valorizava a razão e a descrença, e toma partido na valorização do sentimento humano ...

RESUMO DE FILOSOFIA: JEAN-JACQUES ROUSSEAU | Prof. Leandro Vieira

31 questões relacionadas encontradas

Quais as obras e ideias de Rousseau?

Obras principais:
  • - Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1750) - ensaios.
  • - Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755) - ensaio.
  • - Do Contrato Social (1762) - obra sobre política.
  • - Emílio, ou da Educação (1762) - obra sobre educação.
  • - Os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782) - autobiografia.

Quais as obras mais conhecidas de Rousseau?

Obras e Ideias de Rousseau
  • Discurso Sobre a Desigualdade (1755)
  • Julie ou a Nova Heloísa (1761)
  • Contrato Social (1762)
  • Émile ou da Educação (1762)

Quais foram as principais obras e ideias de Thomas Hobbes?

As principais obras de Thomas Hobbes são: De Cive: primeira parte de uma trilogia composta por livros que falam sobre a condição humana em seu estado natural, por meio da liberdade, a religião e o governo. De Corpore: a segunda parte de sua trilogia é um livro que envolve Filosofia e Ciências Naturais.

Quais foram os pensamentos de Hobbes?

A filosofia de Hobbes é materialista em essência. Primeiramente, busca refutar a metafísica, ou seja, afirma que tudo tem existência material. Disso deriva sua visão mecanicista, em que todos os fenômenos são explicados por força e movimento.

Quais era os pensamento de Thomas Hobbes?

O pensamento hobbesiano, divide-se em três fases: Estado de natureza, de guerra e de segurança. Hobbes idealizou a humanidade semelhante a animais selvagens incapazes de desenvolver uma vida em sociedade, pois, segundo seu pensamento, todos eram iguais e essa igualdade era ponto de partida para um estado de guerra.

Qual a mais famosa frase de Thomas Hobbes?

Thomas Hobbes (1588-1679), autor do clássico Leviatã, foi o responsável por divulgar a célebre frase "O homem é o lobo do homem", inserida no seu livro mais famoso. A frase original, no entanto, traduzida para o latim como "homo homini lupus", pertence ao dramaturgo romano Plautus (254-184 a.C.).

Quais foram as principais contribuições de Jean Jacques Rousseau?

Além do Livro de Emílio ou da Educação, Rousseau tem outras obras importantes, tanto quanto a primeira: A nova Heloísa – Romance que exaltava a vida familiar, a moral, criticando a sociedade da época.

O quê Rousseau fala sobre a educação?

Para Rousseau, a criança devia ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos - mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma.

Qual foi a importância de Rousseau?

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje. Para Rousseau, o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia.

Qual a concepção de Rousseau sobre educação?

A pedagogia de Rousseau

A educação deveria levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras exteriores artificiais, pois só assim o homem poderia ser dono de si próprio. Outro aspecto da educação natural está em não aceitar uma educação intelectualizada, levando ao ensino formal e livresco.

Artigo anterior
Como se lê 2 sobre 1000?
Artigo seguinte
Quais são as disciplinas que cai na primeira prova do Enem?