Quais são os tipos de prontuários?
Perguntado por: Vanessa Diana de Melo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde.
Quais são os tipos de prontuário eletrônico?
- 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
- 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
- 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.
Qual a diferença entre PEP e PEC?
A diferença do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) do SUS para o PEP (Prontuário Eletrônico de Paciente) da rede privada é que o segundo possui mais funcionalidades, além de recursos personalizados no sistema, como por exemplo, a visualização de exames de imagem diretamente do prontuário ou o acesso a protocolos ...
O que deve constar no prontuário do paciente?
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
O que é prontuário manual?
O prontuário de papel fica armazenado em um arquivo físico, segmentado e categorizado de forma manual. No dia do atendimento ao paciente, é preciso que alguém se dirija até o arquivo, resgate o documento, disponibilize-o para o médico e, após a consulta, devolva-o ao local correto.
PRONTUÁRIO DO PACIENTE - Tudo que você profissional de saúde precisa saber!
Qual a diferença entre o prontuário de papel e o eletrônico?
Validade Jurídica – O uso prontuário de papel apresenta valor documental e pode ser utilizado como prova jurídica. Vale ressaltar, no entanto, que o prontuário eletrônico, ao contrário do que muitos possam pensar, possui características muito similares ao convencional no que diz respeito aos aspectos legais.
Quais a diferenças entre o prontuário convencional e o prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico traz mais agilidade e segurança de dados, diferente do prontuário de papel, que é mais suscetível a erros e traz gastos desnecessários para a clínica. Prontuário, originado do latim, possui um significado de “lugar onde são guardadas coisas de que se pode precisar a qualquer momento”.
O que não pode ter no prontuário do paciente?
- Escrever à lápis.
- Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
- Deixar folhas em branco.
- Fazer anotações que não se referem à paciente.
Qual a ordem do prontuário?
§ 1º - O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.
Como é composto quais informações o prontuário do paciente?
Conteúdo: devem constar obrigatoriamente no prontuário os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.
O que é E-sus PEC?
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
O que significa a sigla PEP?
A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com ...
Qual a diferença entre PEP e PrEP?
Como o próprio nome sugere, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada e utilizada antes da exposição sexual, enquanto a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.
Qual prontuário eletrônico escolher?
Essas opções são os módulos. Logo, o melhor prontuário eletrônico é aquele modular e em tela única. Dessa forma, você garante que os profissionais médicos de sua clínica terão todas as informações em apenas uma tela. A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário.
Como funciona o prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico é uma ferramenta que armazena e disponibiliza os dados do paciente. É um sistema que possibilita aos profissionais de saúde registrarem informações (anotações, exames, prescrições) que podem ser acessadas facilmente.
O que são prontuários digitais?
Prontuário digital é o documento que reúne o histórico médico do paciente, tendo sido criado ou armazenado em formato digital. O nome também pode se referir ao PEP.
Como fazer um prontuário corretamente?
- Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
- Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
- Tenha esmero na realização da anamnese. ...
- Faça notas de evoluções diárias. ...
- Elabore o sumário de transferência.
Como deve ser um prontuário?
Significado de Prontuário
substantivo masculino Lugar onde se arrecada qualquer coisa de que se venha a precisar. Livro com a matéria resumida e de modo que facilmente se pode consultar; manual. [Brasil] Ficha policial etc., com os antecedentes de uma pessoa.
Como preencher o prontuário do paciente?
Dados de preenchimento obrigatório no prontuário do paciente
São eles: identificação do paciente: nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano com quatro dígitos), gênero, naturalidade, endereço completo (nome da via pública, número, complemento, bairro/distrito/município, estado e CEP) e nome da mãe.
Pode rasurar prontuário?
O prontuário pertence ao médico e ao paciente, a utilização deste meio marcador pode rasurar o documento levando a risco de perda de histórico do paciente.
Quais os principais problemas encontrados no preenchimento do prontuário?
O papel é uma matéria prima bastante vulnerável. Significa dizer que seus prontuários podem facilmente serem rasurados, rasgados, destruídos por traças ou até mesmo sumirem. E na ocorrência de qualquer um destes 4 (quatro) danos, as importantes informações dos seus pacientes irão desaparecer.
O que deve fazer P ter acesso ao prontuário do paciente?
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
Quais os dois tipos de prontuário?
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde.
Qual a vantagem do prontuário eletrônico?
Uma das vantagens do prontuário eletrônico é armazenar os dados do paciente em nuvem. Assim, essas informações podem ser acessadas de qualquer dispositivo com login e internet e dificilmente podem ser perdidas. Já prontuários físicos podem se tornar inelegíveis e sofrer com as ações do tempo.
Quais as vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico?
O prontuário eletrônico pode trazer mais agilidade, segurança e fidelização para a sua clínica. Uma desvantagem é a impossibilidade de acessá-lo sem internet.
Como enviar defesa prévia de multa de trânsito?
Quando foi criado Os macarons?