Quais testes são realizados para identificação do Streptococcus agalactiae?

Perguntado por: Luciana Viviane Carneiro de Amorim  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Teste de CAMP
O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

Quais são os testes utilizados para identificação dos estreptococos?

A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.

Como identificar o Streptococcus agalactiae?

O streptococcus agalactiae ou streptococcus do grupo B de Lancefield é um coco gram positivo, de coloração roxa devido sua parede celular, beta hemolítico de potencial invasivo, catalase negativo porque não apresenta enzimas citocrômicas em sua parede celular, oxidase negativo e de extrema importância clínica.

Como é feito o teste de Camp?

O teste é realizado a partir da semeadura de um swab coletado da gestante em um meio de cultura de forma perpendicular ao S. aureus, juntamente com a linha de controle formada pelo S. agalactiae. O teste de CAMP é considerado positivo quando há formação de flecha ou meia-lua convergindo para o S.

Como é feito o diagnóstico laboratorial de Streptococcus?

O diagnóstico laboratorial é realizado através da cultura de amostra de secreção de garganta, de modo que se possa identificar a espécie do agente etiológico. Antibiograma pode ser necessário como exame complementar para adequada seleção da antibioticoterapia.

Streptococcus agalactiae | Curso de bacteriologia | Medicina passo a passo

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o marcador sorológico quando há suspeita da infecção por Streptococcus pyogenes?

O exame ASLO, também chamado de ASO, AEO ou da antiestreptolisina O, tem como objetivo identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes, a estreptolisina O, que está normalmente associada a casos de faringite ou febre reumática e glomerulonefrite, nos casos mais graves.

Qual exame é utilizado no diagnóstico das infecções pelo estreptococo beta hemolítico do grupo A?

Interpretação: Exame utilizado no diagnóstico das infecções pelo Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que produz, entre outras proteínas, a estreptolisina O, que induz á síntese destes anticorpos específicos.

Quais materiais utilizados no teste de Camp?

O Ágar Sangue Segundo ISO é utilizado no isolamento, cultivo e detecção de atividade hemolítica de B. Cereus e Listeria monocytogenes, bem como outros microrganismos fastidiosos. O produto também é utilizado no CAMP Test, que é um teste opcional para Listeria monocytogenes, ISO 12290:2017.

Como é feito o teste de oxidase?

oxidase é um teste bioquímico utilizado para a identificação de bactérias gram-negativas como bactérias do gênero Neisseria, para distinguir a família Enterobacteriaceae e outros cocos e bacilos gram-negativos (oxidase negativa). o teste é feito em tiras reagentes que quando oxidada fica com uma coloração púrpura ...

O que é o fator Camp?

O fator CAMP é uma proteína secretada com propriedades formadoras de poros e que tem sido relatada como importante para a patogênese de S. agalactiae (JURGENS; STERZIK; FEHRENBACH, 1987; LANG; PALMER, 2003).

Como saber se estou com Streptococcus?

A identificação da infecção por Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Quais testes são realizados para identificação do Streptococcus agalactiae Escolha um dos testes citados e descreva como ele funciona?

Teste de CAMP

O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

O que significa resultado positivo para Streptococcus agalactiae?

Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto.

Quais os testes para identificar o Streptococcus pneumoniae?

A identificação laboratorial clássica do pneumococo é realizada através da visualização do aspecto morfológico das colônias, por coloração de Gram e por meio do teste de sensibilidade à optoquina, no qual apresenta um halo de sensibilidade maior ou igual a 14 mm, podendo, entretanto, ocorrer cepas resistentes.

Qual teste laboratorial é capaz de diferenciar estreptococos dos enterococos?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Quais outros testes podem ser utilizados para diferenciar espécies de Streptococcus sp?

Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.

Para que serve a oxidase?

Uma oxidase é uma enzima que catalisa uma reacção de oxidação/redução envolvendo oxigênio molecular (O2) como aceptor de elétrons. Nestas reações o oxigênio é reduzido a água (H2O) ou a peróxido de hidrogênio (H2O2). As oxidases são uma subclasse das oxidorredutases.

Quando a prova da citocromo oxidase é considerada positiva?

A prova é considerada positiva quando na mistura do reagente com a massa bacteriana desenvolve-se a cor púrpura em até 1 minuto. Na reação negativa não há desenvolvimento de cor púrpura. As enterobactérias são oxidase negativas e podem ser diferenciadas de outros bacilos Gram negativos.

Como é feito o teste de coagulase?

Procedimento: Colocar 0,5 mL de plasma em tubo de ensaio; Adicionar uma alçada de colônia diretamente no plasma de coelho com EDTA; Incubar por 4 h a 35±2ºC em estufa ou banho-maria; caso não haja formação de coágulo, incubar por 24 h.

Qual o principal teste de identificação de Staphylococcus aureus?

O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN); Staphylococcus aureus.

Como é o método de coloração de Gram?

A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias.
...
A coloração envolve 3 etapas principais:
  • Coloração com violeta de cristal (um corante solúvel em água, roxo);
  • A descoloração (utilizando etanol / acetona);
  • A contra-coloração (utilizando corante Safranina, vermelho).

Qual a composição química da parede celular do Staphylococcus aureus *?

Esta proteína é composta por três domínios estruturais e funcionais, com dois domínios que possuem atividade de hidrolase do peptidoglicano (endopeptidase e amidase) e um domínio carboxi-terminal de ligação ao peptidoglicano (denominado de CBD).

O que é pesquisa de anticorpos Antiestreptolisina o ASLO?

O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.

Para que serve o exame de Aso?

O exame antiestreptolisina o é pedido isoladamente ou junto com o anti-DNase B para verificar se uma pessoa teve uma infecção estreptocócica recente. Na maioria dos casos, as infecções estreptocócicas são identificadas e tratadas com antibióticos e resolvidas.

O que é Streptococcus beta hemolítico do grupo A?

Os estreptococos do grupo A (GAS) são bactérias (germes) encontradas normalmente na garganta e na pele de pessoas saudáveis. Ocasionalmente, estes germes podem causar dor de garganta ou infecção cutânea leve.

Artigo anterior
Qual é o maior número de algarismos divisível por 5?
Artigo seguinte
Como gerar boleto das?